Análises Games PC PlayStation Xbox

Análise | Back 4 Blood

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Back 4 Blood

Os fãs de Left 4 Dead, game lançado em 2008, aguardavam ansiosos pelo sucessor espiritual do jogo que deu vida ao gênero ‘meter bala nos infectados’. Será que Back 4 Blood satisfaz esse apetite de mais de 10 anos dos fãs?!

Pouca história e muita bala

Back 4 Blood
Back 4 Blood: Reprodução – WB Games

Back 4 Blood é sobre apertar o R2 e ser feliz! Não espere por um bom enredo ou uma boa motivação para isso que não seja a sobrevivência. A turma do Left 4 Dead já está absolutamente ciente disso, mas fica a dica para os novatos.

Dentro do game assumimos o papel de um dos ”Sentinelas, um grupo de caçadores de zumbis espirituosos.” Nossa missão, como o dito anteriormente, é apenas sobreviver. Para isso, contamos com um vasto arsenal de armas de fogo, armas brancas e explosivos.

O modo história do game é divido em 4 atos, cada um deles com uma duração própria e desafios únicos. Embora na maior parte do tempo sua missão seja estourar o crânio dos infectados, o game conta com alguns desafios onde o trabalho em equipe será essencial.

Além do seu modo história, o game traz em sua bagagem um modo PVP, que coloca duas equipes de 4 jogadores para competirem. Uma das equipe assume o papel de sobrevivente (8 Sentinelas também presentes no modo campanha: Holly, Walker, Evangelo, Mãe, Doutora, Karlee, Jim e Hoffman),  já a outra está no controle dos infectados, são 9 tipos diferentes de criaturas à sua escolha.

Back 4 Blood
Back 4 Blood: Captura de tela – Rebeca Pinho

O jogador tem a opção de desfrutar de Back 4 Blood solo com a ”ajuda” de três bots ou de forma cooperativa com outros jogadores (recomendável). O game está disponível no Xbox Game Pass, o que promete não gerar longas filas em busca de partidas coop. Vale ressaltar que ele conta com o sistema crossplay, ou seja, jogadores de plataformas distintas podem jogar juntos.

É mais do mesmo, mas tem algumas novidades

Back 4 Blood
Back 4 Blood: Captura de tela – Rebeca Pinho

O game conta com um sistema de cards que são conquistados conforme você avança nas partidas e concedem algum tipo de habilidade individual ou para o grupo como, por exemplo, o card que concede mais 20% de eficiência ao se curar.

Além disso, os equipamentos encontrados durante a sua jornada possuem nível de habilidade diferenciado por cores, algo no maior estilo The Division ou Destiny.

O game conta com 3 dificuldades: Recruta, Veterano e Pesadelo. Mas até mesmo no modo mais fácil do game (Recruta) já encontramos alguns picos de dificuldades elevados, principalmente se estiver jogando com bots ou sem comunicação com os membros do time.

Bonito, mas não é nova geração

Back 4 Blood
Back 4 Blood: Captura de tela – Rebeca Pinho

O jogo tem cenários e fases bem interessantes, que entregam um visual bem legal, no entanto, o game não explora o poder dos novos consoles. Algo que os jogadores de PS5 podem sentir falta é do uso das funcionalidades do dualsense, que são ignoradas pelo game.

A parte sonora é ok, ela faz o papel dela e traz um clima de desespero quando as hordas infinitas de infectados partem ao seu encontro.

A Dublagem do game é impecável! Conta até com a voz do ilustre Wendel Bezerra, responsável pela dublagem de Goku e outros personagens icônicos.

Back 4 Blood Vale a pena?

Back 4 Blood
Back 4 Blood: Captura de tela – Rebeca Pinho

Back 4 Blood é um título obrigatório para os fãs de Left 4 Dead e uma ótima opção de entrada para o gênero ‘meter bala nos infectados’.

Divertido de jogar com amigos, seja o modo cooperativo ou o modo online – que poderia ser bem melhor. Para quem curte bancar o lobo solitário, jogar com bots é uma experiência bem frustrante e desafiadora!

O sistema de cards, equipamentos e as três dificuldades do game fazem o fator replay ser bem interessante. O estúdio ainda promete novos desafios e personagens no futuro.

Back 4 Blood foi analisado em um PS5 com uma cópia gentilmente cedida pela WB Games.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 14:12h.
2021-10-19 14:12:46