5 animes inesquecíveis que passaram na TV Globinho

5 animes inesquecíveis que passaram na TV Globinho

A nostalgia de acordar cedo para assistir TV Globinho…

Graças à TV Globinho, entre 2000 e 2015, várias crianças e amantes de animações tiveram a oportunidade de assistir a diversos desenhos únicos que marcaram toda uma geração.

Em relação às animações japonesas, o programa que era transmitido nas manhãs da Rede Globo introduziu a cultura japonesa em uma época em que obras orientais não eram facilmente disponibilizadas na TV aberta.

Atualmente, desde o fim da TV Globinho – substituída na grade em 2015 pelo programa “Encontro com Fátima Bernardes” – e de outras atrações voltados para o público infantil, está se tornando cada vez mais difícil encontrar produções japonesas na programação aberta.

tv globinho

Durante esses 15 anos, vários animes se tornaram inesquecíveis para o público da TV Globinho, “fabricando” assim no Brasil muitos amantes da cultura e animações japonesas desde suas infâncias.

Assim, apresentamos alguns dos muitos animes marcantes que passaram pela grade do extinto e nostálgico programa da Rede Globo de Televisão durante os anos 2000, além de indicar onde encontrá-los para assistir atualmente.

InuYasha

Ano de lançamento original: 2000
Onde assistir atualmente: Netflix e Amazon Prime Video

Abrindo nossa lista, temos o anime com a abertura que mais traz o sentimento de nostalgia ao autor desta lista. InuYasha foi responsável por introduzir diversos elementos da cultura japonesa aos brasileiros. Em seu país de origem, inclusive, a obra é considerada uma das mais influentes nesse aspecto.

Enredo: Após cair em um antigo poço, Kagome é enviada a 500 anos no passado, em uma época repleta de Youkais. Lá ela encontra Inuyasha, um ser meio Youkai que busca a Joia de Quatro Almas para abandonar seu lado humano.

Beyblade

Ano de lançamento original: 2001
Onde assistir atualmente: Amazon Prime Video e Pluto.tv

A exibição da primeira temporada do anime de caráter comercial na TV Globinho já foi o suficiente para tornar Beyblade um dos animes e brinquedos favoritos das crianças dos anos 2000. Alguns estabelecimentos por aqui chegaram a promover torneios, levando muitas crianças à sensação de fazer parte da obra japonesa.

Enredo: Tyson e seus amigos formam uma equipe para disputar o campeonato mundial de Beyblade. Cada um deles possui seu próprio Beyblade, um objeto parecido com um pião fortemente energizado que gira com muita velocidade.

Card Captor Sakura (Sakura Card Captor)

Ano de lançamento original: 1998
Onde assistir atualmente: Crunchyroll

Conhecido por aqui como Card Captor Sakura ou até mesmo Sakura, a Caçadora de Cartas, esse anime muito provavelmente foi incluído na grade da TV Globinho para alcançar o público infantojuvenil feminino. No entanto, rapidamente a animação rompeu essa bolha e se tornou um sucesso entre todo o público do programa.

Enredo: Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Seu trabalho então, é reunir todas elas antes de essas causarem transtornos à cidade onde ela vive.

Digimon Adventure

Ano de lançamento original: 1999
Onde assistir atualmente: Crunchyroll (versão remasterizada de 2020)

Com o sucesso de Pokémon nos anos 2000, a Globo fez questão de incluir em sua programação um anime com uma proposta levemente similar, intitulado como Digimon Adventure. Isso iniciou uma das primeiras “guerras de fandom” do Brasil: Pokémon vs. Digimon. Um fato curioso e até mesmo engraçado é que a emissora colocou a apresentadora Angélica para cantar em sua abertura.

Enredo: Um grupo de sete crianças acaba parando em um local completamente novo: o Mundo Digital. Lá, então, eles descobrem que estão numa realidade paralela habitada pelos Digimon.

Dragon Ball Z

Ano de lançamento original: 1989
Onde assistir atualmente: Crunchyroll

E esta lista não poderia encerrar sem mencionar o maior símbolo de sucesso da TV Globinho: Dragon Ball Z. Embora a “Saga Boo” não seja considerada uma das melhores por grande parte dos fãs do anime, ela foi responsável por trazer audiência à Globo durante sua exibição, desvinculando a imagem das emissoras rivais Band e SBT da animação japonesa, mesmo após elas terem transmitido outros de seus arcos anteriormente.

Enredo: Son Goku é um guerreiro que descobre ser parte de um legado de poderosos conquistadores alienígenas. Ele passa a defender seu planeta adotivo, a Terra, de outros seres igualmente superfortes e capazes de feitos descomunais.

Agora é com você…

Que tal revisitar esses animes marcantes ou conhecer melhor algum que não chamou tanto a sua atenção na época da TV Globinho? Mas tenha “cuidado”! Esta atividade pode despertar um forte sentimento de nostalgia por sua infância.

Confira outras notícias recentes abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: