Análises Games Nintendo

Análise | Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Com as Olimpíada de Verão chegando em 2020, é de se esperar outro jogo da série Mario & Sonic nas Olimpíadas. E Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 possui algo mais especial do que outros anos, pois se passa pela segunda vez no Japão e é o primeiro da série no Switch. O título deste ano segue a fórmula dos anteriores e oferece algo sólido e divertido, mas sem muita profundidade.

O jogo consiste em vários eventos olímpicos como mini-games. Temos esportes como arco e flecha, atletismo, surfe, futebol e até o Rugby de 7, onde você pode escolher personagens clássicos da Nintendo e SEGA. Cada personagem jogável tem algumas diferenças de habilidade.

Modo história é algo… complicado

Além disso temos o modo história, caso interesse. Nele alguns personagens vão para o mundo 8 bits, uma das novidades do jogo deste ano. A história faz você viajar por todo o parque Olímpico, buscando uma maneira de entender o que é o dispositivo misterioso de Luigi e libertar os seus amigos de dentro do console antigo.

Enquanto Luigi tenta entender o console antigo no “mundo real”, Mario, Sonic, seus amigos e inimigos participam de competições nos jogos Olímpicos de 1964, o que é divertido, mas chato por causa dos diversos e longos diálogos não puláveis.

A história é curta (cerca de 5 a 6 horas) e serve mais para um tutorial longo do que qualquer outra coisa. Ela mostra algumas coisas divertidas e curiosidades das Olimpíadas, mas o foco mesmo, depois de milhões de diálogos, são os esportes que você pratica.

Alguns dos minijogos que foram levados para os Jogos Olímpicos de 1964 são alguns dos meus eventos olímpicos favoritos. Vôlei é um dos meus favorito, mas esse e alguns outros são apenas eventos de 1964, em 8 bits. Eu gostaria muito de ver todos os eventos em 8 bits e nos gráficos atuais também, então, por que dividir isso?

Eventos simples e super-divertidos

Quanto aos eventos, todos eles empregam uma dinâmica de controle simples, geralmente envolvendo pressionar os botões certos na hora certa ou fazer o movimento adequado. É um sistema fácil de aprender, que requer repetição em alguns casos. Às vezes, pode ser muito simples, especialmente ao usar os controles do botão. Por exemplo, corrida de 100 metros, usa o mesmo botão, só apertar repetidamente e rápido para vencer. Claro, existe a opção de usar os Joy-Cons para uma sensação mais “autêntica”, mas na real, muitos jogadores usarão botões pois é um sistema portátil.

O grande foco e a parte mais legal, assim como Mario Party, é o multiplayer local (já que o online não funcionou bem). Mas aqui também há problemas. A única maneira de jogar o modo multiplayer local é um evento por vez. Você acaba de participar do evento, pressiona o botão por alguns segundos e depois mostra o pódio com os vencedores. Então você volta ao menu para escolher o próximo evento.

São eventos rápidos, e a volta para o menu para escolher um novo evento e personagem é chata e repetitiva. Seria legal como acontece em Mario Tennis, onde você pode criar um torneio por exemplo, opção que não tem no Mario & Sonic Tokyo 20.

Bom, ruim e simples

Do lado técnico, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é um excelente exclusivo da Nintendo, bem polido e roda super bem no Switch. Ambos os cenários, tanto em 2020 quanto em 1964, oferecem impressionantes pequenos passeios virtuais por Tóquio. 

Um dos pontos mais fortes, para nós, Brasileiros, é a dublagem. O jogo está totalmente em português, tanto menus, textos e diálogos, quanto as frases dos que anunciam o evento, final entre outros pequenos detalhes.

O jogo pode se tornar repetitivo e senti falta de mais modos de jogo, como um super simples onde eu possa participar de todos os eventos, representando meu país contra o resto do mundo, e isso foi uma decepção.

O jogo é divertido, simples, curto e repetitivo. Não tem uma vida longa, mas para quem é fã de esportes em geral como eu, vale a pena se aventurar por Tóquio.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 foi revisado no Nintendo Switch com uma chave enviada pela Nintendo.

Publicado em 19 de novembro de 2019 às 07:00h.
2019-11-19 07:00:49