O PlayStation 1 foi um dos consoles mais revolucionários da indústria, e até hoje está na memória de muitos jogadores, com diversos clássicos que fizeram a alegria tanto de quem estava descobrindo os jogos como os veteranos que já desbravaram esse mundo nos 8 e 16-bit.
Sendo um dos primeiros consoles a apresentar gráficos em 3D, não era fácil deixar os jogos bonitos e com controles responsivos, e muitos deles, se comparados com os moldes atuais, não envelheceram bem e podem desagradar tanto os novos jogadores como os que buscam revisitar uma nostálgica aventura.
Para remediar isso, muitas empresas vem entregando remakes que reformulam e atualizam os gráficos e a jogabilidade desses clássicos, como é o caso de Crash Bandicoot e Final Fantasy VII, mas há muitos jogos que ainda imploram por uma nova repaginada. Confira abaixo alguns dos pedidos que mais ansiamos por novidades!
Dino Crisis 1 e 2
Certamente um dos jogos do PlayStation 1 que mais clamam por um remake é Dino Crisis, afinal, além de ser um clássico, é propriedade da Capcom, que vem revitalizando suas franquias de longa data com os fenomenais Resident Evil 1 ao 4(o 3 a gente esquece que existiu), e também oferecendo remasters e coleções de jogos antigos, como no caso de Onimusha e Marvel vs. Capcom.
A série de terror e ação é semelhante à Resident Evil, porém se passa em laboratórios e envolve ferozes dinossauros e outros perigos que irão caçar Regina até o fim, e mesmo com a febre dos grandes répteis não ser tão alta, o desejo da comunidade não esvaziou, e uma reformulação da aventura nos moldes de RE é quase uma garantia de sucesso para a Capcom.
Silent Hill 1
A Bloober Team já se mostrou capaz de respeitar e revitalizar um dos jogos mais aclamados da Konami, Silent Hill 2, então é quase óbvio que ela é uma das mais cotadas para reviver um dos maiores clássicos do terror nos videogames, a grande origem da cidade enevoada que mesmo ficando anos sem lançamentos, jamais deixou de ser um ícone para os gamers.
Por se tratar de um jogo com gráficos bastante poligonais e uma jogabilidade de tanque com câmera fixa, uma nova roupagem é quase obrigação para os padrões atuais. Uma renovação no visual sem perder o estilo aliado com a melhoria no combate e nos chefes que já vimos na história de James Sunderland, o clássico do PlayStation 1 pode alcançar um novíssimo patamar jamais visto.
Final Fantasy IX
Um dos favoritos dos fãs, Final Fantasy IX é o jogo com maior nota no Metacritic, e certamente um dos mais fáceis de agradar qualquer gamer, juntando o que havia de mais moderno sem perder a essência tradicional da série, o nono título da série possui gráficos charmosos e uma aventura fechadinha que pode ser perfeitamente traduzida em apenas um único título.
Apesar do remake de Final Fantasy VII estar ocupando as mãos da Square Enix por um bom tempo, afinal o jogo foi expandido para uma trilogia que deve ter mais de 10 anos de desenvolvimento ao todo, há recentes rumores pipocando a todo tempo na indústria sobre FF9, e muitos acreditam que é apenas questão de tempo até esse projeto ver a luz do dia.
Parasite Eve
Mais uma excelente adição da Square Enix, Parasite Eve é um jogo de terror que inovou e até hoje surpreende com sua ambientação nos Estados Unidos, enfrentando uma ameaça biológica que distorce e domina formas de vida, buscando dominar o planeta inteiro.
Com sua jogabilidade de turnos com sistemas vindos diretamente de Final Fantasy, o jogo é extremamente fora da curva até mesmo para os padrões do PlayStation 1, e um remake que melhore tanto a exploração de Nova York quanto o combate por turnos é mais do que bem vinda.
Crash Bash
Tanto a trilogia de plataforma quanto o Crash Team Racing já tiveram excelentes remakes, mas ainda há uma jóia deixada para trás no PlayStation 1. Crash Bash é o equivalente de Mario Party para o marsupial, e é um jogo que inclui diversos e diferenciados minigames com uma gama enorme de personagens da série, com lutas de chefe e variantes para cada joguinho que é quase impossível enjoar do jogo.
Levando em conta que Mario Party está restrito ao Nintendo Switch, um remake de Crash Bash poderia se beneficiar muito de um lançamento multiplataforma, contendo não só o conteúdo clássico mas também adições baseadas nos jogos do mascote laranja que vieram depois, como Wrath of the Cortex e o excelente Crash 4: It’s About Time.
Confira mais clássicos do PlayStation 1 que merecem um remake
Apesar dos 5 citados serem alguns dos favoritos, há muito mais jogos que podem receber um tratamento similar. Metal Gear Solid, o “primeiro” jogo da série de espionagem, merece um repaginamento, e o sucesso de Metal Gear Solid Delta pode ditar os rumos da franquia. Syphon Filter, outro jogo de espionagem, foi produzido pela Bend Studio e também deixou sua marca no PlayStation 1, mas uma nova roupagem sempre será bem-vinda.
Yu-Gi-Oh Forbidden Memories é um jogo amado pela sua jogabilidade simplificada, música sensacional e homenagem à um dos maiores animes da época, verdadeira febre entre a criançada, e uma nova aventura(sem ter oponentes trapaceiros!) com novas cartas, mecânicas e até mesmo a capacidade de jogar online pode ser a revitalizada que todos queremos.
E por fim, Driver 2, que mesmo tendo ficado ultrapassado após o lançamento de Grand Theft Auto III, ainda vive no coração de muitos, e voar pela ponte levadiça de Chicago com gráficos realistas e atualizados seria uma aventura e tanto!