Lançado para PS5 e PC, Helldivers 2 completou 1 ano de vida no último dia 8, sendo o carro chefe da Sony no mercado de jogos como serviço, se mantendo como um dos jogos mais jogados diariamente consistentemente. O título tem passado por muitos altos e baixos, desde problemas causados por decisões questionáveis de balanceamento, polêmicas envolvendo o link com uma conta da PSN, mas também, adição de muitos conteúdos pedidos pela comunidade e outras atitudes que fizeram a player base de Helldivers 2 confiar na Arrowhead, rendendo até mesmo a produção de um filme!
Com a chegada da terceira facção alienígena na guerra galactica e o início de seu segundo ano de conteúdo, muitos jogadores começaram a se questionar: e agora? Qual o futuro de Helldivers 2? Nesse especial, tentaremos encontrar algum norte do que a Arrowhead pode estar preparando para o jogo.
Pela Super Terra! Helldivers 2 tem tudo para entrar em seu melhor momento durante o segundo ano de vida
A Segunda Guerra Galáctica de Helldivers 2 está entrando em um de seus climax, com os Iluminados ”puxando” o buraco-negro de Meridia para a Super Terra, os Terminidios evoluindo rapidamente graças ao nível anormal de esporos que tomou conta de vários setores da galáxia, e os Automatons.. Bem, sabe lá o que os Automatons estão tramando contra a democracia gerenciada.
O título tem evoluído constantemente desde seu lançamento, sendo quase um jogo completamente diferente do que fora lançado no ano passado, já que embora a gameplay tenha sido mantida intacta, várias adições como os veículos e novos inimigos tem mantido o jogo fresco, sendo um dos grandes segredos da longevidade do jogo da Arrowhead e da Sony. Segundo a própria Arrowhead, promover grandes mudanças que mudam completamente o título é exatamente o objetivo, já que, nas palavras do diretor criativo da franquia, Helldivers 2 está aos poucos se tornando Helldivers 3.
Aumentando ainda mais nossas expectativas, alguns criadores de conteúdo foram convidados para visitar a Arrowhead no último dia 8, e a opinião de todos os convidados é unanime: a Arrowhead está lendo tudo o que a comunidade tem especulado a respeito do título, e podemos esperar grandes coisas para o título durante 2025.
Sabemos que a Arrowhead tem uma aproximação única quando o assunto é ouvir, surpreender ou até mesmo trollar a comunidade do jogo, sendo um dos grandes alicerces para o sucesso do título. Mas embora tudo isso esteja acontecendo ao mesmo tempo, a pergunta ainda permanece: e agora? Qual será o rumo do segundo ano de conteúdo de Helldivers 2?
Para respondermos essa pergunta, precisaremos entrar em um campo meio obscuro, pois teremos que dar um ”mergulho” em especulações baseadas em acontecimentos do primeiro jogo e alguns vazamentos.
Democracia Gerenciada em constante evolução
Como provado pela chegada repentina da atualização Presságios de Tirania, que introduziu os Iluminados a guerra galáctica, Helldivers 2 pode receber novidades a literalmente qualquer momento. Uma Ordem Imperativa pode ser interrompida a qualquer segundo por um evento maior, uma facção pode começar um contra-ataque fulminante a qualquer instante e tomar vários setores de uma vez, tornando tudo muito imprevisível, porém, tudo se encaminha para que Meridia e os Iluminados sejam as estrelas do segundo ano do jogo.
Como todos os Helldivers já sabem, os soldados Iluminados que estamos enfrentando atualmente são apenas alguns soldados de elite da raça, enviados para extrair matéria escura e transformar cidadãos da Super Terra em Voteless. Mas quando exatamente os Iluminados entrarão de vez no mapa da Guerra Galáctica? A resposta para isso pode estar onde menos esperávamos.
Muitos especulavam que a ”gloom”, como é chamada a camada de esporos que tem afetado setores dominados pelos Terminidios, poderia ser relevante para o futuro do jogo, e segundo alguns vazamentos recentes, sua importância pode estar diretamente ligada ao que está acontecendo com Meridia. Mas o que isso significa em termos em gameplay?
Novas missões únicas relacionadas a novos biomas que podem estar escondidos nesses planetas, novas armas para combater os Terminidios que habitam esses planetas, quem sabe até mesmo boss battles como aconteciam em Helldivers 1… Honestamente, o futuro de Helldivers 2 está tão aberto que o leque de possibilidades para o ano 2 do título é extremamente amplo. A chegada dos veículos e até mesmo alguns equipamentos ”memes” como a hellbomba portátil definitivamente provaram que a Arrowhead está mais do que antenada no que a comunidade tem pedido, sinalizando que podemos esperar muito mais coisas requisitadas pelos jogadores durante o ano de 2025.
Um futuro promissor
O ano 2 de Helldivers 2 tem tudo para ser ainda melhor que o primeiro, dado o amadurecimento não apenas do título, mas também da Arrowhead, que teve que aprender na prática como lidar com um jogo como serviço e atender as demandas da comunidade, e embora o estúdio seja um diver de primeira viagem no assunto de GAAS, o estúdio tem se destacado nesse aspecto, dando uma verdadeira aula de como escutar, conversar e resolver os problemas levantados pela sua comunidade, provando que essa forma de comunicação mais aberta com o público é uma das chaves do sucesso para um título longevo.
O futuro da Super Terra e da Democracia Gerenciada nunca pareceu tão promissor!