Análise | Like a Dragon: Infinite Wealth

Like-a-Dragon-Infinite-Wealth

Desenvolvida pela Ryu Ga Gotoku Stidio e publicado pela SEGA de janeiro para PC, Xbox Series S/X e Playstation 5, Like a Dragon: Infinite Health é mais um lançamento de uma longeva e super popular série de jogos de Ação e aventura com elementos de RPG que giram entorno da famosa máfia Japonesa, Yakusa.

Trata-se do nono jogo da série Like a Dragon, e é uma sequência direta de Yakusa: Like a Dragon lançado em 2020 e Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name publicado em 2023. Mas a despeito de ser uma continuação direta da história com personagens icônicos da franquia, o jogo foi desenvolvido de maneira que toda a história é contextualizada conforme discorre, e meu amigos, que história! 

A redenção do Dragão

Like a Dragon: Infinite Wealth tem seu enredo ambientado entre o Japão e o Hawaii, com uma trama impressionantemente bem desenvolvida, divertida e envolvente. É quase impossível acompanhar o desenrolar dos eventos no jogo e não os imaginar em uma série ou filme para os cinemas e/ou TV.

Os acontecimentos do jogo se passam em 2023 e giram entorno de ex-membros Yakusa do clã Tojo, Kasuga e Kiriu. Tudo tem início com a vida pós Yakusa de Kasuga, em busca de redenção, agora ele trabalha em uma agência de empregos e foca todas as suas energias para dar uma vida nova a ex-membros da Yakusa que tentam se adaptar a uma vida normal na sociedade moderna. 

Like a Dragon Infinite Wealth 0001

Mas o peso do passado chega rápido, e uma série de acontecimentos fazem com que Kasuga perca seu emprego forçando-o a embarcar em uma nova aventura, dessa vez no Hawaii! 

Seguindo a dica de um antigo aliado da Yakusa, Kasuga se vê obrigado a viajar para Honolulu em busca da sua mãe biológica, Akane Kishida, que ele pensava ter falecido muitos anos atrás. Ao chegar no Hawaii ele encontra Kiriu (famoso personagem da franquia) que passa a acompanhá-lo em suas desventuras amalucadas descendo a pancada em valentões de rua e enfrentando uma poderosa gangue de criminosos locais que parecem ter envolvimentos obscuros com a yakusa japonesa.

Mesmo recheado com as esquisitices típicas de enredo que permeiam RPGs japoneses, a história é hilária e em alguns momentos, emocionante. Com um desenvolvimento muito bem cadenciado e uma evolução de personagens impecável, de maneira que é quase impossível não se importar com cada um deles por menos tempo que participem da trama principal, que gira ao redor da Kasuga e Kiriu.

Like a Dragon Infinite Wealth 0002

O Dragão de Hawaianas

Like a Dragon: Infinite Wealth entrega uma experiência de jogo clássica, um RPG de ação e aventura com combate em turnos, onde controlaremos em ação além dos dois personagens principais, membros que serão gradativamente introduzidos a história conforme avançamos no gameplay. 

Mas se engana quem pensa que por usar como base elementos clássicos de RPGs de combate em turnos, que podem ser considerados datados e desinteressantes por algum, Like a Dragon: Infinite Wealth não do seu jeito de deixar tudo extremamente dinâmico, brutal, e super engraçado em alguns momentos.

O game tem um sistema de progressão que torna os personagens mais fortes e consequentemente lhes apresenta novos upgrades de arma e novas habilidades de ataque e defesa conforme a história progride, e você sente claramente que está progredindo.

Like a Dragon Infinite Wealth 0003

Cada personagem possui uma profissão ou classe, cada profissão possui habilidades e estilos de jogos diferentes e da mesma maneira lhes possibilita utilizar armamentos específicos.

Conforme explora a cidade com sua equipe, você vai se deparar com diversos grupos de valentões e criminosos que infestam as ruas do Japão e Hawaii. Esses grupos são distribuídos de maneira aleatória e possuem marcadores na sua cabeça eu indicam seu nível, os inimigos com um escudo azul na cabeça são de baixo nível e podem ser derrotadas automaticamente, os inimigos com escudo vermelho estão em um nível compatível com o da sua equipe, e os inimigos com escudo roxo estarão muito acima do seu nível.

A despeito da graduação dos níveis de inimigos, a dificuldade de combate costuma ser bastante variável. Os desafios mais casca-grossa mesmo vão acontecer com os mini chefes de rua posicionados em pontos específicos da cidade, marcados por uma coroa dourada na cabeça.

Like a Dragon Infinite Wealth 0005

Mas e como funciona o sistema de combate? Pois então, aqui não tem porrada ‘fofa’, a ação desse jogo é brutal! Apesar de possuir a clássica mecânica de ação em turnos, onde os personagens se alternam entre ataque e defesa, tudo é feito de uma maneira que mais parece uma briga de rua, onde elementos do cenário podem ser arrebentados sem dó na cabeça dos inimigos!

