Com o PlayStation 5 na metade do seu ciclo de vida, não é surpresa que a Sony já esteja se organizando para iniciar a arquitetura de seu sucessor. De acordo com um relatório publicado pela Reuters, a AMD foi contratada para projetar e fabricar o chip do PlayStation 6, ganhando de rivais como a Intel e a Broadcom. O trabalho da AMD com a PlayStation não é recente, tendo trabalhado já no PS5 e no PS5 Pro, o que pesou na decisão de manter a parceria com eles, de acordo com o veículo.
A maior preocupação em fechar um acordo com a Intel, foi a possibilidade dessa decisão prejudicar a retrocompatibilidade do sistema PlayStation, e foi um grande ponto de discussão entre a empresa e os engenheiros da Sony. Caso a empresa acabasse escolhendo pela Intel, isso resultaria em custos altíssimos para garantir que jogadores ainda tivessem acesso às suas bibliotecas atuais de jogos.
- Remedy promete que Alan Wake 2 no PS5 Pro será “uma surpresa agradável”
- PS5 Pro: Análise da Digital Foundry revela resoluções em jogos que chegam a 864p
- Um PC equivalente à PS5 Pro é muito mais caro, diz Digital Foundry
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Negociações com a Sony teriam acontecido em 2022
De acordo com a Reuters, os encontros com a Intel teriam acontecido ainda em 2022, envolvendo os CEOs das duas empresas, e vários engenheiros e executivos. Uma disputa sobre o quanto a Intel receberia de lucro por cada chip vendido impediu as negociações de continuarem, o que acabou beneficiando a AMD.
Segundo relatos que foram divulgados ao longo das brigas judiciais envolvendo a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, tanto a Xbox quanto a Sony planejam lançar seus consoles de próxima geração somente em 2028.