Análise | FIFA 23

FIFA 23

FIFA ou para os íntimos Fifinha, já está entre nós, trazendo algumas novidades e o clima futebolístico clássico da franquia.

E a edição deste ano é especial para todos os amantes do game, já que depois de três décadas o jogo não terá mais o nome “FIFA” no ano que vem. Então FIFA 23 será a despedida do nome clássico que divertiu várias gerações durante a sua história.

FIFA 23 gameplay

Hypermotion 2 e expressões faciais 

Para começar com o pé direito, a nova Hypermotion implementada ao game é um dos pontos mais fortes do game, já que ela atua na movimentação dos jogadores, tornando-a mais fluida e realista, o que por sua vez ajuda ao jogador se colocar dentro do jogo.

E isso mostra o tamanho da evolução da saga nestes últimos anos, pois se voltarmos no FIFA 14, podemos lembrar que várias das opções que temos hoje, não estavam presentes naquela versão.

Outro fator importante para ressaltar esse ponto, é graficamente, onde o jogo brilha trazendo um gráfico de cair o queixo, principalmente no quesito de expressões faciais dos jogadores e na modelagem dos jogadores reais, na qual é possível identificar que a parte técnica foi executada de forma maestral nos jogadores, e com uma tecnologia de ponta. Um exemplo desses detalhes pode ser visto no jogador Sterling e Haaland, ambos do Manchester City, no qual é possível ver que ambos correm de forma diferente dos outros jogadores, sendo que isso foi observado pelos jogos dos jogadores e colocado dentro do jogo.

E para além desses detalhes mais aparentes temos detalhes mais sutis, mas que certamente fazem toda a diferença para o jogo num geral, como as divididas entre os jogadores, que agora se apresentam de maneira mais orgânica, os zagueiros que botam as mãos para trás nas cobranças de falta ou escanteio, pequenos detalhes que ao ser percebidos acrescentam ainda mais ao game como um todo.

Jogabilidade

Modos de jogo e suas mudanças

O jogo mantém todos os modos de jogo que já haviam nas suas versões anteriores, mas com algumas mudanças, em especial nos modos Pro clubs e Volta, que agora possuem uma interligação entre eles, na qual o jogador de ambos os modos serão os mesmos, criados inicialmente pelo jogador, e isso fica evidente já no menu inicial com o ícone dos modos indicados como “Pro Club + Volta”. Isso permite ao jogador que gosta de personalizar ou gastar dinheiro somente em um lugar e personalizar o personagem para ambos os modos.

Agora falando do modo mais amado pelos jogadores de FIFA, o Ultimate Team ou para os jogadores raiz o FUT, ele mantém os mesmos moldes do FIFA 20, porém com algumas mudanças, em especial na química entre os jogadores na qual agora funciona da seguinte forma:

  • Bom, agora ficou ainda mais possível, o jogador reunir todos os craques em um time só, pois todos os impactos negativos nos atributos por baixo entrosamento foi retirado, ou seja, os jogadores sempre jogaram o seu melhor, sem efeitos negativos, mesmo que o jogador esteja com o entrosamento baixo.
  • Os chamados links entre os jogadores também foram removidos, agora não haverá mais as ligações entre os jogadores, que no FIFA 22 são marcadas como vermelha, amarela e verde, agora isso não existirá mais, e o jogador poderá colocar qualquer jogador no seu time, sem se preocupar com isso.
  • Um novo sistema que será implementado, são os pontos de entrosamento que serão indicados no canto inferior esquerdo da carta, indo de 1 ponto até 3 ponto, e o principal fator determinante para decidir quantos pontos os jogadores terão quando colocados no time é:
    • Colocá-lo em posição na qual não é a sua afetará diminuirá esses pontos
    • Jogadores do banco, manterão seus status ao entrar no jogo, mantendo suas habilidades iguais a da carta, não tendo os “Buffs” de status que os jogadores titulares terão.
  • Outro modo de aumentar a química dos seus jogadores será adicionar jogadores da mesma liga ou país ao seu clube, por exemplo, ao adicionar um jogador da premier league no seu clube, os demais jogadores dessa liga receberão uma melhor avaliação de química. Sendo a denominação correta:
    • 2 jogadores do mesmo clube – 1* de química
    • 5 jogadores do mesmo clube – 2* de química
    • 9 jogadores do mesmo clube – 3* de química
    • 3 jogadores da mesma liga ou nação – 1* de química
    • 5 jogadores da mesma liga ou nação – 2* de química
    • 9 jogadores da mesma liga ou nação – 3* de química
  • No quesito da carta de jogador, ela contará como uma carta de jogador e afetará a química do time, sendo que ela também terá que ter os mesmos atributos citados acima para se atingir o entrosamento máximo do seu time.
  • O ponto alto desse novo sistema é poder misturar diversas ligas/times/nações para se atingir o entrosamento máximo, podendo assim juntar vários craques de diferentes lugares e ligas e mesmo assim manter o time com uma química ótima.
  • E por fim, haverá um menu no canto esquerdo que mostrará tudo que seu time pertence de química e o que precisa ser melhorado para se atingir o entrosamento máximo entre os jogadores.

    Isso traz para o jogo uma gama de opções de time ainda maior do que era visto nos jogos anteriores, sem contar que com essas possibilidades traz uma copetividade ainda maior para esse modo, pois com mais variedades de times, vem mais estrategias dentro do jogo.

E para os jogadores que preferem um modo onde você pode jogar de boa e ainda gerenciar um time real levando ele ao estrelato, o modo carreira é o modo certo, já que ele traz um jogo que simula campeonatos e gerenciamento real de um time, onde é possível contratar jogadores, mudar estratégias etc, no modo treinador, e já no modo jogador é possível criar um jogador do zero e levá-lo até o topo se tornando um grande jogador, e até quem sabe ganhando uma bola de ouro.

FUT

Clima de Copa do Mundo

O FIFA tem a tradição de lançar um novo modo da Copa do Mundo nos seus jogos que são lançados no ano da competição, e com o FIFA 23 não seria diferente, já que mesmo que no nome ele leve o 23, ele está sendo lançado em 2022, ano da Copa.

A Copa marcará presença no game com um modo simulando a competição e no FUT, na qual cartas especiais da competição serão lançadas.

Estas atualizações ainda não tem data de lançamento, mas devem acontecer próximo a data de início da Copa do Mundo do Qatar, que começa no dia 20 de Novembro.

Crossplay

Seu amigo tem PS4 e você PS5? não tem problema. Isso porque agora o jogo possuí crossplay, o que permite jogadores de consoles diferentes jogarem juntos.

Essa opção vinha sendo pedida há tempos pelos jogadores, que gostariam de jogar com amigos de outras plataformas, e agora finalmente isso é possível dentro do FIFA 23.

A opção está disponível em todos os modos 1×1.

PSG EM FIFA 23

Dicas e Curiosidades 

  • Foi divulgado quais são os melhores jogadores do FUT, então para você que gosta de ter grandes craques no seu time, fique atento a esses nomes:
  1.  Karim Benzema, 91 – Real Madrid
  2. Robert Lewandowski, 91 – FC Barcelona
  3. Kylian Mbappé, 91 – Paris Saint-Germain
  4. Kevin De Bruyne, 91 – Manchester City
  5. Lionel Messi, 91 – Paris Saint-Germain
  6. Mohamed Salah, 90 – Liverpool
  7. Virgil van Dijk, 90 – Liverpool
  8. Cristiano Ronaldo, 90 – Manchester United
  9. Thibaut Courtois, 90 – Real Madrid 
  10. Manuel Neuer, 90 – Bayern München
  11. Neymar Jr, 89 – Paris Saint-Germain
  12. Son Heung-min, 89 – Tottenham Hotspur
  13. Sadio Mané, 89 – Bayern München
  14. Joshua Kimmich, 89 – Bayern München
  15. Casemiro, 89 – Manchester United
  16. Alisson, 89 – Liverpool
  17. Harry Kane, 89 – Tottenham Hotspur
  18. Ederson, 89 – Manchester City 
  19. N’Golo Kanté, 89 – Chelsea
  20. Jan Oblak, 89 – Atlético de Madrid
  21. Erling Haaland, 88 – Manchester City
  22. Toni Kroos, 88 – Real Madrid
  23. Marquinhos, 88 – Paris Saint-Germain

Este ranking é baseado no chamado overall dos jogadores, mas em game é possível que outro jogadores se encaixam melhor no seu estilo de jogo e no seu time, dependendo da sua estratégia.

  • Comece o FUT bem, com um pacote de 50k, com 12 jogadores raros, para receber essa recompensa rápido e fácil siga o passo a passo:

Para conseguir o pack basta concluir um dos desafios dentro do jogo, que seria de fazer 100 gols de chute colocado. Mas isso demanda algum tempo, caso você jogue somente jogos casuais, por isso  a dica é entrar no modo squad battles e selecionar a opção “iniciante” fazendo assim será possível fazer vários gols de chute colocado em 1 único jogo, permitindo que o jogador ganhe o pack de 50k em apenas 3 jogos.

MESSI

Vale a pena jogar FIFA 23?

Por fim, FIFA 23 traz um jogo que diverte ainda mais que os anteriores pela vasta gama de novidades técnicas que ele traz, que por sua vez causa uma imersão ainda maior ao jogador  E por outro ponto, por ser o último “FIFA” com esse nome é perceptível que a EA quis trazer um jogo que mesmo que não trouxesse grandes novidades em relação a novos modos, tem um cuidado entra em não parecer igual ao FIFA 22 e fechar esse ciclo de 30 anos com chave de ouro.

FIFA 23 NOTA
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela EA

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: