Outrora febre nas casas do mundo inteiro, os videogames focados em multijogadores de forma local, na mesma sala, tem perdendo seu espaço para os grandes multiplayer online com muitos jogadores e rápidas partidas.
No entanto, apesar de ter menos público, o co-op ainda vive e faz moderado sucesso e é garantia de diversão entre amigos, companheiros e família. Confira abaixo alguns dos melhores jogos nesse estilo para deixar seu dia mais divertido
It Takes Two
O jogo da EA que pegou todo mundo de surpresa em seu lançamento, sendo o grande vencedor do The Game Awards 2021. Combinando uma história de amor com uma jogabilidade focada na parceria do casal, It Takes Two é a pedida perfeita para jogar com seu parceiro ou parceira.
A cooperação é chave essencial para passar pelos desafios que incluem inúmeros formatos e estilos de jogos diferentes, bem como acompanhar o desenvolvimento do enredo, que abarca uma terapia de casal nada convencional.
O jogo está disponível para PC, Xbox, PlayStation e Switch, e pode ser jogado de forma local ou online, esta última sendo possível com apenas uma cópia do jogo, e também não possui microtransações nem expansões, sendo um pacote completo dede o início.
Para quem já terminou It Takes Two e quer mais desse gosto, vale conferir outros co-op do mesmo estúdio, A Way Out, e Split Fiction, este previsto para lançar em Março de 2025, que promete aventuras diversas e insanas assim como o seu último jogo lançado.
Overcooked! e Overcooked! 2
Prepare-se para muitas brigas e situações de pressão ao jogar Overcooked, pois apesar de divertidos, os co-op que emulam o caos de se trabalhar numa cozinha, não lhe pouparão da discórdia, assim como em uma boa partida de UNO, graças à pressão dos prazos e aos deslizes do seu amigo.
Mas não se engane, no fim do dia, o jogo de preparar os alimentos, cozinhar e lavar os pratos apresenta fases bastante diversas e com mecânicas muito legais de descobrir e aperfeiçoar, sendo uma coletânea bem divertida para brigar e reconciliar após passar cada fase.
Fica a observação, o segundo jogo tem mais mecânicas e pratos para aumentar o desafio, mas os prazos de tempo são mais lenientes, então pode ser uma boa ideia começar por ele ao invés do primeiro. Ambos os jogos estão disponíveis para PC, Switch, Xbox e PlayStation.
Cuphead
Famoso pela sua arte desenhada totalmente à mão e que lembra os desenhos antigos que víamos na TV, Cuphead é um run n’ gun focado em enfrentar chefes, com uma arte maravilhosa e uma trilha sonora completamente de época, que, apesar de poder ser jogado sozinho, tem sua diversão dobrada ao se juntar com um amigo.
As aventuras de Xicrinho e Caneco estão disponíveis para todas as plataformas modernas e possuem desafios difíceis e que requerem muita paciência e aprendizado, embora as animações detalhadas lhe façam esquecer por um momento a brutalidade do combate.
Além do jogo base, tivemos a expansão Delicious Last Course há alguns anos, que adiciona mais uma personagem jogável e uma nova ruma de chefes totalmente inéditos para enfrentar, então o pacote completo vai garantir umas boas horas de gameplay. Disponível para PC, Xbox, PlayStation e Switch.
Streets of Rage 4
Disponível para até 4 jogadores, o jogo que continua a franquia de briga de rua do Mega Drive, é uma pedida certa pra quem ama porradaria.
Munido de uma arte que lembra desenhos à mão e uma trilha sonora bem carismática, o jogo lhe permite usar combos e golpes especiais das mais diversas maneiras, tendo muitos inimigos e chefes diferentes para lhe lembrar a época boa do fliperama e dos consoles 16-bit.
Nas plataformas PlayStation, Xbox, Switch e PC, o jogo também conta com uma DLC que adiciona mais personagens jogáveis, modos extra como sobrevivência e a possibilidade de customizar seus golpes, estendendo em muito a vida útil e a diversão do game.
Keep Talking and Nobody Explodes
Certamente o jogo mais diferente da lista, Keep Talking and Nobody Explodes é um co-op completamente fora do padrão. No jogo, você tem uma bomba que deve ser desarmada através de diversos puzzles, e para isso, é disponibilizado um manual em pdf(podendo ser impresso) que dá as dicas necessárias para evitar o desastre.
Enquanto um dos jogadores encara a bomba, o outro ficará responsável pelo manual e a comunicação é extremamente essencial, já que cada pessoa terá acesso apenas à metade das informações, e a cooperação aqui é levada no sentido mais extremo o possível.
O jogo está disponível para PC, PlayStation, Switch, Xbox e até mesmo para mobile, com versões para Android e iPhone, sendo bem acessível em qualquer lugar. Um jogo completamente fora do padrão que agrada mesmo quem não joga muito videogame, a diversão é garantia pra qualquer um, mesmo que não seja seu parceiro usual de jogatinas.
Menções honrosas
Apesar dos 5 acima serem ótimas pedidas, ainda há muitos jogos com ênfase em co-op, então fique conosco caso ainda não esteja satisfeiro!
Baldur’s Gate 3 é um RPG de turno com uma escrita acima da média e também possui co-op local, o que diversifica os combates e as dinâmicas com sua party.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um beat’em up para quem gostava de jogar os clássicos das tartarugas lá no Super Nintendo, e a essência aqui permanece pura e divertida.
Bread & Fred é um joguinho simples de plataforma que lembra Celeste, porém dessa vez a jogatina é compartilhada, e os dois pinguins amarrados entre si irão divertir muito você e seu amigo de gameplay.
Pico Park tem gráficos extremamente simples, mas a jogatina que permite até 8 jogadores é diversão na certa, com cenas inusitadas e a colaboração sendo essencial para passar os quebra-cabeças e plataformas oferecidos.
Contra Anniversary Collection é para os veteranos e pra quem gosta de jogo antigo, pois é uma coletânea com 8 jogos da amada série da Konami, com muitas versões diferentes de cada um e muitos desafios do início ao fim, então a ajuda de um amigo é essencial para desbravar esses clássicos.
Halo: Master Chief Collection é exclusivo de Xbox e PC(também acessível pela cloud), mas é uma boa pedida, visto que os 6 jogos da coletânea de FPS possuem suporte à co-op local e online e também são divertidíssimos de se jogar, junto à uma história realmente incrível.