Pesquisar

Análise | F1 22

F1-2022-capa

Depois de adquirir a Codemasters a Electronic Arts preparou algumas novidades para os fãs de Fórmula 1 para esta atual temporada. Apesar de ter retirado alguns modos que vimos no título anterior, a EA Sports conseguiu inovar o jogo em muitos aspectos e trazer algumas novidades para o modo Single-player e Multiplayer principalmente. Portanto, nesta análise iremos avaliar o F1 22 de acordo com a minha experiência na versão de PlayStation 5, e trazer as principais mudanças e melhorias que o jogo recebeu e também comentar um pouco sobre o que ficou devendo.

No título anterior, chamado F1 2021, a Codemasters implementou um Modo História no jogo pela primeira vez, e ficou conhecido como “Ponto de Frenagem”, no qual contava a história de um jovem piloto que estaria iniciando sua carreira na Fórmula 1. Entretanto neste título de 2022 a EA Sports optou por remover este modo campanha e adicionar outros modos com o intuito de acrescentar novos veículos ao jogo, para trazer uma nova perspectiva e experiência para os fãs de automobilismo. Então, atente-se a todas as informações, e no final da leitura tire suas próprias conclusões sobre o jogo, após ter lido nossa análise completa.

Conheça o novo F1 LIFE

Ao entrar pela primeira vez no Fórmula 1 22, já somos apresentados ao nosso F1 LIFE, ou seja, uma espécie de lobby virtual que podemos personaliza-lo da maneira que gostamos e até mesmo visitar o de nossos amigos. A ideia principal neste modo no Menu Principal do jogo é demonstrar como é a vida luxuosa de um piloto profissional da F1, no qual possui uma garagem repleta de Supercarros, e um museu para você deixar os seus principais troféus na vitrine para os visitantes poderem conferir.

Nesta seção os jogadores também terão o direito de personalizar o seu avatar, assim como também o piloto e o(s) seu(s) carro(s). Além disso, não podemos negar que se trata de um modo que induz o usuário a gastar com microtransações, principalmente por conter itens de customização diferenciados dos demais disponíveis. Portanto, recomendaria não investir suas moedas nestes itens do jogo, visto que não agrega em nada para a sua experiência dentro das pistas.

Assim como já vimos em outros jogos, também é possível mudar o designer de interior da sua morada, para deixa-la do jeito que você preferir. A princípio parece que a EA Sports teve a iniciativa de apostar nesse Modo F1 LIFE para substituir o criticado modo história encontrado no título anterior. Embora não seja a principal novidade deste jogo.

realismo do f1 22
Análise | F1 22 7

Nunca ficou tão fácil controlar um carro de Fórmula 1

A dirigibilidade dos carros de Fórmula 1 sempre teve uma dificuldade considerada, visto que mesmo com todas as assistências ativadas, ainda seria uma tarefa difícil para um jogador casual. Mas nesse novo jogo, parece que a EA Sports e a Codemasters tornaram a jogabilidade do jogo mais simples e fácil, desde que você utilize das assistências necessárias.

A princípio, notamos que o carro tem uma estabilidade muito melhor do que os veículos dos títulos anteriores da franquia, onde costumava-se ver uma dificuldade para deixar o carro na pista, visto que o balanço do veículo era mais perceptível.

Além disso, vimos que o jogo atualmente está muito fiel no quesito adrenalina e imersão, principalmente devido a sua alta velocidade durante as corridas. Sendo que anteriormente já sentíamos o veiculo bem rápido, e desta vez está ainda mais veloz. Embora os freios também tenham melhorado a sua precisão, já que a velocidade aumentou absurdamente.

fi corrida 2022
Análise | F1 22 8

Sem muitas mudanças, mas mantém um bom visual

A parte visual e gráfica do jogo sempre foi um ponto positivo dentro da franquia, e não seria diferente com este F1 22. Mesmo sem conter mudanças drásticas, conseguimos notar que os gráficos permanecem bons, mas longe de serem impressionantes, apesar de até percebermos as melhorias e aperfeiçoamento comparado ao último título lançado. Principalmente por tratar-se de um jogo de nova geração, apesar de ser cross-gen, ou seja, ter versões para ambas gerações. Com isso, acredita-se que os desenvolvedores possam ter limitado o aspecto visual do jogo em algum momento para poder rodar bem em ambos consoles.

Também não posso negar ter visto algumas falhas nos gráficos do jogo durante algumas cenas de comemoração do Pódio, onde todos os pilotos ficaram com a cor de sua pele escura, sem ter os traços do rosto e do cabelo definidos corretamente. Este bug ocorreu em algumas ocasiões do jogo, durante o término da corrida, principalmente na animação dos pilotos comemorando com champagne entre eles.

f1 22 jogadores
Análise | F1 22 9

A chegada dos Supercarros a F1 pela primeira vez

Como uma das grandes novidades deste F1 22, a EA Sports permite você adicionar os Supercarros a sua garagem do seu apartamento no modo “LIFE”. Assim como também adiciona um novo modo de jogo especialmente para jogarmos com veículos diferentes dos já habituados para este jogo.

De acordo com o os modos presentes, encontraremos pela primeira vez As Voltas Rápidas de Pirelli, que consiste em diversas provas de tempo ou desafios específicos para serem concluídos com estes carros potentes. Talvez algo parecido com as licenças do Gran Turismo, onde o jogador tem o recorde de Tempo para bater bronze, prata ou ouro.

Então, se procura um desafio maior, com certeza este modo irá te trazer alguns objetivos um pouco difíceis e complicados. Embora não faça questão em se desafiar, ainda temos a presença do Modo Carreira solo e em Dupla para brincar a vontade.

pista do f122
Análise | F1 22 10

Corridas Online & Multiplayer

Talvez seja o ponto mais forte do jogo, visto que a experiência de disputar uma corrida online com outros jogadores torna-se muito divertido e fortalece o competitivo do gênero. Portanto, ao acessar a aba de Multiplayer dentro do Menu Principal do jogo, você terá algumas opções como por exemplo: Partida Social, Partida Ranqueada, Evento Semanal dentre outras alternativas.

Para os jogadores que estão acostumados a disputarem corridas online, verá algumas mudanças e adições que acredito terem agregado bastante na diversão dos usuários. E uma delas trata-se de saber sua posição em tempo real durante a Pole Position.

Além disso, tivemos a chegada do Grande Prêmio de Miami, substituindo o circuito da Rússia. E para quem jogou os títulos anteriores da franquia, verá que alguns circuitos clássicos receberam alterações em seu percurso, e um deles é o de Abu Dhabi, assim como o da Australia também, entre outros.

a qualidade dos gráficos do f1 2022
Análise | F1 22 11

Vale ou não a pena jogar? Conclusão Final!

Por fim, se você considera ser um jogador que gosta de jogos do gênero corrida, ou até mesmo que seja fã de automobilismo e principalmente da Fórmula 1, com certeza este jogo irá te atender perfeitamente! Apesar de ter pecado em alguns conteúdos inúteis, o título não perdeu a sua essência, que é justamente a diversão e o prazer em competir com seus amigos e jogadores de todo o mundo.

No momento atual do lançamento do jogo (1º de julho de 2022), o título contém um valor muito alto para os brasileiros, então talvez seja necessário aguardar uma promoção!

nota final do f1 2022
Análise | F1 22 12

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: