A primeira temporada da série de The Last of Us da HBO foi um sucesso estrondoso, e o feito parece estar se repetindo para a segunda temporada, provando que, se bem feitas, adaptações de jogos podem não apenas expandir o universo do game, como também trazer novos fãs para a franquia, levando até mesmo algum deles a darem uma chance para o nosso hobby tão amado.
Mas The Last of Us não é a única franquia de jogos que possui esse grande potencial para expandir seu universo através de adaptações, seja em live-action ou até mesmo em animações, e nessa lista, resolvi trazer alguns games que, nas mãos certas, podem se tornar grandes sucessos fora dos games.
Spin-offs contando histórias que são apenas citadas nos jogos, episódios focados em personagens secundários, prequels… As possibilidades são infinitas para adaptações desses jogos!
5 jogos que podem repetir o sucesso de The Last of Us
Metal Gear Solid
A franquia Metal Gear foi criada com a ideia de unir a paixão de Kojima por cinema com games, trazendo um roteiro cinematográfico e cutscenes que revolucionaram a indústria com Metal Gear Solid no PS1, o que por si só, torna Metal Gear um candidato perfeito para adaptações. Porém, a franquia criada por Hideo Kojima possui diversas lacunas nunca exploradas pelos jogos, como a trajetória de The Boss até a operação Snake Eater, missões de Gray Fox antes da Operation Intrude N312 e muitos outros ”buracos”.
Apesar da ideia de uma adaptação de Snake Eater ou Sons of Liberty seja um prato cheio por seus roteiros que unem o cinema com os games, com claras inspirações em 007 e outros clássicos, acredito que Metal Gear possui muito material que possibilite a criação de um conteúdo original, que faça conexões com a franquia principal e expanda o universo, agradando fãs de longa data e pessoas que terão seu primeiro contato com a franquia a partir da adaptação.
Bioshock
A franquia Bioshock é uma das mais aclamadas da história dos games, e muito disso vem do roteiro de seus três jogos, que não apenas contam uma excelente história como também constroem um universo extremamente rico e com um potencial de expansão quase infinito. Quem nunca imaginou como era viver em Rapture durante os primeiros anos de fundação da cidade? Ou como era a vida cotidiana em Columbia antes da chegada de Booker em Bioshock Infinite? Talvez um spin-off sobre a Vox Populi?
As possibilidades para adaptações no universo de Bioshock são imensas, e não necessariamente anulam a possibilidade de recontar a história de Jack ou de Booker, já que graças a um formato episódico, todas essas perguntas podem ser respondidas em um episódio dedicado, sendo impulsionada por um gancho deixado pela narrativa principal.
Hotline Miami
Hotline Miami é uma das franquias mais queridas (e divertidas) a surgir na última década, trazendo um universo riquíssimo e extremamente violento, o que é um prato cheio para séries que buscam um público adulto. O roteiro do game, de certa forma, já segue um formato episódico, permitindo que uma possível adaptação utilize um formato parecido com o dos jogos para contar a sua história: cada episódio adaptando uma ”ligação”, e a grande revelação dos mistérios do plot nos capítulos finais.
A trama que gira em torno de máfias e gangues, trilha-sonora fenomenal, a estética de final dos anos 80 e início dos anos 90 e a extrema violência utilizada por Jacket é algo que facilmente chamaria a atenção até daqueles que não costumam consumir mídias adaptadas para videogames.
Final Fantasy
A franquia Final Fantasy já deu algumas flertadas com adaptações no passado, com Final Fantasy VII: Advent Children e Final Fantasy: The Spirits Within, dirigido pelo próprio criador da franquia Hironobu Sakaguchi. Apesar de Advent Children ser lembrando apenas pelas suas cenas de ação e Spirits Within entrar na lista de ”coisas da franquia que os fãs preferem esquecer”, Final Fantasy é um ótimo candidato para receber adaptações.
O grande trunfo de Final Fantasy vem do fato da franquia ser uma antologia, ou seja, seus jogos são histórias e universos independentes que compartilham alguns elementos, como cristais, chocobos, summons, nomes de magias e um Cid. Esses elementos podem facilmente ser encaixados em um universo pensado desde o início para um filme ou uma série, assim como Sakaguchi fez com Spirits Within, e não necessariamente tentarem uma adaptação de um jogo da franquia ou uma continuação, como Advent Children.
InFamous
Apesar de ser um dos games mais difíceis de serem adaptados dessa lista, InFamous também é um dos com o maior potencial, já que graças a possibilidade do jogador decidir entre ser um herói um supervilão nos games da franquia abre um leque de possibilidades para uma adaptação.
A possibilidade de intercalar entre uma temporada adaptando a rota heroica e a temporada seguinte mostrar a versão vilanesca do mesmo personagem é o que faz InFamous figurar no topo do meu top ”esse jogo da uma série boa ein?”. Na mão de uma equipe de roteiristas e produtores criativos, a franquia da Insomniac é mais uma entre as marcas da PlayStation que podem ser grandes sucessos seja no cinema ou em serviços de streaming, repetindo o sucesso de The Last of Us com a HBO.
- Episódio 2 de The Last of Us pode alterar momento-chave da história do jogo
- 5 trilhas sonoras épicas de games para ouvir no Spotify assim que o serviço normalizar
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Sucesso de The Last of Us impulsiona interesse por adaptações de jogos
Com adaptações de videogames em alta novamente, é perfeitamente possível que qualquer uma, ou até mesmo todas as franquias listadas aqui recebam uma adaptação, já que a série de The Last of Us e outras adaptações como o filme de Mario e as séries de Castlevania da Netflix parecem ter acendido novamente a vontade de estúdios em fazerem filmes e séries de franquias famosas dos games, sejam live-action ou animações.
Enquanto nenhuma dessas franquias recebem uma adaptação, você pode curtir a série de The Last of Us, que está entrando em sua segunda temporada no HBO Max, com novos episódios chegando ao serviço todos os domingos.