Análise Análises Artigos Jogos Lançamentos pc PC Playstation ps4 Sony Xbox One xone

Análise | DayZ

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Após seis anos de desenvolvimento o game DayZ desenvolvido pela Bohemia Interactive Studio,teve seu lançamento em dezembro de 2018, mas sua versão para PS4 e XBOX ONE só chegou no final de maio. Inicialmente DayZ era um mod para o jogo Arma II de 2012, mas pelo crescente sucesso na época a desenvolvedora decidiu criar um jogo próprio de survive horror com sobrevivência. 

História? 

Infelizmente não temos uma linha narrativa, o que é abordado é o seguinte conceito, o jogador está em um mundo pós-apocalíptico, onde a devastação ocorreu por uma epidemia que se alastrou após o fim da União Soviética. Esta falta de profundidade narrativa torna ainda mais difícil se conectar com o jogo, criando um obstáculo para atrair novos jogadores. 

Sobreviva  

Se analisarmos o quesito sobrevivência o game acerta, pois além de nos preocuparmos com os zumbis, temos os outros players jogando que tornam o ambiente mais hostil, precisamos manter nosso personagem alimentado, aquecido e hidratado. Com um mapa muito grande o jogo traz ambientes distintos, que por sua vez vão cobrar uma mudança na jogabilidade, por exemplo. Nas áreas mais frias do mapa temos que localizar roupas mais quentes. Mas a falta de recursos faz nos arriscar em busca de mantimentos, onde força o encontro com os infectados ou outros jogadores.  

Pouco convidativo 

Um dos grandes problemas do jogo é sua mecânica que não é nada fluída, quando estamos diante de um zumbi e decidimos o atacar corpo a corpo, não existe a menor profundidade ao atingi-lo, sem contar a inteligência precária que cria situações que deixam a desejar. 

Os gráficos estão muito longe do padrão da atual geração, muitas vezes a queda nos frames acabam incomodando, ainda mais em um jogo voltado a sobrevivência onde os detalhes fazem toda a diferença. 

Vale a pena? 

Para quem já acompanha o game desde do seu mod em 2012, o jogo pode despertar uma nostalgia e criar um interesse. 

Agora para novos jogadores fãs de jogos de sobrevivência, vai ser difícil DayZ agradar, pois suas limitações na jogabilidade, gráficos e falta de uma linha narrativa acarretam em uma difícil imersão. O que nos resta é torcer que a Bohemia Interactive Studio lance atualizações para corrigir alguns problemas e tornar o jogo mais convidativo.

Publicado em 17 de junho de 2019 às 17:31h.
2019-06-17 17:31:24