Detalhes técnicos das novas CPUs da AMD
Temos alguns dados oficiais sobre a família de CPU Ryzen 4000 da AMD, que é baseada na nova arquitetura de núcleo Zen 3 refinada. As informações parecem fazer parte de alguns documentos confidenciais da AMD que foram compartilhados por CyberCatPunk, via Tom’s Hardware,
Os CPUs Zen 3 serão revelados oficialmente em 8 de outubro, e agora algumas especificações foram divulgadas para nos dar algumas dicas sobre o desempenho desses processadores baseados na Zen 3. A arquitetura Zen 3 oferece melhor desempenho por watt e eficiência do que a linha Zen 2 anterior, que já era uma arquitetura revolucionária da AMD.
Como já sabemos, os CPUs AMD Vermeer Desktop baseados na microarquitetura Zen 3 serão conhecidos como AMD Family 19h Model 21h B0. De acordo com os documentos oficiais que vazaram, CPUs Vermeer serão projetadas para uso em plataformas de desktop de alto desempenho e também contarão com até dois CCDs (Core / Cache Complex Dies) e um único IOD (I/O Die). O documento data de 10 de junho.
Ao contrário da geração anterior da linha de CPU AMD, um único CCD abrigava dois CCXs (Core Complexes), no entanto, no caso do Zen 3 CCD, um único CCX apresentará até 8 núcleos rodando em modo de thread único (1T) ou um modo SMT (multithreading simultâneo) de dois threads (2T), para até 16 threads por CCX. O chip terá no máximo dois CCDs, de modo que a contagem de núcleos e threads chegará ao máximo em 16 núcleos e 32 threads apenas, igual à CPU de desktop Ryzen 9 3950X existente. O Zen 3 terá duas matrizes complexas de núcleo (CCDs) com uma matriz de E / S (IOD) dentro de um pacote de chip.
A arquitetura Zen 3 da AMD visa aliviar algumas das deficiências dos designs de arquitetura existentes da AMD. Portanto, espere que algumas CPUs cheguem a 5 GHz, para dar à Intel uma competição acirrada.