Análise | Lies of P

Lies-of-p

Lies of P aprimora muitos aspectos do Bloodborne

Desenvolvido pela Sul Coreana, Round8 Studio, Lies of P foi recentemente lançado para PC, Playstation e Xbox. Trata-se de mais um souls like, RPG de ação em terceira pessoa, dessa vez profundamente inspirado em BloodBorne trazendo um enredo inspirado no consagrado romance, As Aventuras de Pinóquio.

Lies of P analise 0002

Será Lies of P mais um souls like sem alma, que copia porcamente as mecânicas absolutamente impecáveis dos games da From Software, ou um jogo que chega para somar, trazendo novas dinâmicas e elementos de gameplay? É o que vamos tentar descobrir hoje…

MEU NOME É GRILO. GRILO FALANTE PARA SER EXATO! E VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA PARA LÁ DE EXTRAORDINÁRIA

Lies of P analise 0001

A despeito de ter sua ambientação inspirada em as Aventuras de Pinóquio, Lies of P nos entrega um enredo enigmático, que no final das contas pouco importa para o desenvolvimento do gameplay, o inicio do jogo é tão similar a Bloodborne que chega a causar alguma confusão.

P, o boneco criado por Gepeto aqui é apresentado como uma criatura dotada de inteligência e capacidades de combate invejáveis. O jogo tem início quando P é acordado por uma voz misteriosa que o guia pelas ruas da cidade amaldiçoada de Krat, um lugar anteriormente vívido que agora está destruído pela loucura e violência sanguinária (Qualquer semelhança não é mera coincidência). P deve encontrar seu criador, o Mestre Gepeto, superando a calamidade que se abateu sobre a cidade.

Lies of P analise 0005

Desenvolvido com o motor de jogo Unreal Engine 4, Lies of P apresenta gráficos excelentes, com uma dinâmica de exploração satisfatória, característicos mapas interconectados que carecem de profundidade, deixando sempre uma sensação de linearidade e em determinados momentos uma design de arte tão parecido com Bloodborne que chega a incomodar. 

EU SOU SÓ UM GRILO QUE FALA, QUEM SOU EM PARA DIZER O QUE É REAL?

Lies of P analise 0006

Toda a mecânica de jogo é característica do gênero, com pontos de controle “bonfires” distribuídas conforme progredimos no cenário onde poderemos fazer a gestão de determinados equipamentos e evoluir o personagem. Teremos também um hub central, onde encontraremos alguns NPCs responsáveis pelo upgrade de armas e venda de determinados itens.  O game não tem co-op, mas é possível invocar espectros com o uso de um item que você poderá farmar ao longo do gameplay ou comprar em determinados vendedores.

O sistema de combate é interessante, porém parece desbalanceado em determinados momentos sendo que boa parte da dificuldade do jogo está relacionada ao movimento de parry, que parece estar “quebrado”, e posso te garantir que todos os monstros mecânicos do game oferecem um risco de vida real ao nosso protagonista. Embora a variedade de inimigos seja bem pequena ao longo do gameplay, o que não chega de fato a incomodar, os chefes e mini-chefes de fase oferecem momentos de combate implacáveis, onde vai suas habilidades serão exigidas ao máximo.

Lies of P analise 0007

O sistema de combate é altamente punitivo, e como em Sekiro, nem sempre a esquiva é a melhor opção, definitivamente o movimento a ser dominado é o Parry. E meus amigos, a janela de acerto para o Parry é curtíssima, é bem complicado acertá-lo diversas vezes seguidas. Leve em consideração que determinados chefões possuem ataques tão frenéticos que se não interrompidos com um parry perfeito, te matarão em segundos. 

A despeito dos combates emocionantes, o ponto alto do jogo está definitivamente no arsenal de armas de P. Espadas, Machados, maças etc. P tem um braço mecânico com uma dinâmica muito similar ao que vimos em Sekiro. Essa prótese mecânica pode ser modificada com diversos dispositivos de ataque e defesa, que vão desde ganchos para puxar inimigos para o seu raio de ação, até mesmo um lança-chamas. 

Lies of P analise 0004

Associado as armas também temos um sistema de craft que vai permitir criar armas com a combinação de tipos já existentes, além de substituir partes do corpo de P, desbloqueando novas habilidades de combate e exploração. Vale ressaltar também que as “roupas do jogo” são puramente decorativas, não oferecendo nenhum atributo extra ao personagem.

VALE A PENA JOGAR Lies of P?

Lies of P analise 0003

Lies of P é um excelente Souls Like, profundamente inspirado em BloodBorne e Sekiro, apresenta mapas pouco variados, com uma dinâmica de exploração essencialmente linear e um nível de dificuldade insano! A mecânica de modificação de armas é excelente e definitivamente o ponto alto do jogo.

Caso você seja entusiasta do gênero, Lies of P é definitivamente uma excelente pedida que vai te presentear com boss battles insanas em um gameplay bem desafiador.

Nota Lies of P
Esta Análise foi feita com uma cópia de Lies of P cedida gentilmente pela Round8 Studio

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: