Pesquisar

Análise | Dragons Dogma 2

Dragon’s-Dogma-II

Essa análise não será como as demais, nas quais expomos ao público, se o game vale ou não a pena jogar. Na verdade, esta review será voltada para o porque de Dragons Dogma merece ser jogado e quais razões o qualificam como um game nota 9/10.

Gameplay e Campanha de Dragons Dogma 2

O trono foi usurpado pelo falso soberano, enquanto o verdadeiro nascen (Protagonista) sofreu um grande golpe de estado e perdeu suas memórias, colocando-o em uma posição de escravidão, na qual, a elite da Realeza contava que este permaneceria por lá, sendo então esquecido e colocado ao lado dos demais nascens que não cumpriram com seus destinos.

Dragons Dogma 2
Captura – Leonardo Cardoso (PS5) – A qualidade da imagem não representa a realidade do game.

Se o trecho acima lhe trouxe um pouco de similaridade à série Game of Thrones, essa análogia está completamente correta, pois, de acordo com o produtor do game, Yoshiaki Hirabayashi, o enredo da campanha inspirou-se em grande parte do estilo da obra de George R.R. Martin. E caso isso, não lhe convença, Dragons Dogma 2 também recebeu fortes influências da organicidade de GTA.

Nesse passo, partindo da premissa que o protagonista fora vendido como escravo, o game inicia na prisão de Bakbattahl, e a partir desse momento, que podemos criar nosso protagonista e partir para o tutorial, onde é apresentado mecânicas básicas de movimentação e de combate com uma criatura mitológica, sendo ninguém menos, que a própria medusa, e nisso em meio ao caos, o protagonista juntamente com seu peão (fiel escudeiro), sob a influência de um espectro desconhecido, decidem por pular do penhasco da prisão para então fugir deste lugar horrendo.

Ao chegar na cidade principal de Vernworth, a campanha vai se desenvolvendo de forma extremamente atrativa e estimulante, na qual, a cada missão feita, seja secundária ou principal, o game instiga o jogador a descobrir cada vez mais os segredos e planos da corte fajuta que almejam dominar os peões.

Dragons Dogma 2
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Quanto ao antagonista do game, o Grande Dragão, que marcou o protagonista como seu grande rival e selou o destino deste para que, em um futuro não muito distante ambos travassem uma luta mortal ou dialética. Quanto a criatura em si, ela fora muito bem explorada, como conhecido em outras lendas de filmes, livros ou games, os Grandes Dragões são criaturas magníficas, ardilosas, extremamente inteligentes, possuem grande potencial de destruição e sempre causou temor em qualquer pessoa.

Nesse contexto, o game soube aproveitar bastante, porém, como dito anteriormente, a desenvoltura do enredo da campanha, dá um aspecto de que falta algo. Entretanto, isso não é muito notório logo de cara, essa questão será apenas percebida quando o jogador zerar o game.

Dragons Dogma 2
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Além disso tudo, o game conta com mais de um final, prolongando ainda mais a vida útil deste, pois, acaba por instigar o jogador a buscar fazer os outros finais.

Quanto a gameplay, Dragons Dogma 2 dá um show em termos de jogabilidade, pois, ostenta diversos estilos de combate, sendo denominados como vocações, mais conhecido como sistema de classes, onde o jogador escolherá qual classe lhe é mais familiar e, caso queira, essa escolha de classe pode ser alterada a qualquer momento no game, desde que seja feita em uma estalagem ou guilda de peões.

Dentre essas vocações, temos 10 (dez) opções de “classes”, onde o jogador pode escolher como dito anteriormente, vejamos:

  • Combatente
  • Arqueiro
  • Ladrão
  • Mago
  • Guerreiro
  • Feiticeiro
  • Arqueiro Mágico
  • Lanceiro Místico
  • Ilusionista
  • Chefe de Guerra
Dragons Dogma 2
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Além do sistema de classes, Dragons Dogma 2 proporciona ao jogador, uma extrema mecânica de exploração, onde cada descoberta é prazeirosa (nas primeiras horas), entretanto, passadas 10/20 horas de gameplay, a caminhada e exploração se torna longa e cansativa.

Porém, com o auxílio dos peões e pedras barca, a caminhada e o “fast travel” se torna mais tranquilo e deixa a gameplay mais rápida e fluída.

