A Eletronic Arts é uma das maiores publishers de toda a indústria, possuindo um catálogo de títulos e estúdios invejável, como a Bioware (Mass Effect, Dragon Age, Respawn (Titanfall, Apex Legends), além de ser detentora da franquia The Sims e possuir acordos exclusivos para seus jogos de esportes anuais.
Apesar disso, o ano de 2024 parece não ter sido muito bom para a empresa, já que durante a última reunião de investidores, a Eletronic Arts revelou que as vendas de alguns dos seus grandes títulos durante o ano foram abaixo do esperado, levando a empresa a precisar reajustar suas expectativas financeiras para o próximo ano fiscal, ocasionando uma queda brusca em suas ações.
Eletronic Arts reajusta suas previsões financeiras para se alinhar com a realidade do mercado
Segundo informações da Reuters, as baixas vendas de Dragon Age: The Veilguard, que vendeu cerca de 50% do esperado pela empresa, e a performance abaixo do esperado de EA Sports FC 25, obrigaram a Eletronic Arts a reajustar suas previsões de receita para o ano fiscal de 2025. As projeções iniciais da empresa visavam números entre 7,5 a 5,8 bilhões de dólares, porém, após as vendas abaixo dos esperados de dois dos seus principais títulos, esses números foram reajustados para algo entre 7 a 7,15 bilhões de dólares.
As perdas milionárias com os dois lançamentos e o reajuste de suas previsões de lucros refletiram diretamente na confiança dos investidores da empresa, fazendo com que as ações da Eletronic Arts caíssem cerca de 17%.
- Dragon Age: The Veilguard decepciona em vendas, admite Eletronic Arts
- Diretora de Dragon Age: The Veilguard revela motivos de saída da BioWare após 18 anos
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Polêmicas de Dragon Age e falta inovação em EA Sports FC 25 podem ter impactado as vendas
Dragon Age: The Veilguard se envolveu em diversas polêmicas muito antes de seu lançamento, se tornando alvo de uma guerra cultural que tem tomado todos os setores do entretenimento. O título foi recebido com avaliações medianas por parte da crítica especializada, que elogiaram o seu combate mas destacaram alguns problemas em seu roteiro e pacing da história. O título ficou bem abaixo das expectativas da EA, vendendo apenas 50% do que era esperado pela publisher.
Já EA Sports FC 25 foi extremamente criticado por sua comunidade por não trazer muitas mudanças significativas em relação ao título anterior, gerando um grande descontentamento que parece ter impactado negativamente nas vendas do jogo. A atualização de janeiro parece ter melhorado um pouco a situação, porém, o título teve vendas bem abaixo do esperado pela Eletronic Arts.
Fonte: EuroGamer