Ontem, dia 10 de setembro, tivemos a revelação oficial do PS5 Pro após meses de rumores. Durante a apresentação de Mark Cerny, foi destacado como o console atual, o PlayStation 5 padrão, possui em diversos jogos a opção entre modo fidelidade, que roda com gráficos melhores e a 30fps, e o modo performance, com algumas opções gráficas reduzidas e rodando a 60 quadros por segundo.
De acordo com Cerny, as preocupações dos usuários sobre escolher entre uma opção e outra acabariam com o upgrade do console de nona geração da Sony, disponibilizando os melhores gráficos possíveis para os jogos, e com a taxa de quadros a 60fps.
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Porém, isso não significa que todos os jogos no PS5 Pro rodarão a 60fps
De acordo com Tom Warren, do site The Verge, as especificações que a Sony pede para que um jogo receba o selo de “pro-enhanced” não incluem uma taxa aumentada de quadros por segundo. Tecnicamente, um jogo ainda pode ter esse selo e rodar a 30fps, contanto que ele tenha um aumento de resolução ao rodar no console melhorado da PlayStation.
Ou seja, jogos que rodam entre 1080p a 1440p e a 30fps no PlayStation 5 normal, e terem um upgrade para rodarem entre 1280p a 2160p no PS5 Pro já seria o suficiente para receberem o selo. Os desenvolvedores também podem optar por apenas adicionar Ray Tracing a títulos que não tinham essa opção ligada em jogos rodando no console padrão. Portanto, é preciso tomar cuidado com a noção de que um jogo estar melhorado no Pro, significa todas as melhores opções gráficas seguidas de 60 quadros por segundo.