Quando engaja em uma briga, parte da rua é isolada para o combate e você terá uma área circular que limita a movimentação dos seus personagens, além do uso de ataques normais e habilidades especiais, o posicionamento nos momentos de descer a pancada são extremamente importantes para maximizar o dano causado. Caso você consiga arremessar um inimigo contra a parede ou até mesmo contra um dos seus companheiros, ele vai sofrer um considerável dano extra.

Like a Dragon Infinite Wealth 0006

Ainda nos momentos de combate, é possível sumonar um NPC que te ajudará, funciona como um delivery de lutador! Aqui você literalmente telefona para alguém, que pelo preço correto vai aparecer na batalhar e te auxiliar até o final.

Como todo bom RPG japonês, Like a Dragon: Infinite Wealth é recheado de minigames que alguns podem considerar absolutamente ridículos e outros podem passar horas e horas jogando. Mas em linhas gerais, são todos super esquisitos e não dediquei muito do meu tempo a eles.

Aqui vamos destacar os principais e mais complexos minigames, que são introduzidos conforme avançamos no jogo e podem ser uma fonte de dinheiro realmente boa, caso você consiga se engajar em algum deles.

Like a Dragon Infinite Wealth 006

Miss Match, um aplicativo de encontros, uma espécie de tinder para o Kasuga. Ondem após dar match com alguma npc do jogo, você pode se engajar em diálogos absolutamente ridículos para encontrar uma namorada. 

Like a Dragon Infinite Wealth 0007

Crazy Delivey, Kasuga pode trabalhar de freelancer como um entregador de comidas por aplicativo, esse mini-game é bem divertido, e introduzido de maneira convincente no jogo, já que kasuga perdeu seu emprego e está quebrado! Trata-se de uma divertida homenagem a Franquia da Sega, Crazy Taxi.

Like a Dragon Infinite Wealth 0008

Sujimon Battle, de longe o mais estranho de todos. Trata-se de uma paródia de Pokemon, ondem você vai, literalmente, colecionar pessoas e batalhar com eles no campeonato Sujimon… sério mesmo… tosco demais, embora possa ser uma boa fonte de dinheiro para quem conseguir engajar nisso.

Like a Dragon Infinite Wealth 0009

Dondoco Island, esse é o mais interessante e realmente vale a pena passar algum tempo se dedicando a ele. Trata-se de um jogo de construção, onde você acaba se deparando com um trecho sucateado da ilha e precisa reconstruí-lo atraindo turistas e construindo novos edifícios. Definitivamente vale a pena dedicar algumas horas.

Like a Dragon Infinite Wealth 0010

Embora não se trate de um mundo aberto propriamente dito, as áreas de exploração tanto do Japão quanto do Hawaii são enormes. Taxis funcionam como pontos de viagem rápida descobertos ao longo da gameplay além disso em determinado momento no Hawaii você vai ganhar um Hoverboard para se deslocar na cidade, sendo possível até mesmo automatizar o deslocamento entre os pontos chave das missões.

E meus amigos, que cuidado foi dedicado aos gráficos desse jogo! Tudo é muito bem-feito, principalmente a expressão facial e animações dos personagens principais, todas as cutscenes de história são impecáveis, com excelente narração e gráficos de cair o queijo! 

Like a Dragon Infinite Wealth 0011

O único ponto negativo do ponto de vista gráfico são as expressões faciais de alguns NPCs secundários, cujas emoções não correspondem em nada ao visto em determinados momentos. A variedade e estilo e design dos inimigos é bem repetitiva também, como em animações de ataque e defesa. Em determinado momento do jogo da a impressão de que estamos descendo a pancada no mesmo grupo de arruaceiros.

Like a Dragon Infinite Wealth 0012

Vale a pena jogar Like a Dragon: Infinite Wealth?

Like a Dragon: Infinite Wealth foi uma supresa para mim, nunca dei a menor importância para essa franquia, principalmente porque a temática em que ela se ambienta nunca me atraiu, mas que grande erro cometi! Trata-se de um jogo de ação impar, com uma história evolvente e absurdamente divertida contada da melhor maneira possível!

Os gráficos do jogo são de cair o queixo, com mecânicas bem polidas que não deixam absolutamente nada a desejar dentro do que se propõe, tudo isso acompanhado por um trilha sonora presente, customizável, de muito bom gosto! 

A implementação do sistema de combate em turnos mais dinâmico e modernizado também é impressionantemente divertida, mesmo com a pouca variedade de inimigos ao longo das mais de 50h de jogo nunca deixou de ser divertido jogar uma bibicleta ou cone de rua na cabeça deles! 

Like a Dragon: Infinite Wealth é um RPG de ação e Aventura obrigatório para os veteranos da franquia, e uma excelente porta de entrada para aqueles que como eu, nunca experimentaram nenhum jogo da série!

Like a Dragon Infinite Wealth nota

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: