Com o foco da Xbox sendo o Game Pass, e encontrando maneiras de entregar o serviço para fora da própria plataforma, como acontece com o Xbox Cloud Gaming, popularmente chamado de xCloud, que está disponível até em Smart TVs, os consoles da marca tem visto uma queda nas vendas nessa geração. Os problemas iniciais de falta de componentes para a fabricação de consoles por conta da pandemia de COVID-19 também colaboraram para os números.
Mat Piscatella, do Circana, compartilhou diversas informações sobre as informações obtidas no mercado de games nos últimos meses. Circana é uma empresa de análise de dados sobre consumo e vendas de empresas.
De acordo com Piscatella, no mês de maio o PlayStation 5 ficou novamente em primeiro lugar de console mais vendido, com o Nintendo Switch terminando em segundo na quantidade de unidades, e o Xbox Series conseguindo o segundo lugar na quantidade de dólares arrecadados. Ou seja, apesar do Switch ter vendido mais unidades, o Xbox Series é mais caro, o que faz com que ele tenha conseguido um valor maior em dólares do que o concorrente japonês.
- Game Pass: confira os novos jogos do mês de julho
- Um novo jogo de Banjo-Kazooie não está em desenvolvimento
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
Vendas do PlayStation 5 seguem caminho inverso do Xbox
Piscatella também compartilhou dados comparativos da atual e antiga geração. O Xbox Series X|S, dentro do mesmo período de vida do console comparado ao seu antecessor, o Xbox One, está com 13% a menos de unidades vendidas. Ou seja, na época em que o console de oitava geração da Microsoft já tinha 3 anos e meio de vida, ele vendia mais do que o seu sucessor está vendendo atualmente.
No caso do PlayStation, está ocorrendo o caminho inverso. As vendas do atual console da Sony ultrapassaram as vendas do Playstation 4 em 8%. O número é surpreendente, considerando que o console de oitava geração da Sony alcançou números impressionantes ao longo de seu ciclo de vida, e que a geração atual ainda não teve nenhum lançamento de peso no sentido de jogos first-party.