Além disso, é importante mencionar, que cada jogador pode contar com a companhia de até três fiéis companheiros. O primeiro entre eles é o Peão Principal, uma criação única do próprio jogador que cresce e se desenvolve em paralelo ao progresso do próprio jogador.

Dragons Dogma 2
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Quanto aos outros dois, estes requerem um pagamento em CF, uma moeda específica dentro do jogo, adquirida ao adentrar as fendas ou adquirida via loja game com dinheiro real.

Essa mecânica confere uma camada adicional de dinamismo ao gameplay, porque, o jogador se vê constantemente em busca de novos Peões, possibilitando a formação de uma equipe com uma variedade de habilidades ou, alternativamente, concentrando-se em apenas uma vocação. Entretanto, a estratégia recomendada é manter uma equipe versátil, capaz de adaptar-se a diferentes desafios e situações.

Gráficos, Trilha Sonora e Certos Problemas de Dragons Dogma 2

Dragons Dogma 2 é um sem sombras de dúvidas, um grande concorrente ao GOTY (Game of The Year) deste ano.

Contudo, o que pode ofuscar o game ao alcançar o trono de jogo do ano de 2024, é a questão do desempenho gráfico, pois, de acordo com a versão final de lançamento, DG2 chegou aos consoles e PC’s de maneira um pouco frustrante, porque, como foi amplamente divulgado nas redes sociais, o game não possui 60fps e tampouco modo de desempenho/qualidade.

Nesse sentido, a qualidade de gameplay travada em 30FPS ou menos, pode ter afetado a experiência de uma vasta gama da comunidade gamer, porém, isso foi apenas um incômodo momentâneo que tempos depois fora corrigido pela desenvolvedora.

Dragons Dogma 2
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

No entanto, por mais que o game tenha ficado mais fluído e “travado” em 30fps, o game ainda não usufruí do melhor poder dos consoles de nova geração em termos gráficos, mas, ostenta de grande complexidade de gameplay e outras qualidades que o deixam na prateleira de quase obra prima, chegando quase perto ao que The Witcher 3 é até os tempos modernos.

Quanto ao combate, além de variáveis quedas de fps, um outro obstáculo se destaca, a câmera se torna um grande desafio para aqueles que estão acostumados com games RPG’s ou Souls like’s que possuem o sistema de travamento de mira no inimigo.

Assim, dada a ausência de um sistema de travamento de mira, o jogador se vê na obrigação de girar constantemente a câmera utilizando o botão R3, numa tentativa de evitar ataques vindos dos ângulos cegos, e isso, por se tornar um grande problema no início da gameplay, porque, durante confrontos contra hordas de inimigos que cercam o jogador por todos os lados, qualquer ataque pode ser fatal.

Não obstante, a respeito da trilha sonora, não há crítica alguma a ser feita, cada som de inimigo, fera, armas de chocando, feitiços e voz dos npcs, cada ponto se encaixa como uma luva, sendo precisamente selecionado para cada momento.

Outro ponto que entristece um pouco, é a respeito da ausência de dublagem nativa em português, contudo, a legenda em PTBR é extremamente rica de questões da norma padrão e possui um valor de altíssimo nível, não deixando a desejar em termos de imersividade e aprofundamento na história do game.

Dragons Dogma 2 é o game que merece ser jogado por todos!

Dragons Dogma 2 não é um game comum do gênero RPG, ele transcende essa barreira e coloca-se em um nicho exclusivo e próprio, onde a narrativa, gameplay, inteligência artificial dos npcs, inimigos e peões surpreendem de forma positiva, e além de tudo isso, o que causa uma paixão por esse game, é a complexidade narrativa, por mais que seja um pouco rasa, ela como dito anteriormente, envolve o jogador estilo a Game of Thrones.

Por conseguinte, por mais que os defeitos se apresentem nesta recente obra da Capcom, o game não se deixa ofuscar por isso e alcança um patamar elevado, quase equiparando-se aos gigantes do gênero RPG.

Desse modo, o Dogma do Dragão 2, é um titã deste ano de 2024 e forte concorrente ao prêmio de jogo do ano, e por essas razões acima, esta obra deve ser jogada, experênciada e sentida por todos os amantes desta franquia e de outros gêneros de RPG, e por isso, que este game recebe a nota 9/10, pois, sua complexidade é extremamente cativante e desafiante.

Dragons Dogma 2
Esta análise fora realizada por intermédio de uma cópia, cedida gentilmente pela CAPCOM.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: