Análises Games PC Playstation Xbox

Análise | 9 Monkeys of Shaolin

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
9 Monkeys of Shaolin

9 Monkeys of Shaolin se trata de um jogo beat em up desenvolvido pelo estúdio 9 Monkeys of Shaolin se trata de um jogo beat em up desenvolvido pelo estúdio Sobaka e publicado pela editora Buka Entertainment. Certamente você já ouviu falar em outro projeto do estúdio caso acompanhe a cena indie. O game Redeemer é dos mesmos desenvolvedores.

A História

Surpreendentemente, o game dá foco aos monges Shaolin, guerreiros que se tornaram lendários por conta do modo de viver pacífico. A narrativa é protagonizada pelo pescador Wei Cheng, um jovem pacato que vê sua vida mudar completamente. Interpretado por Daisuke Tsuji (o Jin de Ghost of Tsushima), a aventura começa com o vilarejo do herói improvável sendo atacado por piratas.

Diante deste contexto, Wei corre pra salvar seu avô, porém, a invasão dos piratas foi implacável, causando um desfecho triste e que dá início a jornada do herói. Escapando da invasão, ele chega em um templo Shaolin, recebendo o treinamento necessário para enfrentar a ameaça.

Apesar de não ter uma certa complexidade narrativa, a história do jogo cumpre bem o seu propósito e lembra bastante os filmes de ação. Os clichês estão ali, mas, o roteiro consegue fazer com que você se importe com o personagem. Alguns vilões até que são bem apresentados, deixando os players curiosos por mais informações.

O Visual de 9 Monkeys of Shaolin

O estúdio Sobaka incorporou bem a ideia do menos é mais. A direção de arte do jogo é bem minimalista. Apesar de não conter detalhes exarcebados, o título apresenta cenários deslumbrantes graças a palheta de cores vibrantes que enaltecem as belíssimas paisagens do game.

9 Monkeys of Shaolin

Por ser um beat em up mais simples, não explorar muitos detalhes faz muito sentido. O projeto não esconde que o seu foco é o combate, logo, inserir muitos detalhes na tela acabaria desviando a atenção do jogador.

O caminho Shaolin

Por ser um beat em up, o foco do game é a pancadaria desenfreada. Como vocês está a todo momento derrotando inimigos, um dos principais defeitos de títulos nesse gênero é a falta de diversidade dos inimigos. O design é sempre o mesmo, gerando uma enorme sensação de repeteco. Surpreendentemente, este não é o caso aqui. 9 Monkeys of Shaolin apresenta uma boa diversidade de inimigos.

Felizmente, a variedade não acaba por aí. O jogo apresenta inúmeros estilos de combate através das posturas, o que resulta numa enorme riqueza no quesito de variações de combo. O título possui até habilidades especiais que causam uma devastação enorme.

Curiosamente, o projeto apresenta algumas pequenas estruturas de RPG. Existem árvores de habilidades e também é possível equipar Wei com itens como colares e bastões causando um impacto na jogabilidade. O senso de progressão flui bem e os jogadores são livres para repetir fases com a finalidade de angariar mais recursos e pontos de habilidade.

Outra surpresa é que o game apresenta um componente multiplayer robusto oferecendo tanto a opção de jogar com um amigo localmente ou online. Um baita diferencial para o projeto.

9 Monkeys of Shaolin: Vale a Pena?

Com toda certeza, sim. Fica nítido que o projeto se trata de um trabalho feito com paixão pelos devs e que quase não apresenta defeitos. Apesar de não ser um game de escopo absurdo, afinal, se trata de um indie, ele cumpre muito bem o seu propósito e se posiciona facilmente como um dos melhores beat em up do mercado. Se você for um adepto do gênero, fica a recomendação máxima!

9 Monkeys of Shaolin


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 11:41h.
2020-10-29 11:41:32