Finalmente os apaixonados por MMA podem comemorar! EA Sports UFC 5 está chegando ao mercado e agora será possível jogar com seu lutador favorito no octógono e conhecer todas as novidades que a quinta edição traz. Já adianto que, para quem gosta do esporte, o EA Sports UFC 5 é um prato cheio!

Graficamente o EA Sports UFC 5 traz estranheza
O EA Sports UFC 5 graficamente é um jogo bem superior ao seu antecessor. A empresa optou por desenvolver o jogo apenas para a nova geração e com a engine Frostbite, o que traz detalhes incríveis durante o combate. Contudo, em alguns momentos, os personagens causam estranheza, seja no menu de seleção, onde os rostos dos personagens estão desfocados, seja durante a entrada, que parece sem expressão. Algo que muda completamente quando começamos a luta. As lutas são um show à parte, com expressões, hematomas aparecendo ao longo do combate, cortes e suor. O octógono sujo de sangue da batalha foi muito bem pensado. Espero que a empresa consiga corrigir as distorções nas próximas atualizações.

Seja paciente, caso contrário, vai a nocaute!
A jogabilidade do UFC 5 é um pouco confusa no começo. Cada lutador tem uma barra de vigor que se esgota ao atacar, esquivar e proteger. Ao desferir golpes, você pode danificar a cabeça do lutador, seus braços e pernas. Durante os golpes, tenha cuidado para não deixar a guarda muito aberta e evitar golpes certeiros ou ser derrubado. Quando cai ou derruba o oponente, novos comandos são mostrados na tela, como tentar se levantar, finalizar ou se proteger. Fique de olho na barra do vigor, pois ela é crucial para a vitória ou derrota. À medida que a luta avança para o próximo round, o nível de vigor diminui de acordo com o dano causado.

Cada lutador possui sua própria técnica, então, antes de se aventurar no competitivo online, é bom treinar bastante para evitar frustrações. Uma coisa que me deixou frustrado em alguns momentos foi a necessidade de reiniciar as lutas, pois o controle parava de responder aos comandos. Isso aconteceu poucas vezes, mas é algo que a EA precisa corrigir com urgência.
A pancadaria rola solta em vários modos
O EA Sports UFC 5 traz vários modos incríveis que vamos explorar durante a análise. No jogo, é possível jogar Combate Livre, Carreira, Contrato de luta, Online e Loja.
O Modo Combate Livre permite ao jogador lutar contra outro jogador ou contra a máquina, podendo escolher o nível de dificuldade, que varia do fácil ao lendário. Quanto maior a dificuldade, mais difícil será derrotar o adversário. O jogo segue o mesmo sistema do MMA, classificando os lutadores por peso e sexo. Ao escolher um lutador, o adversário deve escolher da mesma categoria antes da luta começar.

Um ponto muito positivo no jogo é que todos os lutadores estão presentes, tendo seus níveis de ranking atualizados. Caso sejam campeões, carregam o cinturão, além das lendas que se aposentaram. Os eventos são separados por UFC, Evento Principal, Campeonato, Fundo de Quintal e Kumite, cada um com suas especificações próprias, como o Campeonato, que possui maior presença de público e 5 rounds.
Contrato de Luta são batalhas pré-selecionadas pela EA, que normalmente seguem os cards oficiais do evento. Em uma das lutas que fiz, joguei com Ankalaev contra Johnny Walker e venci a batalha, ganhando pontos que podem ser usados dentro do videogame. No entanto, se você não conseguir vencer, para repetir a luta terá que gastar pontos, sendo necessário equilibrar a economia dentro do jogo. Esse modo vai deixar o jogador interessado em voltar toda semana para ver as novidades adicionadas pela empresa.

Sim, a famosa Lojinha também está presente no EA Sports UFC 5. Os cosméticos variam de roupas simples a avatares e comemorações. Para adquirir os itens, existem duas maneiras: a primeira é comprar pacotes de moedas oferecidos pela EA, ou ganhar pontos que permitem adquirir os itens, como você pode ver na foto. Claro que é muito mais difícil conseguir os itens através dos pontos acumulados.
O modo Carreira é o que mais gostei de jogar. Nele, começamos criando nosso próprio personagem e evoluímos do amador ao profissional. Ele retrata tudo o que acontece normalmente com os lutadores, como os treinadores conversando e motivando o lutador, os contratos de lutas, treinamento para aprimorar as técnicas, a conexão com outros lutadores que ensinam novos golpes, a interação dos fãs nas redes sociais comentando sobre a luta, a conquista do cinturão e a dificuldade de se manter campeão. O modo tem a essência do UFC e é difícil não se emocionar durante essa jornada, principalmente quando Bruce Buffer grita “It’s time”. O EA Sports UFC 5 não possui dublagem em português, mas possui legendas em português.

Por fim, o último modo é o Online, que segue quase o mesmo caminho do modo Carreira. Nele, podemos criar o nosso personagem e escolher a categoria que temos interesse em lutar, podendo chegar até a batalha do cinturão. Aqui é que “a chinela canta”. As lutas que joguei foram bem tranquilas em relação à estabilidade da conexão, porém é preciso aguardar quando o servidor estiver funcionando 100% para ver se vai aguentar a quantidade de jogadores. Eu espero que sim.
EA Sports UFC 5 é tudo que os fãs de MMA sonharam

O jogo é excelente para os apaixonados por MMA. A quantidade de opções é de encher os olhos, os gráficos e a trilha sonora são de tirar o fôlego. O jogo tem tudo para ser o melhor da franquia, porém os problemas mencionados anteriormente precisam ser corrigidos com urgência. De maneira geral, gostei muito do que a empresa entregou.
