A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) e o Brazil Games, um projeto de exportação setorial conduzido em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), têm a honra de anunciar a primeira edição do Pitch@gamescom latam. Este evento inovador visa destacar jogos de estúdios latino-americanos para um público de investidores e editoras de renome internacional. A competição acontecerá durante a gamescom latam, marcada para ocorrer no São Paulo Expo, na vibrante cidade de São Paulo, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam representa a versão latino-americana do maior encontro global do setor de jogos, organizado em parceria pela Koelnmesse, responsável pelo evento em Colônia, na Alemanha, e em Singapura; pela game (Associação da Indústria de Jogos da Alemanha); pelo BIG Festival, o maior festival de jogos da América Latina; e pela Omelete Company, líder no segmento de cultura pop no Brasil.
O evento contará com a presença de Jason Della Rocca, um nome de peso no mundo dos jogos, conhecido por seu papel fundamental no desenvolvimento de parcerias estratégicas e na organização de pitches em eventos de prestígio, como o GDC Play. Della Rocca apresentará os jogos escolhidos a um júri de elite, composto por publishers e investidores. Serão selecionados, pelo menos, cinco estúdios que terão a oportunidade de subir ao palco e, em cinco minutos, compartilhar suas visões e convencer o júri do potencial de seus projetos.
O grande vencedor do Pitch@gamescom latam, patrocinado pela Abragames e pelo Brazil Games, será agraciado com um troféu, uma credencial business e um estande na gamescom latam 2025, podendo escolher entre os espaços Panorama Brasil ou Área Indie.
Para aqueles interessados em participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da gamescom latam até o dia 5 de maio. É importante observar que apenas projetos originários da América Latina serão considerados, e tanto o pitch quanto o projeto devem ser apresentados em inglês. A participação é restrita a empresas ou estúdios legalmente registrados. Os finalistas deverão marcar presença na gamescom latam para a apresentação do pitch no dia 28 de junho. Além disso, o jogo não deve ter sido lançado publicamente e deve ser designado principalmente para PC e/ou console, excluindo-se jogos free-to-play.
O propósito deste pitch é estabelecer um acordo de publicação com investidores ou editoras, sendo crucial que o jogo apresentado seja original. Produtos digitais, tecnologias e outros tipos de serviços não serão aceitos para esta iniciativa.
Eliana Russi, diretora de operações da Abragames, ressalta a importância desta ação: “É fundamental para a Abragames liderar iniciativas que proporcionem aos estúdios a chance de impressionar alguns dos mais renomados profissionais da indústria de jogos e estabelecer novas parcerias. Nosso principal objetivo é sempre fomentar o crescimento dos desenvolvedores nacionais e da indústria brasileira de jogos como um todo.”
Os ingressos para a gamescom latam já estão à venda no site oficial do evento. Para obter mais informações sobre a Abragames, suas iniciativas e como participar deste emocionante evento, acesse o site oficial.
Em um mundo cada vez mais conectado, iniciativas como o Pitch@gamescom latam desempenham um papel crucial no reconhecimento e na valorização dos talentos locais na indústria global de jogos.
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!