Análises Games

Análise | Madden 22

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
madden-22-t

Madden 22 vale a pena?

Como fã de esportes, Madden 22 é um dos meus jogos favoritos. Amo demais futebol americano e o único simulador do mercado, Madden, também está entre os amados deste humilde redator.

Bem, chegamos mais uma vez nesta época do ano onde estamos na pré-temporada da NFL e com ela temos a chegada da temporada do Madden, onde a EA lança seu simulador exclusivo.

A propaganda de venda: Franchise Mode

Uma das principais propagandas da EA com o Madden NFL 2022 é o Franchise Mode, ou modo carreira, como queira chamar. O modo é um dos mais amados e jogados pela comunidade, principalmente dos veteranos e das pessoas que estão fora dos EUA.

Madden 22

Por que fora dos EUA você pergunta… Bem, o Madden tem os servidores locados nos EUA, então jogar aqui no país é uma tarefa impossível por conta do lag. Até da para jogar, mas é extremamente complicado e você tem grandes chances de errar tudo, desde chutes, passes, tempos de bola, etc.

Voltando para o franchise, a EA trouxe várias mudanças e novidades. Este ano temos Staff para o ataque e defesa, com árvores de habilidade para cada um deles, incluindo o HC. Os HC são reais, licenciados, os de ataque e defesa são genéricos.

As árvores de habilidade e os técnicos de defesa e ataque são uma mudança positiva, um caminho na direção correta. É algo ainda simples, mas que muda o jeito como você pensa e joga. Isso pode ser melhorado muito ainda, podendo chegar em algo no nível NCAA 14.

Madden 22

Outras mudanças que temos é as entrevistas antes do jogo, que não fazem muita coisa infelizmente. Elas servem para colocar objetivos, do tipo segurar o ataque adversário para menos de 200 jardas aéreas ou fazer 4 sacks no jogo. É algo interessante mas que com o tempo você ignora totalmente.

Em resumo: o modo franchise está indo para o caminho que toda a comunidade queria, mas ainda não chega aos pés do que tínhamos em games como o Madden 06 ou 07 por exemplo.

Animações e mais animações

Bem, infelizmente isso não mudou… Se você não sabe ou não entende, me deixe explicar. O Madden 22 é totalmente baseado em animação e não em física realista dos jogadores.

Diversas vezes durante cada partida, uma animação se sobressai a outra. Por exemplo: estava em uma jogada, perto da linha do TD, tinha defensores por perto. Decidi pular, para conseguir pontuar. Ao fazer isso, meu jogador iniciou a animação de pular, mas foi parado no meio do caminho, pois um defensor fez um tackle e animação do jogador pulando parou no meio e começou a do tackle.

Infelizmente isso tira a imersão do jogo, do simulador de futebol americano. Mas nem tudo é ruim, essas animações são bem feitas. Se elas não se “atrapalham” ela são realistas e estão no ponto certo. Elas deixam o jogo suave e perto do realismo.

A gameplay no geral não mudou muito do game do ano passado, está parecidas, mas com melhorias e mudanças. As animações estão mais lapidadas e mais no “ponto” certo.

Algo que me incomodou muito e que deve ser corrigido com algum patch logo é a secundária. Cover 2 ou 3, no fundo, os jogadores da defesa não conseguem acompanhar os WR/TE/RB no fundo do campo, eles são lentos e perdidos. Tive que usar quase sempre marcação homem a homem.

No caminho certo?

Com o Madden deste ano a EA trouxe algumas mudanças que os fãs imploram a anos. Ela trouxe algumas coisas que deixam o modo Franchise melhor, mais administrável pelo jogador, você sente que o time está mais nas suas mãos. No fim parece mais visual e tudo é simples conforme o tempo passa.

Madden 22

A gameplay, ainda baseada em animações é algo que eu queria que mudasse, desesperadamente. Quem sabe o que o futuro reserva, um jogo baseado em animações, mas com física em alguma parte ou jeito.

O Madden continua sólido, mas com problemas que deixam o jogo em um nível abaixo do que todos esperam. É um jogo divertido, com toda a certeza, mas se você mexer muito, a experiência pode ir por água abaixo.

Esta Análise foi feito com uma cópia cedida pela EA


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 10:32h.
2021-08-24 10:32:34