Vale a pena comprar Madden 21?
It´s Madden Season! Essa frase sempre me empolgou, não posso mentir. Meu esporte favorito, um dos meus games favoritos é o Madden NFL. Jogo ele desde o Madden 06, e nunca fiquei sem jogar um game, até o Madden 21.
Madden NFL 21 é o mais novo game esportivo da EA, que é a única empresa que tem a licença da NFL para poder trazer um jogo de simulação da liga.
Este ano, o jogo chegou, mas, antes disso, tivemos a hashtag #FixMaddenFranchise bombando no Twitter. Era um pedido dos fãs, incluindo eu, pedindo para que a EA desse foco no Modo Carreira, que estava a muitos anos abandonado e sendo só trazido de um game para outro sem mudanças ou melhorias.
A resposta veio, a comunidade foi ouvido. Mas, infelizmente, a EA não trouxe melhorias ou novidades este ano. Ao invés disso, foi dito que o game do ano que vem seria melhor, que teria várias correções e novidades.
Antes que você pense que é algo fora do comum, o que todos pedem, é o que a EA fazia a anos atrás, com o Madden 05, 06, jogos épicos, cheios de conteúdo e profundidade de gameplay.
O Madden 21
Depois da história antes do jogo, vamos para a história do jogo deste ano. Madden 21 traz quase a mesma coisa que vimos em Madden 20, com algumas melhorias e correções. Vários problemas e bugs do jogo do ano passado continuam e alguns até pioraram neste ano.
O game deste ano traz de volta os X-Factors, habilidades que alguns jogadores tem. É algo legal, e que eu gosto muito… porém, o game não faz uso dele como deveria, por ter outros problemas envolvido.
Uma das novidades (talvez a única) é o modo The Yard. Um modo que traz um futebol americano de rua, com regras diferentes e uma jogabilidade única, que não víamos com os Madden anteriores.
O problema aqui é que o modo é a novidade do ano. Não temos outra coisa. Se você tem o Madden 20 e quer ir para o 21, a única coisa nova aqui é o modo The Yard.
Claro, este modo de futebol de rua é legal, divertido, com novas regras, mas… falta algo. Ele poderia ser usado de uma maneira melhor, ter mais conteúdo, para deixar ele mais atrativo para os fãs.
Face of the Franchise
A outra novidade que volta esse ano, mas melhorada é o modo onde você pode ser um jogador e começar do high school até a NFL. Você monta seu personagem, faz suas escolhas até a liga.
O problema é que suas escolhas não importam muito. E a história é muito previsível, sem sal nem açúcar e não importa o que você faça, nada vai mudar.
O exemplo disso é uma partida que eu estava vencendo por 3 touchdowns. Tudo correndo bem e, do nada, vem o técnico e me tira da partida. Então, você pode fazer o que quiser, a história será a mesma.
Este, como The Yard, é um modo com tanto potencial, tanta coisa a ser explorada, mas que é mal usado e peca na falta de conteúdo.
Finalizando
Você que está até aqui lendo isso, não sei o que vai pensar de mim, mas eu estou falando do fundo do meu coração e dizendo que estou muito decepcionado, triste e desapontado com a franquia que tanto amo.
Eu colocava mais de 200 horas do meu ano jogando somente Madden (imagem abaixo) e, com o 20 eu desanimei muito. Com o 21 não vai ser diferente. Na minha análise eu desanimei demais, mas ainda tenho esperanças para o 22 e a next gen.
O Madden NFL 21 vale comprar? Se você não jogou nenhum Madden desde o 18, talvez sim. Mas, se você quer esperar para o 22 para talvez receber algo melhor, espere, talvez valha a pena.
E mais uma vez, eu faço essa análise não como um redator/analista, mas sim como um fãs que clama para um jogo melhor.
Madden NFL 21 foi analisado no PS4 com uma chave enviada pela EA.