Kingdom Come: Deliverance II já está disponível para todo o público e tem sido um grande sucesso de crítica e de público. Inclusive, como reportamos anteriormente, o jogo já registrou um milhão de unidades vendidas. Todo esse sucesso se deve às qualidades que ele apresenta, bem como aos seus sistemas complexos e robustos, o que é excelente para uma sequência de um projeto que, originalmente, nasceu graças ao Kickstarter.
Contudo, o jogo tem atraído uma grande quantidade de jogadores curiosos que não experimentaram o primeiro título e que podem enfrentar diversos tipos de dificuldade na sequência. Apesar de modernizar vários aspectos, o jogo não facilita em nada para novatos nem para veteranos. Com isso em mente, e considerando minha experiência no título anterior, além das horas que já acumulei no segundo jogo, decidi montar um conjunto de dicas para ajudar você a sobreviver. Confira as dicas:
1º Afie sua arma sempre que puder
Durante sua exploração e visita a vilarejos, você encontrará pedras de amolar espalhadas por aí, que podem ser utilizadas de graça. É muitíssimo importante que você dedique um tempo para afiar todas as suas armas, pois isso aumentará sua durabilidade e condição, mas, principalmente, garantirá experiência para desbloquear novas habilidades na árvore de artesanato.
2º Leia livro para passar o tempo
Algumas missões principais e secundárias possuem objetivos que só podem ser realizados em um período específico do dia. Às vezes, dormir para chegar a esse período pode ser uma boa ideia. No entanto, caso seu Henry não esteja com sono, você pode aproveitar o tempo útil para ler algum dos livros que tiver reunido. Dessa forma, o tempo dedicado à leitura garantirá experiência e, talvez, desbloqueie novas habilidades, ao mesmo tempo em que avança o relógio para a próxima missão.
3º Preste atenção no tempo
Ainda falando sobre o tempo, é importante prestar atenção na urgência com que os NPCs informam ao fornecer uma nova missão. Algumas quests precisam ser realizadas rapidamente e, caso sejam deixadas de lado por muito tempo, podem ser concluídas automaticamente, gerando um resultado desfavorável ou até mesmo um fracasso.
Isso pode fazer com que o jogador perca completamente aquele conteúdo. Portanto, fique atento à forma como o personagem se comunica: se ele pedir urgência, faça dessa missão sua prioridade.
4º Cuidado para não comer comida podre sem querer
Kingdom Come: Deliverance II apresenta aspectos de simulador, e um deles é a possibilidade de contrair uma infecção ao consumir comida estragada. Para identificar se um alimento ainda é seguro para consumo, é importante verificar um status na tela de inventário: o frescor. Essa é uma porcentagem que indica o quão fresco está o item que você está carregando — quanto mais próximo de 100%, melhor. Vale destacar que o ícone do alimento não muda mesmo quando ele já está podre, sendo necessário verificar a porcentagem de frescor para ter certeza.
5º Desidrate a comida sempre que puder
Para evitar que sua comida apodreça rapidamente, você pode ir até um suporte de secagem e adicionar seus alimentos lá. Após algumas horas, você poderá retirá-los completamente desidratados. Isso é vantajoso, pois garante que o frescor dure muito mais do que o tempo normal. Dessa forma, você se preocupa menos em saber se está comendo algo que já está apodrecido. Como é um recurso gratuito, faça bom uso dele.
6º Use e abuse do baú
Kingdom Come: Deliverance II é um jogo que possui um enorme número de itens variados, com inúmeros propósitos, desde armas, armaduras, roupas, tipos de flechas, itens de missões, ervas, comidas… Enfim, você entendeu meu ponto: muita coisa. Portanto, seu inventário pode (e vai) rapidamente ficar lotado de itens, que você pode vender – o que é sempre uma boa opção. Porém, caso os considere valiosos demais e deseje manter uma reserva, eu aconselho utilizar o baú que fica próximo a uma cama que você possuir, seja na sua casa ou na maioria das vilas. Ele é um recurso gratuito, tem espaço infinito, e você pode deixar lá tudo o que considerar útil para o futuro.
Importante: não é possível fazer viagem rápida se estiver com sobrepeso, reforçando ainda mais o uso do baú.
7º Sempre esteja limpo e arrumado
Algo que o jogo deixa claro desde o início, mas que sempre vale reforçar, é a importância de estar sempre limpo e utilizando roupas adequadas. Para isso, você pode se banhar em cochos cheios de água, mas isso não será suficiente para se lavar completamente. Será necessário visitar uma casa de banho se quiser ficar 100% limpo. Além disso, você pode manter três conjuntos de roupas prontos para uso. Recomendamos que um desses conjuntos seja composto por peças completamente limpas e do tipo nobre. A combinação de um Henry limpo com roupas nobres e impecáveis pode garantir muito sucesso ao utilizar suas habilidades de eloquência.
Importante: É possível comprar sabão de vendedores e ir em lavenderias indicadas no mapa para limpar as roupas que você possui, o que é extremamente recomendado.
8º Utilize Schnapps Salvador sempre antes de confrontos
Essa é uma característica presente desde o primeiro jogo: para salvar manualmente, é necessário ter o item Schnapps Salvador no inventário. No segundo jogo, até é possível usar a opção “Salvar e Sair” para contornar essa limitação, mas, caso queira aproveitar o Schnapps de forma eficiente, minha recomendação é utilizá-lo sempre antes de entrar em conflitos.
Se estiver se preparando para invadir um acampamento de bandidos, por exemplo, salve o jogo ao se aproximar e só então siga com seu objetivo. Não confie no auto-save, pois ele pode ser extremamente punitivo.
9º Sempre tenha uma tocha no inventário
É importante ter uma tocha no inventário pelos seus mais diversos usos, além de iluminar o caminho durante a noite e ajudar na exploração, uma das coisas mais importantes é que você a use durante a noite nas vilas e cidades do jogo, pois andar por ai a noite sem uma tocha é considerado crime e pode fazer você perder reputação naquele ambiente ou até mesmo ser preso ou atacado pelos soldados, então lembre-se de ter uma tocha no inventário e de usa-la a noite principalmente na cidade.
10º Bandangens não curam sua vida
Essa dica é muito importante. Veja bem: quando você é atingido e não está usando armadura, pode adquirir o status de sangramento, que faz o personagem perder vida por segundo. Isso representa um problema tanto a curto quanto a longo prazo. Para interromper o sangramento, utilizam-se bandagens, que até podem ser encontradas com frequência, mas logo você perceberá que elas não recuperam a vida.
A forma mais rápida de recuperar vida é dormindo, mas atenção: isso pode fazer com que você perca o tempo de alguma missão, como mencionamos anteriormente. Por outro lado, é possível usar a primeira poção aprendida, a Infusão de Camomila, antes de dormir. Na hora de definir a duração do descanso, escolha dormir apenas uma hora, pois com o efeito da infusão, a recuperação de vida será muito mais rápida.
Existem outras poções e até alimentos que também recuperam parte da vida. Portanto, fique atento ao obtê-los e mantenha um bom estoque no inventário, para evitar a necessidade constante de dormir.
Conclusão das dicas para Kingdom Come: Deliverance 2
Esse foi um conjunto de dicas simples, mas que, com certeza, orientarão diversos novos jogadores a lidarem com alguns obstáculos do jogo e a se situarem melhor em relação a sistemas que não são completamente explicados.
- Kingdom Come: Deliverance 2 tem quase o dobro de jogadores do primeiro na Steam
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Traremos ainda mais guias e dicas em nossas próximas publicações, então não deixe de acompanhar o Manual dos Games nas redes sociais.