Quando crianças, fomos ensinados de maneira lúdica os básicos do convívio social como, por exemplo, a Cuca, lenda urbana passada por gerações para assustar as crianças e ensiná-las que não podem ficar acordados até tarde, eu fui criado assim, você tenha sido criado assim é milhares de outras crianças no medo foram moldadas a partir do medo do sobrenatural.
Porém, é se não fossem só lendas e se realmente durante a noite, monstros aparecessem para te buscar?! Esse é a proposta de Children of Silentown, um jogo point and click independente do gênero aventura e horror que promete entregar de forma lúdica, os nossos piores pesadelos.
Curioso para saber mais, fique comigo que irei te contar como foi minha experiência com Children of Silentown
Uma história recheada de música
Children of Silentown tem uma história encantadoramente aterrorizante, no começo me senti extremamente apreensivo, não entendi nada, tudo parecia envolto de uma névoa misteriosa sem explicação, porém a beleza da incoerência das crianças me encantaram e me incentivaram a querer descobrir cada segredo que esse game guarda.
O título se passa em uma pequena vila cercada por uma densa floresta, constantemente citada pelos adultos por ser um local aterrorizante, onde quando anoitece monstros saem de lá e vão até as ruas para caçar os desprevenidos. Na história controlamos Luzia que após perder sua mãe para os monstros que habitam na noite, decide investigar a fim de descobrir de uma vez por todas a verdade que os adultos tentam esconder.
Nada é o que parece, a todo momento durante a história, eu ficava me perguntando se o que aquele personagem estava dizendo era verdade, principalmente os adultos, que ao contrário do que deveria ser, transmitem desconfiança e que estão escondendo algo. Outro fator interessante sobre a história e que os personagens não podem gritar ou expressar nenhuma emoção que externe algazarra como felicidade, pois segundo as regras de convivência, pode atrair os perigos que na escuridão habitam.
A história é um dos pontos mais altos do título, por ser um point and click relativamente simples no sentido de gameplay, a história te prende de uma maneira surpreendente durante as quase 10 horas que fiquei com o título, mas sem sombras de dúvidas ficaria muito mais, pois cada personagem, cada detalhes tem uma história que se torna peça de um quebra cabeça enorme que precisa ser resolvido.
Cantar para resolver mistérios
Cantar é repreendido, porém, é a principal ferramenta de Luzia para investigar os cuidadões da vila. Durante a jogatina você vai adquirindo melodias e conforme a progressão você vai desbloqueando músicas e consequentemente habilidades em Children of Silentown.
Uma das principais mecânicas é a capacidade de ver as memórias dos adultos e crianças a fim de completar objetivos e saber mais da história, quando se usa essa habilidade em um NPC desbloqueia um quebra cabeça de botões, onde você deve seguir a linha em todos os botões a fim de costurar a memória, confesso que no começo achei extremamente complicado, mas depois de umas 10 vezes fazendo, peguei a manha e comecei até a achar meio chato, porém nada que se tornasse tedioso.
Por fim, por ser Children of Silentown ser point and click, você precisa explorar bastante, durante minhas 10 horas com o título, 5 foram somente para ir e voltar nos mesmo locais tentando descobrir o que eu teria que fazer, confesso que no começo fiquei extremamente frustrado porque tinha horas que eu não sabia onde ou o que eu tinha que fazer, porém, com o passar do tempo eu fui entendendo e pegando os macetes do jogo.
A gameplay apesar de simples, é responsável, você só irá utilizar o mouse tanto para andar, analisar os objetos e completar os quebra-cabeças que são o charme de Children of Silentown.
Uma ambientação linda e amedorentadora
Eu confesso que fiquei apaixonado na direção de arte de Children of Silentown, é simplesmente muito bonita, parece que foram desenhadas a mão, e, enquanto me deixavam encantado, me deixaram amedrontado, pois tudo é misterioso, parece que saiu de um filme do Tim Burton, que deve ter sido grande inspiração para fazer o visual de Children of Silentown, pois os botões remetiam a Coraline, os olhos brancos remetiam Noiva Cadáver e a história parece uma história de diversos filmes seu.
A Vila é grande, possui diversos moradores, cada um com a sua peculiaridade e história, a floresta é um cenário incrível, nunca tinha visto antes, tanto detalhe em um cenário 2D, cada canto desse game guarda segredos e histórias que não querem ser contadas.
Músicas que devem ser ouvidas
Acredito que um dos pontos mais altos de Children of Silentown seja sua produção de áudio, pois como título não tem falas, a música tem um papel muito importante, transmitir tensão, alegria, desespero ou medo.
Cada nota encontrada em Children of Silentown reproduz um som que podem ser juntado com outras notas a fim de criar melodias próprias, mas mesmo assim, as próprias do jogo se tornam verdadeiras obras-primas musicais sem precisarem de ter uma palavra falada.
Vale a pena jogar Children of Silentown?
Eu acredito que já deu para perceber a minha opinião referente ao título. É uma excelente maneira de começar 2023, acredito que seja até um sinal que esse ano será incrível para o mundo dos jogos, pois começar o ano com essa pérola vale muito a pena, mesmo que você não curta o estilo do jogo, Vale dar uma conferida, pois você não irá se arrepender.