Infernax é um jogo que logo de cara bate aquela nostalgia dos jogos do Nintendinho. Com gráficos em 8 bits, trilha sonora da época, o jogo faz você retornar à sua infância quando jogava Castlevania e achava o máximo aquele jogo difícil de terminar.
No game controlamos o personagem chamado Alcedor, que após alguns anos longe de casa travando várias batalhas, retorna para sua cidade, Darsov, que está cheia de demônios e criaturas. E agora o nosso guerreiro vai precisar acabar com essas criaturas do mal.
Forte inspiração em Castlevania
Infernax bebe muito da fonte de Castlevania, principalmente de Castlevania 2 Simon’s Quest, pela jogabilidade travada, cenários em 2D e trilha sonora que lembra os jogos do Nintendinho. Como o jogo é inspirado no clássico da Konami, os combates se resumem em bater com um botão, se proteger, curar e pular. A jogabilidade pode frustrar os jogadores atuais, por ser bastante travada e pesada. E muitas vezes você pode morrer com um golpe simples dos inimigos.
Por falar em inimigos, eles seguem um padrão simples de ataques que em pouco tempo é muito fácil decorar. O Berzerk Studio deu destaque aos chefes, que têm mais ataques e design superior aos inimigos tradicionais do cenários.
Cruel e visceral
Uma coisa que chama muita atenção no Infernax é o alto nível de violência. As batalhas com as criaturas são sanguinolentas e quando o Alcedor é derrotado, temos uma boa variedade de cenas de mortes bem criativas como quando ao ser acertado por uma lança, atravessa a tela, ou ao morrer por um zumbi e ter seu pescoço devorado. Isso mostra que o estúdio fez tudo com bastante carinho e capricho.
Durante a jornada o jogo pode ser bastante desafiador, principalmente no início, quando não temos muitos equipamentos ou habilidades e morremos várias vezes, sendo necessário começar tudo novamente desde o último save.
Infernax possui dois modos: o clássico que traz dificuldade intensa e com poucos locais de save points; e casual com mais locais de save points e uma vida extra. Caso você morra várias vezes no mesmo local, o game oferece ao jogador a opção de mudar para o modo mais fácil. O que eu indico é seguir pelo caminho da humildade e começar no modo casual até se acostumar com a dificuldade do jogo e os controles, para depois se enveredar no modo mais difícil.
Alcedor precisará tomar difíceis decisões durante a jornada
O nosso querido cavaleiro Alcedor precisará tomar decisões durante a jornada que podem afetar diretamente o final. Sim, é isso mesmo. Infernax possui mais de um final.
Durante a aventura, é possível explorar várias arenas e cumprir missões dadas pelos moradores da redondeza. As missões, na maioria das vezes, consistem em conversar com outra pessoa, encontrar o item que foi pedido, ou derrotar criaturas que assolam o local. Essas missões secundárias afetam diretamente o que os moradores pensam sobre o seu personagem.
O game ainda conta com a necessidade de escolher o destino de alguns moradores que estão doentes. Você pode escolher salvar ou acabar com a dor. Essas escolhas irão determinar o final do jogo.
O cheiro de cartucho velho
Infernax é aquele jogo que faz voltar no tempo quando os jogos eram desafiadores e você precisava jogar por vários dias até terminar. O game cumpre muito bem a proposta, mas pode frustrar os novos jogadores pela dificuldade e jogabilidade. É um jogo muito bem trabalhado pelo Berzerk Studio e conta com legenda em português, deixando a aventura ainda melhor. Se você é fã de Castlevania e estava atrás de um jogo do mesmo gênero, então acaba de encontrar! Não deixe de conferir Infernax. O game está disponível para PlayStation 4, XboxOne, Xbox SeriesX|S, Nintendo Switch e PC.
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela agência Masamune