Cocoon é o novo game da Annapurna Interactive que certamente vai mexer com a emoção dos jogadores. Um projeto que não usa palavras para fazer os jogadores se envolverem com a jornada. Uma coisa que já posso adiantar é que Cocoon é o melhor indie que joguei neste ano e vou contar abaixo os motivos que me fizeram chegar a essa conclusão.
Uma jornada de descoberta

Começamos a jornada em Cocoon quando uma criatura humanoide de asas desperta do casulo. O jogo começa sem dar muitos detalhes da história, porém durante o progresso entendemos o motivo de o nosso personagem sem nome ter despertado.
Cocoon é um jogo com enfoque nos puzzles. São vários desafios inteligentes que testam a nossa capacidade de solucionar os quebra-cabeças e consistem em mover alavancas, ativar plataformas e encontrar chaves. Parece simples, porém no jogo encontramos esferas que são mundos, permitindo saltar a qualquer momento dentro de outro mundo ou usar a habilidade especial da esfera para avançar no jogo.

Em Cocoon o nível de dificuldade dos puzzles sofre progressão durante a aventura, iniciando de maneira mais fácil e dificultando a medida que vamos avançando. As soluções são bem inteligentes e lembram os desafios de Portal 2, o game da Valve.
Um mundo dentro de outro mundo

O ponto mais alto de Cocoon são os desafios e a forma como a Annapurna Interactive conseguiu desenvolver bem os mundos. Nenhum mundo no jogo é parecido, cada um tem sua ambientação diferente e seu próprio desafio. O jogo não traz inimigos espalhados nos cenários, apenas uma boss fight no final de cada desafio e usa a câmera top-down no estilo do Diabo, facilitando um pouco durante as batalhas.
Uma coisa que gostei muito do jogo é que há uma maneira específica de derrotar cada chefe, sendo necessário criar estratégia para chegar até a fase final da criatura. E caso você receba algum dano, volta ao começo da batalha.
Cocoon é uma jornada de coração

Cocoon é um game que mostra que não são necessários orçamentos milionários para se contar uma boa história. A jornada é repleta de desafios e somos agraciados com um final que vale cada segundo da aventura. Se você estava em busca de um jogo de coração como Journey, Inside e Limbo, Cocoon é certamente uma ótima opção.
