Análises Games Microsoft Nintendo PC Sony

Análise | Mega Man Zero e ZX Legacy Collection

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Mega Man Zero e ZX Legacy Collection

Os fãs da série Mega Man podem se alegrar com o lançamento da coletânea Mega Man Zero e ZX Legacy Collection para os atuais consoles. Os games originalmente lançados para os portáteis da Nintendo finalmente deram as caras nos outros consoles.

A Capcom compilou 6 jogos dos portáteis, sendo 4 games do Gameboy Advance e 2 do Nintendo DS, trazendo muitas novidades e recursos que os jogadores vão adorar.

Por ser um game de coletânea, vamos trazer nessa análise detalhes da coleção sem focar nas histórias individuais de cada jogo.

Menus rápidos e precisos

A Capcom na maioria das suas coletâneas tenta trazer um menu simples e fácil de navegar. E não foi diferente nessa coleção. O menu separa bem os jogos do Gameboy Advance, que ficam do lado esquerdo, onde podemos escolher entre os seguintes jogos: Mega Man Zero, Mega Man Zero 2, Mega Man Zero 3 e Mega Man Zero 4. Do lado direito ficam os games do Nintendo DS: Mega Man ZX e ZX Advent.

O menu é bastante rápido e mesmo saindo de um jogo para entrar em outro, leva poucos segundos para iniciar o game.

Um ponto fraco é que os games contam com vários idiomas para escolher menos português.

Mega Man Zero e ZX Legacy Collection menu

Ports com qualidade

Uma das coisas que passam na cabeça dos jogadores ao comprar a coletânea é se os games foram bem trabalhados nos ports. É que por serem jogos de portáteis fica mais difícil de acreditar que os games fiquem bom na tela.

Para resolver esse problema a Capcom criou três opções de filtros que nos permite escolher o que se adapta melhor à nossa tela. O “Tipo 1” tenta suavizar as bordas e reduzir a quantidade de pixels na tela. O “Tipo 2” faz a tela parecer aqueles monitores antigos de CRT. O “Tipo 3” é a opção sem filtro. A primeira opção foi a que mais joguei e me adaptei.

Além dos filtros, temos a opção de mudar as artes nas laterais. São várias artes, uma mais bonita que a outra, e você pode mudar a qualquer momento do game.

Mega Man Zero

A mesma jogabilidade de sempre

Sobre a jogabilidade, ela se mantém idêntica aos outros games da série: botão de pular, atirar e trocar de poder.

Outro ponto interessante foi adaptação dos controles do Nintendo DS que utilizavam duas telas, mesmo que a segunda quase não era utilizada, a solução que a Capcom criou foi colocar uma pequena tela na lateral e que pode ser movida através do controle analógico direito, semelhante a um mouse de PC.

Novos recursos

A série Mega Man Zero é famosa nos portáteis por serem jogos difíceis e desafiadores. E a Capcom pensando nos novos jogadores, criou dois recursos que podem não agradar aos jogadores casuais, mas que podem ajudar os jogadores iniciantes. A primeira opção implica em escolher um modo fácil chamado de Casual Scenario Mode. Esse modo deixa o Zero mais poderoso, evitando que ele morra por objetos nos cenários, como espinhos e buracos. Esse modo só pode ser ativado antes de entrar no jogo.

Outro recurso colocado foi o Save State, quem jogou games no emulador já o conhece. Save State possibilita salvar a qualquer momento o jogo, fazendo com que permanecemos com todos os poderes e vida e possamos encarar os chefes várias vezes sem precisar jogar a fase toda novamente. Lembramos que esses recursos são opcionais, então cabe ao jogador decidir se quer um facilitador ou se vai encarar na raça!

Mega Man Zero e ZX Legacy save point
Extras

Os extras do Mega Man Zero e ZX Legacy Collection trazem trilhas sonoras, imagens de todos os jogos e um modo chamado Z-Chaser, trata-se de um modo Time Attack em que podemos jogar uma fase e tentar reduzir o tempo para concluí-la. O modo ainda nos permite assistir AI para saber como ele conseguiu passar a fase rapidamente.

Mega Man Zero e ZX Legacy Collection zchase

Conclusão

Mega Man Zero e ZX Legacy Collection é uma ótima coletânea para os fãs de Mega Man. São 6 incríveis jogos que não haviam sido lançados para os consoles da atual geração. Quem não teve a oportunidade de jogar os games nos portáteis, pode adquiri-los por um preço especial. Raramente podemos desfrutar de grandes games como essa coletânea.

Mega Man Zero

Mega Man Zero e ZX Legacy Collection foi gentilmente cedido pela Capcom.

 

Publicado em 2 de março de 2020 às 13:00h.
2020-03-02 13:00:45