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Análise | Fobia – St. Dinfna Hotel

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Primeiramente, a Fobia – St. Dinfna Hotel é o primeiro jogo do estúdio brasileiro Pulsatrix Studios que leva os jogadores a um misterioso hotel que fica na cidade de Treze Trilhas em Santa Catarina. O local é recheado de eventos sobrenaturais e a única forma de sair vivo é coletando informações suficientes para sobreviver. 

FOBIA gameplay

Os mistérios que assolam o Hotel St. Dinfna

Em Fobia – St. Dinfna Hotel, controlamos o jornalista investigativo Roberto Lopes, que é convencido a ir para a cidade de Treze Trilhas em Santa Catarina pela moradora local, Stephanie, para investigar o desaparecimento de várias pessoas após eventos sobrenaturais. Lopes se hospeda no Hotel St. Dinfna e após um evento, o jornalista acorda em um hotel em ruínas, com várias criaturas estranhas e mais de um ano depois. O nosso objetivo é tentar entender o que está acontecendo e fazer o possível para sair daquele local. Uma tarefa que não será nada simples.

puzzles fobia

Fortes inspirações em Silent Hill e Resident Evil 

Uma coisa que os jogadores vão perceber imediatamente ao jogar Fobia – St. Dinfna Hotel é que o game bebe muito da fonte dos clássicos jogos de terror Silent Hill e Resident Evil.

Para Roberto Lopes conseguir sair do Hotel vai precisar solucionar vários puzzles que estão espalhados pelo hotel como, por exemplo, para abrir um quarto é preciso encontrar uma chave no cofre, exigindo que você descubra o código. Os puzzles no geral são o ponto mais alto de Fobia. São bem inteligentes e oferecem momentos interessantes. 

Outra coisa que chama bastante atenção é o uso da câmera, diferente dos games como Outlast que oferecia uma forma do jogador enxergar os perigos no caminho, em Fobia a câmera é usada para dar novas pistas e abrir novos caminhos. O uso da ferramenta foi muito bem pensado. 

gameplay do fobia

Jogabilidade boa, mas poderia ser melhor 

Fobia – St. Dinfna Hotel optou por trazer o jogo em primeira pessoa para deixar os jogadores mais imersivos no game e perceber tudo o que acontece à sua volta. Com isso, a sensação de insegurança e aflição é incrivelmente ampliada e nos faz preocupar com o que pode estar à nossa volta. E em Fobia levamos uns belos sustos, até conseguirmos acesso às armas do jogo.  

Por falar em armas, é possível encontrar 4 tipos, que vão desde a pistola básica até a arma mais forte, uma Magnum 357. As armas podem ganhar melhorias com os fragmentos encontrados durante o jogo. Um dos pontos fracos do Fobia é que o personagem precisa ficar parado para atirar, ele não consegue executar a tarefa em movimento. 

Fobia tem um erro parecido com o do Resident Evil 7 onde há muitas criaturas iguais e pouca variedade no geral. Se houvesse mais variedade, o desafio seria mais interessante, como acontece nos chefes do jogo. 

shotgum em fobia

Gráfico lindo e trilha sonora agoniante

Uma coisa que não se pode negar é que Fobia – St. Dinfna Hotel é um jogo muito bonito visualmente. Os cenários do Hotel são ricos em detalhes, é realmente impressionante o que o estúdio brasileiro Pulsatrix Studios fez com seu primeiro projeto. E não é somente visualmente que Fobia brilha, a trilha sonora foi muito bem pensada e acerta em vários momentos do jogo. 

Gameplay final do Fobia

Fobia – St. Dinfna Hotel vale a pena?

Fobia – St. Dinfna Hotel é com certeza um dos jogos interessantes de 2022. O game acerta em vários pontos como os puzzles, a história e a trilha sonora. E ainda conta com a dublagem em português Brasil. Um dos pontos fracos é durante a batalha contra os inimigos, que não apresenta muita variedade, além da necessidade de ficarmos parados para atirar. 

De maneira geral, Fobia – St. Dinfna Hotel mostra que os brasileiros estão desenvolvendo ótimos projetos e que temos potencial para muito em breve sermos referência no desenvolvimento de jogos. 

Fica aqui o nosso parabéns para a Pulsatrix Studios, que se dedicou tanto ao Fobia. Torcemos para que o jogo ganhe mais fãs ao redor do mundo. Se esse foi o primeiro projeto, imagine como será o segundo? 

nota final do fobia
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Pulsatrix Studios

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