Análises Games

Análise | Kosmokrats

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Kosmokrats

Kosmokrats é o novo jogo indie que vai te dar uma visão utópica sobre a corrida espacial socialista que você não sabia que precisava ver. Lançado neste 5 de novembro para PC, o jogo foi desenvolvido pela Pixel Delusion, em Olsztyn, Polônia e publicado pela Modern Wolf.

Nele, você assume o papel de um simples descascador de batatas que foi promovido a piloto de drone dentro da força espacial socialista. Auxiliando a União na missão de se espalhar pelo universo e sobreviver aos ataques capitalistas.

Gameplay

A princípio, o gameplay de Kosmokrats é bem simples e completo naquilo de propõe. Basicamente, um puzzle de apenas puxar e empurrar peças e encaixá-las. É assim que o piloto de drone monta novas bases e tecnologias espaciais para a União.

Posteriormente, há também algumas variações, como astronautas vagando pelo meio do caminho que você de preferência, deve evitar (carinhosamente chamados de Kosmonauts). Porém, toda missão tem seu tempo máximo para sem completado. E, em adição a movimentação em gravidade zero do drone, deixa o jogo desafiador até nos níveis mais fáceis.

Sendo assim, todo o enredo e história do jogo gira em torno desta simples mecânica, onde você tem que desde coletar carregamentos de batata e novos recrutas até mesmo montar supercomputadores.

Além disso, toda missão concluída gera um relatório de gastos e ganhos, permitindo um pequeno comércio para enfeitar sua sala, comprar batatas para evitar fome (o que influencia no planejamento da fase) e até mesmo tomar algumas doses de vodka.

Apenas gostaria de ter a chances de reiniciar uma fase, nem que essas oportunidades fossem comercializadas como as outras coisas, visto o impacto do sucesso ou do fracasso de uma fase na história do jogo.

Kosmokrats Gameplay

Enredo

Todo o enredo e história do jogo foram surpreendentes, confesso que não esperava tanto pelo que vi no trailer. Kosmokrats realmente leva o lance de “história da colonização humana no sistema solar” e “corrida espacial” a sério, trazendo boas surpresas e reviravoltas a cada missão completada.

E mais: todas as decisões e resultados de missões (positivos ou negativos) influenciam na história, levando-a a rumos únicos, onde cada jogatina levará a um caminho diferente.

Kosmokrats Enredo

Referências e Easter Eggs

Tudo isso somado a ambientação russa e socialista dos anos 60 dá ao jogo um ar único, com referências, easter eggs e piadas. Neste quesito, temos muitos exemplos: desde referências aos EUA na palavra “capitalistas” a jornais da União e piadas relacionadas a programação.

Essa última com certeza minha favorita, com várias piadinhas de programadores aparecendo sempre em um dos monitores da sala de pilotagem.

Além disso, não podemos deixar de fora a grande participação de Bill Nighy, grande ator e dublador britânico, conhecido por Piratas do Caribe, Anjos da Noite, Harry Potter e Detetive Pikachu. Em Kosmokrats, ele é o narrador principal que acompanha o jogador através de toda a jornada espacial.

Kosmokrats Easter Eggs

Conclusão

Até agora, mesmo tão pouco tempo depois de seu lançamento, já dá pra ter uma noção do sucesso que Kosmokrats tem pela frente. O jogo foi citado com uma das melhores demos abertas do Festival de Outono da Steam pela Rock Paper Shotgun e possui notas positivas na Steam.

Kosmokrats com certeza é uma aventura e tanto em uma premissa única de ambientação e gameplay, abordando temas em uma leveza e humor poucas vezes vistas anteriormente. É um jogo de puzzle que consegue te deixar apreensivo, interessado e ainda te proporciona boas risadas, tornando-se uma boa pedida para passar o tempo.

Ficou interessado? Aproveita que o jogo está com desconto de lançamento na Steam!

E também a Equipe da Manual dos Games agradece o ‘kit Kosmokrats’ enviado a nós como parte da promoção do jogo!

Kosmokrats Kit

Kosmokrats nota


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 15:32h.
2020-11-09 15:32:38