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Análise | Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion

Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion

O que era bom, ficou melhor

Crisis Core
Fonte de reprodução: Square Enix

Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion é um daqueles jogos que fazem os jogadores imergir do início ao fim. A Square Enix fez o que era muito bom, ficar melhor. Caso tenha se envolvido com Final Fantasy VII ou qualquer um de seus canons, animações e filmes, vai entender o peso do legado da franquia. O remaster de Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion é a forma definitiva de experimentar algo único na saga.

Narrativa envolvente

A narrativa começa quando o jogador passa a controlar o Zack Fair, um carismático soldado, que deseja se tornar um SOLDIER de primeira classe. É possível sentir os sonhos, vontades e desejos através de toda a sua história.

O jovem habilidoso se junta a força de combate de elite Shinra e está ao lado de grandes heróis como Genesis, Angeal e o lendário Sephiroth. Entretanto, algo começa a dar errado e os guerreiros notórios passam enfrentar uns aos outros, estes conflitos se estendem a Final Fantasy VII.

É nítido ver personalidades completamente diferentes entres personagens, especialmente dos protagonistas como o Cloud, que é um personagem mais contido e introvertido e o Zack, um personagem cativante e extrovertido. Isto é algo que faz o jogador ter empatia pelos personagens, algo que magicamente a franquia Final Fantasy é especialista há 35 anos. O remaster exclusivo de PSP de 2007, consegue fazer uma melhor e fiel releitura do Zack Fair com gráficos melhores e algumas mudanças significativas.

O Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion é obrigatório aos fãs de Final Fantasy VII e graças ao seu remaster, mais jogadores poderão apreciar este título maravilhoso.

As melhorias

Crisis Core Reunion 1
Fonte de reprodução: Square Enix

As melhorias gráficas são a primeira coisa em que o jogador percebe, logo após a dublagem, agora completa, onde é expressado o sentimento dos personagens, ainda que não tenha legenda e nem dublagem PT BR – um ponto negativo. Ainda assim, é possível perceber o notável trabalho que a Square Enix conseguiu realizar.

Além disso, a outra façanha do título é o cuidado e dedicação da equipe em atualizar o jogo visualmente do Crisis Core – tornando quase um remake por assim dizer. Isto visualmente é nítido quando avançamos as nuances da narrativa, nos cenários e torna-se algo surreal. Além de que faz o jogador querer ver o próximo trabalho da Square Enix em Final Fantasy VII Rebirth.

Jogabilidade

Os mais nostálgicos irão amar o sistema de jogabilidade do Crisis Core, que ainda permanece intacto, apenas foi remapeados para as novas plataformas. Aos novatos, no começo acharam estranha a jogabilidade, mas logo se adaptarão rápido ao estilo de jogo. 

Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion traz um estilo de jogo de RPG de Ação, ao invés do famoso RPG de turno e traz consigo uma ação em ritmo acelerado. Ainda assim, o jogo exige que o jogador tenha um pensamento estratégico rápido, movimentação para desviar de ataques inimigos e bloqueios se forem necessários.

Além disso, Zack pode-se equipar de até seis matérias, que ter concedem habilidades especiais, feitiços e habilidades que podem ser usadas em batalha. Bem, no remaster a Square repaginou esse sistema, deixando mais “fácil” ao jogador.

O caça niqueis do Crisis Core também teve uma melhoria notável do que o jogo original, o Digital Mind Wave. Bem, é mais conhecido como DMW, que seria um aprimorador que fica girando estilo caça-níqueis e fica no lado esquerdo superior da tela. Os ícones do DMW seriam personagens e convocações que são encontradas ao longo da narrativa, baseados no relacionamento que tem com o Zack.

Ao depender de onde o caça-níquel pare, o jogador pode ganhar um buff de defesa, ataque, golpes especiais e subir de nível. O DMW torna a jogabilidade mais divertida e diferente de tudo que se viu na franquia.

Summons

Os Summons é algo que toda a franquia Final Fantasy traz, algo tradicional da franquia e que trazem batalhas memoráveis aos jogadores. Em Crisis Core não é diferente, os Summons continuam com a mesma dificuldade, só que desta vez em gráficos melhorados.

Não houve nenhuma adição ou retirada de nenhum Summons, a Square Enix permaneceu os originais da franquia de PSP, ainda na mesma emoção.

Algumas outras mecânicas

Em seu jogo original, o Crisis Core possuía uma “fase de modulação”, algo que era bastante criticado pelos jogadores, pois paralisava as batalhas em andamento e ocupava a tela inteira essa fase. As fases no remastered não existem mais, ainda que as vezes o jogador seja interrompido nas batalhas, mas são poucas vezes, no entanto, algumas cenas são interessantes de se assistir.

No menu do jogo, o jogador é apresentado a um sistema de e-mails – eu sei, já basta os do trabalho né?! – As mensagens são de personagens que estão ao longo da jornada, isto mostra que existe um relacionamento entre os personagens.

Além disso, ao longo do menu é possível ver fusões de matéria, algo que ajuda ao longo da gameplay, podendo trazer novas habilidades ao jogador e feitiços mais poderosos. A fusão permite a criação de feitiços e habilidades completamente novas, isto pode se tornar algo viciante aos jogadores que gostam de fazer novos feitiços e habilidades.

Ainda no menu é possível se preparar antes para as batalhas, além de fazer novos feitiços e habilidades, o jogador ainda pode comprar itens como poções, ou caso queira, mais matérias e fazer novas misturas.

Desafios e save points

Além disso, o jogo traz ao jogador sessões de desafios, ou podem ser vistos como treinamentos, cada treinamento possui o seu nível de dificuldade. Nestes desafios ainda possuem as save points, onde os jogadores podem fazer seu save manual.

Problemas? Todos temos

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Fonte de reprodução: Square Enix

Crisis Core não foi repaginado tão perfeitamente, ainda tem alguns problemas como inimigos aparecendo aleatoriamente, pressionando as batalhas a paredes ao invés de uma área mais central.

Alguns podem ver como problema, outros não, mas percebi que Crisis Core tem muitas missões secundárias, algumas um tanto descartáveis. Bem, mesmo sendo compreensível que o game foi feito para o PSP e deveria ter algo além da narrativa, então tinha este excesso de missões. No entanto, seria bom que neste remaster a Square diminuísse um pouco esta carga, ou missões novas – uma sugestão.

O jogo tem alguns diálogos parecendo um “JRPG do início dos anos 2000”, tornando isto um terrível erro, já que em Final Fantasy VII remake o diálogo é algo extremamente fluído.

Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion vale a pena?

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Fonte de reprodução: Square Enix

Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion é uma incrível surpresa da Square Enix a franquia Final Fantasy, agrega e traz um peso a narrativa de Final Fantasy VII remake, que em breve deve ganhar a sua sequência, já anunciada, o Final Fantasy VII Rebirth.

Aos mais nostálgicos, o jogo te traz para o túnel do tempo, mas com gráficos e melhorias aceitáveis, quase sendo um remake e os jogadores não ficaram nem um pouco desapontados. Ainda que os jogadores aguardem algo novo (não espere que tenha algo, infelizmente não tem), no entanto, o Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion cumpre seu papel de remastered e diverte igual ao clássico do PSP.

Final fantasy 7
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Square Enix Latam

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