Análises Artigos Destaque Jogos Lançamentos Playstation ps4 Xbox One xone

Análise | 8-Bit Hordes (PS4, Xbox One)

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

A décadas os jogos de estratégia em tempo real (RTS) são uma verdadeira febre entre os jogadores hardcores de PC. São inúmeras as franquias que até hoje surfam nessa onda, dentre as de maior sucesso podemos citar aqui: Star Craft, Warcraft, Comand & Conquer, além do incrível Civilization (meu favorito).

E o sucesso alcançado por esse gênero não se deu por acaso, eles são quase sempre caracterizados por uma excelente história, além de um sistema de jogo extremamente complexo, que usualmente exige horas de dedicação para ser dominado, e tem como marca principal uma gama praticamente infinita de abordagens táticas, além da administração e coleta de recursos.

Seguindo essa tendência, a Petroglyph lançou para PC em meados de 2016 o excelente RTS, 8-Bit Hordes que se trata de uma grande homenagem em 8 bits aos games que marcaram época, profundamente inspirado em clássicos como Warcraft 3 e Star Craft 2, além de possuir diversos conceitos de O Senhor dos Anéis.

Com lançamento previsto para 01 de fevereiro, 8-Bit Hordes aterrissa nos consoles da atual geração (Ps4 e Xbox One) em um port que você vai conferir comigo agora!

AS HORDAS CHEGARAM

8-Bit Hordes é um jogo de estratégia em tempo real muito peculiar, com uma excelente trilha sonora e visual super colorido que mais lembra um mundo feito de lego. No que diz respeito a sua jogabilidade, embora profundamente inspirado em clássicos, conforme citado acima, ele traz elementos que o torna bastante amigável e muito, muito menos complexo que outros títulos do gênero, o que é uma de suas maiores virtudes, mas também a sua maior fraqueza.

De maneira geral 8-Bit Hordes não foge do padrão já estabelecido, aqui você vai ter que coletar recursos em minas que se esgotam com o tempo, te obrigando a construir uma nova base próxima a outra mina ou enviar suas “vagonetas” até ela, administrar os recursos coletados por intermédio da construção da sua base e treinamento do seu exercito de “condenados” ou “iluminadores”, além de obviamente, dizimar seus inimigos do mapa.

Embora não tenha uma história clara, apenas o conflito aparentemente maniqueísta em mundo onde os “Condenados” (Orcs sombrios) estão em constante guerra contra os “Iluminadores” (humanos, elfos e anões), 8-Bit Hordes possui uma campanha principal para as duas facções. Esta campanha é subdividida em 36 missões com aumento gradual na dificuldade, que inicialmente funcionam como um tutorial que vai introduzindo novas construções e unidades. Existe ainda um modo de jogo online onde você poderá desafiar seus amigos nos diversos mapas disponíveis, e um modo batalha, onde você poderá disputar uma partida conta a máquina.

DO TECLADO PARA O JOYSTICK

Os controles, inicialmente projetados para mouse e teclado foram adaptados para joystick de uma maneira bem interessante, de modo que tudo é bastante intuitivo e você vai precisar de poucos minutos para entender como as coisas funcionam. Basicamente, em L1 você vai ter acesso ao menu de construções da base, em R1, ao menu de treinamento de unidades e soldados, aos quais serão atribuídos um botão no momento do seu treinamento (fica um quadrado, triângulo ou bola ao lado de CADA UNIDADE treinada, pois é…). As unidades podem ser selecionadas com um duplo click no botão a elas atribuído, e movimentadas com um curso na tela.

Embora bem adaptados, os controles não deixam de causar algum estranhamento, e o que é pior, limitar as possibilidades de abordagens táticas durante o gameplay, tanto para ataque quanto para defesa. Como vocês já devem ter imaginado a essa altura, o jogo possui muito mais do que três unidades de combate, de modo que seremos forçados a agrupa-las em no máximo 3 times (o que é um saco!), no final das contas fui obrigado a atribui aos 3 botões, respectivamente, um time de unidades de ataque corpo a corpo, um time de unidades que atacam a distância, e um grupo misto para defender a base.

VALE A PENA JOGAR?

8-Bit Hordes é um RTS super charmoso, que faz uma homenagem a jogos clássicos e consegue trazer em grande estilo uma dinâmica de jogo que marcou gerações. Embora as limitações impostas pela necessidade de adaptação para a versão dos consoles sejam um elemento que acaba limitando os jogadores mais experientes do gênero, ainda se trata de um excelente jogo.

Se você é um saudosista dos velhos tempos de Warcraft 3 e Starcraft 2, e está em busca dessa experiência de jogo no seu Ps4 ou Xbox One, 8-Bit Hordes é para você.

Uma copia de 8-Bit Hordes foi gentilmente cedida a Manual dos Games para análise pela SOEDESCO

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 15:32h.
2019-01-29 15:32:12