Análises Games

Análise | EA SPORTS FIFA 21

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
FIFA 21

FIFA 21 segue com poucas mudanças e muitos problemas

A EA Sports trouxe oficialmente o novo FIFA 21 no dia 9 de Outubro deste ano, porém sem grandes novidades. Entretanto algumas mudanças tornaram o jogo ainda mais “divertido” quando estiver jogando ao lado de seus amigos em alguns modos de jogo. Este novo título da franquia será marcado pelo desfecho da geração do PlayStation 4 e Xbox One.

É importante lembrar que esta análise será focada no atual momento do jogo, ou seja, no decorrer da temporada deveremos ter mudanças e alterações no meta do jogo. Isso porque a EA Sports costuma adicionar atualizações com certa frequência durante a temporada inteira, visto que muitos problemas são encontrados no lançamento.

Além disso, este título será lembrado pelo inicio de uma nova era na narração nacional do jogo, principalmente devido pela saída do Tiago Leifert. Com a entrada do Gustavo Villani, narrador profissional da Rede Globo, a emoção e comentários das partidas se torna ainda mais reais, que ao lado de Caio Ribeiro trará uma imersão incrível para o jogador, como se estivesse assistindo a um jogo do seu time de coração.

Aprender a mudar o cursor será o grande diferencial!

Neste jogo, a marcação manual talvez seja a mudança mais radical para os jogadores que estavam acostumados com a marcação automática do título antecessor. Isso porque será fundamental que a troca de cursor seja bem feita, visto que os volantes não voltam para marcar. Com isso será necessário o jogador saber recuar com seus defensores de forma manual.

Portanto caso você ainda não saiba trocar de cursor no analógico (R3) e apenas utilize do botão “L1”, com certeza terá muitas dificuldades e sofrerá muitos gols no seu sistema defensivo. Então não deixe para depois e comece a treinar este recurso o mais breve possível.

Dribles cada vez mais eficazes

Se você possui características de driblador, este jogo será ideal para você! Porque visando que a marcação está cada vez mais manual, a execução de dribles como por exemplo: o Elástico, a La Croqueta, a Pedalada e o Hell to Hell torna o sistema ofensivo muito mais eficaz que o defensivo.

Jogadores que possuem 5 estrelas de “skills” (dribles) são cada vez mais procurados e utilizados, sendo considerados o grande meta deste jogo! Mesmo que você não saiba utilizar de muitos dribles, estes jogadores costumam ser extremamente ágeis, ou seja, já será uma tarefa difícil para o seu adversário se defender.

Novas mecânicas na gameplay

Como grande novidade na gameplay, a EA Sports trouxe novas funções dentro do jogo, sendo elas as “Creative Runs” (Corridas Criativas) e o “Player Lock”. Estas novas mecânicas traz uma enorme variedade na criação de jogadas para quem conseguir dominar estes novos recursos.

As Creative Runs servem para você decidir o trajeto e a direção da corrida dos seus jogadores ao realizar uma corrida com o intuito de receber um passe ou assistência. A movimentação durante o ataque é essencial, considerando a dificuldade que o adversário poderá ter em acompanhar os seus jogadores e suas respectivas posições.

Já em relação ao Player Lock, trata-se de você poder mudar de cursor enquanto está com a bola, visto que nos outros títulos da franquia isso não era possível.

Jogue Ultimate Team ao lado de seus amigos

Sendo considerado por muitos jogadores da comunidade, esta nova possibilidade de poder jogar os modos do Ultimate Team ao lado de seus amigos em cooperativo tornou o jogo muito mais divertido! Agora você poderá realizar os objetivos semanais do Squad Battles, FUT Draft Division Rivals em co-op com outros jogadores (da sua lista de amigos).

Realizar os jogos semanais com seu amigo ficou muito mais fácil e prático, principalmente pelo fato de ambos poderem ganhar as respectivas recompensas propostas pela EA Sports com base nos seus resultados. A Weekend League mantém sendo o principal modo competitivo do jogo e não traz a possibilidade de jogar em dupla.

Pro Clubes esquecido e o Modo VOLTA?

Em mais uma temporada a EA Sports não traz melhorias para o Pro Clubes, sendo que é um dos modos de jogo mais jogado e amado pela comunidade. A única “novidade” foram alguns itens de customização sendo adicionados para serem utilizados em seu craque virtual. Para quem não sabe, esta modalidade simula uma partida real de futebol, tendo 11 jogadores de cada lado representando o seu time.

Já o Modo VOLTA, que consiste no mais popular futebol de rua, não trouxe grandes mudanças e com isso segue sendo coadjuvante na franquia, não conseguindo ter o destaque que poderia alcançar.

Vale a pena?

O jogo se encontra em um valor muito alto para um lançamento de esporte com poucas novidades, o que fizeram muitos se questionarem se valeria a pena a aquisição. Portanto a resposta vai variar de sua dedicação e horas de jogo por semana, principalmente se for um usuário casual.

Se você se considera um jogador casual, o recomendado seria não comprar o jogo no período de lançamento, isso porque não compensaria o investimento em um jogo com tantos problemas na gameplay. Além disso, contém servidores instáveis que costumam cair e ficar fora do ar quando tem muitos jogadores simultâneos.

No contrário se você pretende consumir o jogo durante boa parte da temporada, com certeza vale o investimento. Mesmo tendo diversos problemas, o título ainda contém muitos modos de jogo que faz o jogador viciar nas modalidades presentes.

FIFA 21


Veja também:


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 25 de outubro de 2020 às 10:00h.
2020-10-25 10:00:58