Abragames celebra ano com quase 20 jogos brasileiros lançados em plataformas de grande alcance global

Com a proximidade do fim de um ano mágico para a indústria brasileira de games, a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) destaca os resultados conquistados no período e comemora o lançamento de 19 jogos desenvolvidos por estúdios associados em plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.

Os games lançados foram desenvolvidos no Brasil e alguns contaram com a participação de empresas internacionais em sua criação, como nos casos dos títulos dos estúdios Flux Games, Coffeenauts e Glitch Factory, que trabalharam em parceria com empresas como Xbox e Netflix. Mais do que isso, os feedbacks sobre os jogos foram bastante positivas – tanto do público nacional quanto internacional – e valorizaram ainda mais as conquistas de 2022. 

Rodrigo Terra, presidente da Abragames, comenta que o grande número de jogos lançados reflete a fase que a indústria brasileira atravessa. “Sem dúvida, vivemos o melhor momento da indústria nacional. Desde o começo da pandemia houve um aumento significativo no número de jogos sendo lançados ou desenvolvidos, e a qualidade também tem se destacado. O objetivo da Abragames é fazer com que o número cresça a cada ano e que o Brasil esteja entre os maiores produtores de games do mundo, gerando mais e mais oportunidades de negócios e de trabalho para os brasileiros.”

Para Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, o Brasil está sabendo aproveitar um momento muito propício para o crescimento da indústria e relembra que hoje existem mais políticas públicas sendo desenvolvidas para ajudar as empresas e profissionais a avançarem no desenvolvimento de jogos em todo território nacional. “O Brasil tem enxergado a indústria de jogos de uma forma diferente nos últimos anos. Um exemplo disso foi a recente aprovação do marco legal dos games pela Câmara dos Deputados, um projeto que a Abragames participou e que pode mudar a forma como os games são tratados no país”. Caravana reforça ainda que esse é só o começo de um processo para que o país se torne um polo de desenvolvimento de jogos e referência na indústria.

Entre os 19 jogos lançados em 2022, estão:

  • Ukko & Guará: Stellarbound (PC), da Maqna Interactive – Em um dia como outro qualquer, uma estrela cadente entra na atmosfera da Terra e se parte em duas. Metade cai na Finlândia, atingindo a rena Ukko, e a outra cai no Brasil, em cima do lobo Guará. A partir daí, a vida de ambos muda completamente e os jogadores acompanham os desdobramentos tendo que resolver uma série de quebra-cabeças, lidar com diferenças climáticas, e enfrentar inúmeros desafios para reunir as partes da estrela e restaurar seu poder mágico.
  • No Place for Bravery (PC e Nintendo Switch), da Glitch Factory – Aventura em que Thorn, um guerreiro aposentado e atormentado por pesadelos, encontra uma oportunidade de redenção depois de encontrar pistas sobre sua filha desaparecida há muito tempo.
  • Fobia – St. Dinfna Hotel (PC, PlayStation e Xbox), do Pulsatrix Studios – Treze Trilhas parece ser uma cidade pacata, mas as aparências enganam e o jornalista investigativo Roberto Leite Lopes sabe muito bem disso. Rumores sombrios rodeiam a história da cidade e, aparentemente, o Hotel Santa Dinfna é o principal alvo dos boatos. O jogador deve assumir o controle de Roberto na busca por respostas e pela verdade, ao mesmo tempo em que luta por sua sobrevivência.
  • Barcelona FreeStyle (mobile iOS e Android), do Hermit Crab Game Studio – Nessa jornada com muitos desafios, personagens carismáticos e narrativas únicas, o jogador precisa competir nas ligas de futebol Freestyle de Barcelona para desbloquear os atletas das equipes feminina e masculina do FC Barcelona. O game é licenciado pelo time Catalão e o usuário pode jogar com as estrelas do Camp Nou.
  • Sports Land (PC) do Hermit Crab Game Studio – Nesse metaverso, o jogador deve encarar diversas missões e desafios, além de explorar lugares inspirados nas paisagens e no melhor da cultura brasileira. Lançou também, dentro do metaverso de Sports Land, o Sports Land Stadium, ambiente inspirado no Mundial de 2022 que permite ao gamer encontrar fãs e jogadores de futebol famosos nesse ambiente virtual colaborativo, como argentino Maradona.
  • Spacelines from the Far Out (PC e Xbox), da Coffeenauts – nesse game o jogador tem a oportunidade de comandar, gerenciar e customizar sua própria linha aérea alienígena inspirada na era espacial dos anos 1960. Caótico, cooperativo e repleto do humor, o jogo adiciona muito charme e jazz aos anos dourados da aviação.
  • Cobra Kai 2: Dojos Rising (PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch), da Flux Games – Baseado na história de Cobra Kai, série que é um dos hits da Netflix, o jogo se passa no universo Karate Kid e apresenta 28 lutadores jogáveis em um divertido mergulho no universo da franquiai. Com combates velozes e divertidos, Cobra Kai 2: Dojos Rising é uma excelente opção tanto para fãs da série quanto de jogos de luta.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: