Análises Games

Análise | Kingdom Hearts Melody of Memory

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Análise Melody of Memory

Melody of Memory é uma viagem no tempo, através da música!

A franquia Kingdom Hearts é dona de jogos memoráveis. A ideia de explorar o vasto e encantador universo da Disney/Square através de jogos, conquistou milhares de fãs e prêmios. O jogo mais recente da franquia: Kingdom Hearts 3, vendeu mais de 5 milhões de unidades e mostrou que Kingdom Hearts ainda tem muito a oferecer aos jogos eletrônicos.

Kingdom Hearts Melody of Memory foi anunciado de surpresa e atiçou a curiosidade dos fãs, afinal, colocar Sora e sua turma em um jogo rítmico com músicas icônicas da franquia é de longe uma ideia extremamente criativa. Dito isso, será que Kingdom Hearts Melody of Memory e só um guitar hero da Disney, ou o game tem algo mais a oferecer?

Como Melody of Memory funciona?

Se você já jogou games como: guitar hero, rock band ou até o icônico guitar flash – clássico do baixa aqui jogos, estará familiarizado com a mecânica de: aperte o botão no tempo certo. Dentro do jogo, os inimigos e obstáculos funcionam como nota musical, e você precisa aperta os botões no tempo certo – ou o mais próximo que conseguir.

Você tem três opções de botões para atacar os inimigos, coletar os itens ou pular. Qualquer um dos três botões pode acionar o movimento de qualquer um dos personagens – isso facilita um pouco as coisas, em jogos como guitar hero, por exemplo, você tinha um determinado botão para cada cor de nota, isso não acontece em Kingdom Hearts Melody of Memory.

Além dos ataques, você coleta cristais que te dão um boost de poder, consegue pular e até sobrevoar sobre notinhas musicais que ficam no ar. Em suma, as mecânicas são simples e, em poucos minutos, você estará pronto para o show.

O game apresenta 3 dificuldades: Beginner, Standart e Proud. Na dificuldade Beginner é tudo fácil e até um pouco sem graça, as notas não ficam tão sincronizadas e o desafio é mínimo – recomendaria para pessoas que nunca tiveram contato com jogos rítmicos. Standart deixa tudo mais interessantes e o desafio é maior. Por fim, o modo Proud é aquele para os “profissionais” – não dá tempo nem de respirar.

Um enredo desafinado

Os icônicos personagens da Disney e Square marcam presença nessa experiência sonora, no entanto, a sua escolha de personagens é um tanto quanto limitada. Você pode escolher por trios de personagens, e esses trios não podem ser modificados, é impossível montar um dream team com Ariel, Pateta e Aladin.

No modo história do game, devemos ir desbloqueando áreas após completar as músicas. Algumas cenas também são liberadas durante o nosso avanço no jogo. No entanto, essas cenas não estão bem caprichadas e aparecem em uma cronológica bem complicada de enteder – vale mencionar que o game, assim como seus antecessores, não conta com legendas em português.

Apesar de todos os porém, os fãs da franquia vão se deliciar com as memorias presentes no jogo, por mais que elas sejam contadas em uma ordem um pouco confusa. Além disso, seria interessante ter gráficos um pouco mais modernos, acredito que a nostalgia não pode servir com base para entregar gráficos de PS2 em um game PS4, ainda mais cobrando full price por isso.

O gameplay: Outra nota fora

Apesar de parecer uma boa ideia unir a rica franquia Kingdom Hearts, dona de músicas memoráveis, em um jogo rítmico, a execução deixa muito a desejar. A gameplay é extremamente poluída, há muitos elementos na tela que prejudicam o entendimento do jogador. As notas são inimigos, e ao acerta-los, há uma sincronia com a música do game – bom, deveria ser assim, mas são raros e prazerosos esses momentos onde a sincronia é perfeita.

As batalhas contra Boss são bem interessantes, no entanto, é um pouco difícil se concentrar nas notas, enquanto rola uma animação de plano de fundo. Ainda assim, consideraria esse como um dos pontos altos do gameplay do jogo.

 

Uma playlist generosa!

Se Melody of Memory fosse uma música, a sua playlist seria aquele solo de guitarra caprichado! O jogador encontra um vasto mundo de canções com direito até a ”leri gou” isso mesmo amiguinhos, a música tema do filme Frozen marca presença entre as faixas jogáveis no game.

Contudo, dentro do jogo você encontrará mais de 100 faixas dos mais variados estilos – eu me apaixonei por This Is Halloween. A música é protagonista em Melody of Memory, o que pode ser um prato cheio para os fãs apaixonados pelas incríveis músicas da franquia, entretanto, me pergunto se alguém que não conhece ou não curti tanto assim a franquia gostaria do jogo. Bom, no meu caso deu certo! Eu não sou super fã de Kingdom Hearts, mas jogar Melody of Memory me deixou curiosa por conhecer um pouco mais do fantástico e mágico mundo de Sora e seus amigos.

Análise Melody of Memory

Modos de jogo:

Você pode jogar com um amigo no modo cooperativo – o que torna o gameplay menos poluído, uma vez que há uma divisão dos elementos na tela. Além disso, existe uma opção para desafiar outros jogadores em um modo competitivo on-line. Dentro do modo on-line, cada um dos jogadores escolhe uma música e o computador sorteia uma delas para protagonizar o show!

Alguns eventos extras acontecem neste modo, como, por exemplo, uma diminuição no tamanho dos inimigos, isso dá um tempero maior para a competição – vou confessar que não tive sorte, perdi todos os meus duelos.

Análise Melody of Memory

Vale o ingresso para essa ópera?

Melody of Memory é um jogo divertido que tem como foco amantes da franquia Kingdom Hearts. Entretanto, pagar o preço cheio pelo game é loucura! O jogo custa R$ 249,00, o mesmo valor de Kingdom Hearts 3, por exemplo. Em suma, o recomendável é esperar uma promoção. Vale mencionar que o game conta com uma versão demo! É a oportunidade perfeita para os que não conhecem tanto a franquia tomarem a decisão de comprar, ou não o jogo.

Kingdom Hearts Melody of Memory foi analisado em PS4 com uma cópia gentilmente cedida pela Square Enix.

Kingdom Hearts Melody of Memory está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

Análise Melody of Memory


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 22:43h.
2020-11-17 22:43:23