Desde que a Electronic Arts adquiriu a Codemasters, estúdio responsável pelo desenvolvimento da franquia de F1, o título tem se renovado constantemente em todos os aspectos, com o intuito de agradar os fãs de corrida e que são apaixonados por esta modalidade. Com isso, foram criadas muitas expectativas em torno deste jogo, principalmente depois de terem adicionado o crossplay entre plataformas, tornando o modo multiplayer ainda mais empolgante, apesar de conter alguns problemas.
No F1 23, temos como destaque o retorno do modo história chamado “Ponto de Frenagem 2”, que conta a história de um jovem piloto que enfrentará grandes dificuldades ao lado de sua equipe. Além disso, notamos um investimento nos modos online do título, com a adição até de ligas competitivas sendo geradas através de um aplicativo chamado EA Racenet, no qual os jogadores poderão administrar suas competições com seus amigos e outros competidores, dentre outras novidades.
Nesta análise, iremos relatar os modos de jogo que o título possui e também um pouco sobre como funciona a experiência single player e multiplayer, analisando de forma crítica os pontos positivos e negativos de cada tema abordado. Mas antes, é bom lembrar que se você possui a assinatura do EA Play, você poderá testar o jogo completo por cerca de 5 horas, então não deixe de testá-lo mesmo depois de ler nossa opinião aqui no site.
Ponto de Frenagem 2 e a volta do Modo História
A Electronic Arts e a Codemasters pareciam ter esquecido de contar mais sobre a história do jovem piloto Aiden Jackson, mas neste novo jogo, eles puderam retomar o modo história, que desta vez é chamado de “Ponto de Frenagem 2”. Esse modo apresentará novos personagens na trama e também as dificuldades que um piloto e sua equipe enfrentarão durante um campeonato de Fórmula 1.
Quando você inicia a campanha, o jogador verá um vídeo cinematográfico que conta um pouco do que aconteceu anteriormente, ou seja, antes dos acontecimentos que veremos neste jogo. Com isso, mesmo que você não tenha jogado, entenderá com certa facilidade todo o contexto narrativo dos personagens inseridos na trama.
Ao começar o “Ponto de Frenagem 2”, você verá como é difícil comandar uma equipe de Fórmula 1 quando o controle for passado para o personagem Andreo Konnor, líder da equipe Konnorsport. Durante os capítulos da história, você também irá controlar um dos principais pilotos da equipe chamado Aiden Jackson, que terá como seu arquirrival Devon Butler. Além disso, também veremos a jornada da primeira campeã da F2 chamada Callie Mayer.
F1 World repleto de novidades
Anteriormente chamado de F1 Life, agora o modo online do jogo ganhou uma nova cara e também mudou de nome, sendo conhecido atualmente como F1 World. E será neste modo que os jogadores terão total liberdade para competir com outros jogadores em diversas sessões criadas pela própria comunidade em todo o mundo. Você verá sessões com configurações variadas que se encaixem com o perfil de corridas que você busca para disputar. Para os jogadores veteranos, você contará com uma categoria de partidas ranqueadas, para tentar elevar o nível de piloto e de licença que você possui.
É importante notificar aos jogadores que percebi uma inconstância na conexão com os outros jogadores durante uma sessão online. Embora o carregamento esteja mais rápido do que era anteriormente nos outros títulos da franquia, não estranhe se houver atraso em alguma sessão online, principalmente se o host da sala for de uma região muito distante da sua.

Além disso, é neste modo de jogo que você verá uma espécie de lobby, no qual poderá personalizar o seu piloto virtual e também customizar o seu carro pessoal da F1. É bom lembrar que, se você comprar a versão mais cara do jogo, virá com algumas recompensas extras para usar neste modo online do jogo, que se assemelha um pouco ao “Ultimate Team”, popular nos jogos da franquia FIFA da própria EA Sports.
Em F1 World, você também terá o objetivo de coletar recursos para elevar o nível tecnológico do seu veículo personalizado e também poderá contratar engenheiros para trabalharem em seu carro online. Portanto, não deixe de coletar XP durante as corridas para liberar as recompensas do “Passe do Pódio” (uma espécie de passe de temporada) para você utilizar neste modo de jogo.

Modo Carreira e os outros modos de jogo
Como de costume, temos em todos os títulos da franquia de Fórmula 1 um dos modos mais populares entre os jogadores, e trata-se do Modo Carreira. Apesar de não conter muitas mudanças, já podemos ver neste modo a chegada dos novos circuitos de “Las Vegas” e do Qatar, chamado de “Losail”. Portanto, ao começar nesse modo, você tem a opção de jogar uma carreira em dupla com seu amigo, caso queira.
Além disso, para quem não sabe, no modo carreira é possível simular a carreira de um piloto ou de um líder de equipe, então saiba que serão experiências distintas.

Vale ou não a pena jogar? Conclusão Final!
Apesar de não haver mudanças muito radicais, podemos considerar que o F1 23 progrediu de forma considerável em comparação ao seu antecessor, principalmente considerando a volta do modo Ponto de Frenagem, que se trata da história do jogo, além de ter reformulado e apresentado o novo F1 World, que ficou muito melhor também.
A parte visual do jogo, mesmo que não tenhamos ressaltado nesta análise, foi um dos pontos positivos que recebeu uma pequena melhoria, mas que tornou o gráfico ainda melhor. Portanto, considerando todos esses pontos que relatamos aqui, acredita-se que se você for um fã de jogos do gênero corrida, com certeza ficará satisfeito ao jogar o novo F1 23.
