Análise | Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy é o mais recente jogo de RPG de ação em mundo aberto ambientado na escola de magia e bruxaria de Hogwarts da série Harry Potter, desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment.

Sinta a magia de Hogwarts Legacy!

Captura de Hogwarts Legacy - Leonardo Cardoso - PS5.
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

Hogwarts Legacy, vou iniciar quebrando o protocolo e sendo o mais imparcial possível, o game é surreal, a imersão que ele oferece ao jogador, é literalmente transportá-lo para dentro do game e oferecer a melhor experiência possível na melhor escola de bruxaria do mundo!

Ao iniciar o game, logo de cara, como já revelado pela desenvolvedora, o jogador criará seu personagem e dali para frente a história começa a desenrolar e o game vai situando a pessoa que está jogando no que está acontecendo no mundo mágico e o que ela terá enfrentar ou fazer para obter sucesso em sua trajetória.

Mas, você deve estar se perguntando, “O que esse jogo tem de diferencial? É igual aos filmes?”

Pois bem, vou começar respondendo a segunda pergunta. Hogwarts Legacy é o jogo ambientado no mundo mágico da franquia Harry Potter e de fato proporciona quase tudo o que é retratado nos filmes e livros e explico. Nosso personagem teve experiência tardia com a magia e isso leva ao protagonista ingressar na escola de magia no 5º ano, então, os professores bolaram um plano de situar e nivelar ao máximo o personagem quanto aos demais alunos de classe durante as aulas e isso, engloba assistir as aulas e fazer tarefas complementares que darão recompensas valiosas que auxiliarão durante a gameplay.

Não obstante, quanto ao diferencial desse jogo quanto aos demais já lançados do Wizarding World ou demais jogos da nova geração, é que ele foi feito especialmente para os fãs da franquia e também para aqueles que querem iniciar com o pé direito no mundo mágico.

A forma de exploração do castelo, áreas externas, vilarejos como Hogsmeade, floresta proibida e cavernas são partes do mundo do game extremamente detalhadas e muito bem desenvolvidas pela Avalanche Software, pois, diferente dos demais jogos de RPG mundo aberto, os inimigos não se repetem tanto, pois, o game possui acerca de 36 tipos de inimigos então é evidente a dimensão desse jogo. Exemplo: Se você for na floresta proibida, terá aranhas, animais hostis, caçadores e os inimigos das trevas.

As aulas são um ponto mediano que poderia ser mais desenvolvido no game, mas, dado a dimensão do game e de toda sua complexidade, digamos que ela está no ponto morno, não ficou vaga, nem tampouco cansativa, mas isso será abordado abaixo.

Trama de Hogwarts Legacy

Captura de Hogwarts Legacy - Leonardo Cardoso - PS5
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

A trama do jogo se passa no século XIX e se concentra em um misterioso incidente na escola que ameaça a paz no mundo bruxo e também gira em torno da revolta dos duendes, e conforme o jogador vai progredindo nas missões, os motivos dessa revolta são revelados.

O jogador segue todo o rito dos livros e filmes da franquia, o protagonista ao ingressar em Hogwarts, será designado à uma das quatro casas pelo famoso chapéu seletor: Grifindória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal e após isso, o jogador será apresentado e situado à escola e posteriormente poderá ir ao vilarejo em Hogsmeade para comprar sua varinha e demais itens necessários para as primeiras aulas (poções e defesa contra as artes das trevas).

IMG 1527
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

Aulas, Olivaras e missões de Hogwarts Legacy

IMG 1525 scaled e1675655039786
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

Confesso que senti falta da visita ao mundialmente famoso beco diagonal, mas, o vilarejo de Hogsmeade supre essa falta e acaba que o jogador nem fica tanto encucado na falta dessa área.

Ao chegarmos no vilarejo, temos algumas lojas para acessar e adquirir itens necessários para o ano letivo em Hogwarts e o principal é o Olivaras. Nessa loja, que dispensa apresentações, o jogador escolherá sua varinha e a “montará” digamos assim. Após todo a cena icônica e engraçada do Olivaras ir escolhendo a varinha adequada ao nosso bruxo, finalmente, abre as escolhas para o jogador.

Nessa parte, temos diversos tipos de materiais que a varinha é feita, cumprimento, núcleo e flexibilidade (mais uma vez, o jogo dando a maior imersividade possível ao jogador). Uma vez a “varinha ter escolhido o bruxo”, o jogador não poderá reescolher sua varinha e tampouco mudar as suas características. Podendo apenas customizar os cabos, que são obtidos ao concluir missões secundárias e também durante suas explorações.

IMG 1524 scaled e1675655855728

Quanto as aulas em Hogwarts, elas são extremamente importante para o progresso do jogo e também para aqueles que querem desfrutar ao máximo do jogo (seja com em busca da platina ou em busca de todos os feitiços).

Pois bem, no jogo nós temos: Aulas de Poções com o professor Sharp (como podem ver acima, ele lembra muito bem o professor Snape), Herbologia com a professora Mirabel Garlick, Aula de feitiços com o professor Abraham Ronen, Aula de defesa contra as artes das trevas com a professora Dinah Hecat, Aulas de Voo com a vassoura e outras afins.

Nesse sentido, considerando as aulas descritas acima, vou dizer quais vão lhe auxiliar diretamente na gameplay: Aula de Herbologia (Nessa aula, você aprende a cultivar sementes e com esses frutos você pode fazer poções de vida, poder, defesa e outras);
Quanto a aula de poções, nela você pegará as sementes que cultivou na aula de herbologia e fará as poções, mas, pasmem, cada semente cultivada ou poção feita leva um certo tempo para ser concluída.

Hogwarts Legacy 10
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

Quanto as missões, digamos que por se tratar de um RPG mundo aberto, a quantidade de missões secundárias é gigantesca (pela alegria de todos os fãs do Mundo mágico ou do gênero RPG). Cada missão oferece uma certa recompensa ou explica um pouco do que está acontecendo no mundo bruxo.

Combate e Sistema de Voo de Hogwarts Legacy

Dois pontos fortes e interessantes que são característicos desse game. Quando foi apresentado pela primeira vez, confesso que fiquei com o pé atrás em relação ao combate, pois, não era algo tão atrativo, mas, jogando o game e aprendendo os feitiços, o sistema de combate é algo totalmente divertido e estratégico. Atualmente, o jogo possui em sua totalidade 26 feitiços comuns e 3 maldições impiedosas (Império, Crucio e Avada Kedavra).

Ao longo do jogo, o jogador irá aprendendo os feitiços e poderá aprender também duas maldições (Imperio e Crucio), pois, conforme revelado pela desenvolvedora, a maldição Avada Kedavra poderá ser aprendida apenas no pós-game.

Hogwarts Legacy 13
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

O combate pode se desenvolver por duas vias, a primeira é você sair tankando todos os inimigos e ir repelindo todos os feitiços com um contra feitiço (isso ajuda muito, pois, quando você está prestes a ser atacado, surge um ícone laranja encima da cabeça do personagem e isso é o indicador de momento certo para repelir os ataques). Ou você pode utilizar o feitiço de desilusão e ir no stealh e utilizar petrificus totalus para dar hit kill nos inimigos.

Nesse sentido, um dos momentos cruciais pra mim, durante a gameplay foi aprender uma das maldições imperdoáveis e meus amigos, o som que dualsense do PS5 faz quando você lança uma das maldições, é algo bizarro e arrepiador, pois, é o mesmo som, que aparece no filme quando os comensais da morte invocam o lord das trevas ou aquele que não deve ser nomeado.

Quanto ao sistema de voo, é algo totalmente útil no game, pois, dada a dimensão do mapa e as consideráveis distâncias, o sistema de voo é algo que foi um grande acerto e um pequeno calcanhar de aquiles do game.

Hogwarts Legacy 04
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

O jogador poderá ter acesso ao voo da vassoura, após concluir a primeira aula de treino nos campos de Hogwarts com a turma do 5º ano. O sistema de controle da vassoura é algo intuitivo, o analógico R3 controla a altitude da vassoura, o analógico L3 controle a direção da vassoura, o botão R2 controla a velocidade e o botão L2 usa o “turbo” recarregável que a vassoura possui.

Após obter a primeira vassoura com galeões (dinheiro do jogo), o jogador terá algumas missões de upgrade da vassoura, tornando-a mais rápida e estável.

Anteriormente, quando disse que o sistema de voo é o calcanhar de aquiles do game, é porque, o jogo nos dá o gosto de voar pelo campo de quadribol e tudo mais, porém, não tem essa modalidade de disputa e isso é algo que faz muita falta no game. Talvez, posteriormente o game possa receber uma DLC com esse tipo de gameplay.

Além do voo de vassoura, o jogador poderá voar em outros animais fantásticos, por exemplo: O famoso e icônico hipogrifo que apareceu diversas vezes nos filmes da franquia de Harry Potter. Mas cuidado, para obter essa montaria, o jogador terá que avançar um pouco na história principal do game.

Hogwarts Legacy 08 1
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

O sistema de voo da montaria segue o mesmo da vassoura, então desfrutem ao máximo das modalidades de voo, pois, são uma grande qualidade do jogo.

Dublagem e Som 3D de Hogwarts Legacy

Aqui a magia acontece, Hogwarts Legacy proporciona o melhor do som 3D que os dispositivos do PlayStation 5 tem a oferecer, a musica lendária de introdução ao game quando entramos no salão comunal, os efeitos das magias são recursos auditivos que dão uma imersividade ainda maior.

E a dublagem? Quanto a dublagem, aqui os desenvolvedores se esforçaram bastante, pois, o jogo está 100% PTBR e com sincronização de fala, ou seja, a boca dos personagens se movem como se estivessem falando em português mesmo.

Gráficos e Jogabilidade

Hogwarts Legacy 05
Captura de Hogwarts Legacy – Leonardo Cardoso – PS5

Em termos de jogabilidade, o jogo oferece uma combinação de ação, magia e elementos de RPG, incluindo o desenvolvimento de personagens e a tomada de decisões. O game dispõe de um sistema de viagem rápida por meio de “estações de pó de flu”, onde os jogadores podem se teletransportar para onde quiser, desde que tenha descoberto a estação desejada.

Os gráficos de Hogwarts Legacy é uma das características mais bonitas do game. O jogo roda no PS5 (console que fizemos essa análise) a 60 FPS no modo desempenho e tem uma outra opção que é o de Fidelidade, que roda a 30 FPS.

Vale a pena Jogar Hogwarts Legacy?

Hogwarts Legacy é um jogo divertido e envolvente para os fãs da série Harry Potter e de jogos de RPG de ação. Oferece um mundo rico e detalhado para explorar, bem como uma história interessante e um sistema de jogo divertido. No entanto, alguns jogadores podem sentir falta do quadribol ou alguns elementos dos filmes que podem ter faltado.

Hogwarts Legacy nota final
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Warner Bros. Games

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: