Pesquisar

Análise | MLB The Show 22

Vale a pena jogar MLB The Show 22?

Abril chegou e com ele, como todo ano, temos a chegada do novo game da MLB. Desenvolvido pela Sony San Diego, MLB The Show 22 chega mais uma vez com várias novidades, incluindo as mudanças da liga.

Por ser o único game da MLB e não ter concorrência, essa exclusividade pode parecer que o game não vai ser bom, trazer novidades ou melhorias, mas a cada ano a Sony San Diego nos surpreende e traz um game cada vez melhor, mais polido e cheio de detalhes.

O game desse ano chega para PS4 e PS5 por ser um estúdio da Sony, mas também chega pela primeira vez ao Nintendo Switch e, como ano passado, o jogo chega para Xbox One e Xbox Series X/S.

Como esse ano tivemos várias mudanças nas regras e novidades para a MLB, o pessoal da Sony San Diego trabalhou para colocar tudo. Então temos desde elencos 100% atualizados até as novas regras e mudanças da liga corretas, condizendo com o que temos hoje na MLB.

Transmissão de TV ou videogame?

Logo de cara, na primeira partida, a gameplay e a apresentação geral do jogo parece uma transmissão. Como eu disse, isso é um simulador, mesmo sendo o único do mercado, os fãs merecem carinho e um jogo de qualidade, um game que simule a fundo o que vemos todo dia na TV.

Como um fã do jogo e da MLB, o que eu quero é ver isso, sentir como se estivesse vendo uma transmissão, mas vai muito além disso. Claro, se parecer com uma transmissão é interessante, mas a imersão também é parte importante da gameplay do jogo.

O jogo para mim foi muito imersivo por causa disso, pude aproveitar o máximo colocando a opção de transmissão completa, para ver várias cutscenes e imagens interessantes, como a câmera de fã e mais.

Animações, gráficos e detalhes incríveis

Baseball não é um jogo super movimentado, cheio de coisas como futebol ou futebol americano, mas tem vários detalhes que a Sony San Diego foca que me deixou impressionado.

Os estádios, desde as ligas menores até a MLB são extremamente detalhados e lindos de se ver. Como comentei da ambientação, os gráficos e texturas são belos e fazem o estádio se parecer vivo e real.

Dentro das quatro linhas, ou devo dizer, no campo de jogo, os modelos dos jogadores e animações estão no ponto. Desde o rebatedor fazendo o swing até o outfielder como os jogadores se movimentam, tudo parece como se fosse a vida real, de forma orgânica e sem parecer robótico.

Jogando no PS5 temos o gatilho adaptável e o áudio 3D que dão ainda mais imersão na gameplay. Falando do controle, a vibração dele em uma jogada ou em uma rebatida certeira no tempo certo, fazem você sentir a vibração da torcida e como seria se você tivesse o bastão na mão rebatendo. O áudio faz com que você se sinta no estádio e também escute o treinador gritando com você além dos jogadores fazem com que você se sinta dentro do campo.

Falando de gráficos fora do jogo, temos a apresentação do gameplay como se fosse uma transmissão real de TV. Assim como é na vida real, temos eventos festivos especiais que mudam a foram como é mostrado o placar por exemplo. Uma adição simples mas importante.

Falando de apresentação temos também a narração que é super bem feita e me faz querer ver toda a transmissão sem pular cenas. Ela é divertida e informativa também, falando de outros jogos.

Não faltam modos jogo e de jogar

Você quer jogar como um novado na MiLB? Temos o modo principal The Show. Se você quer jogar uma temporada temos o March to October em uma temporada única singleplayer. Você quer algo estilo Ultimate Team? Temos o Diamond Dynasty que tem muito conteúdo e novidades todos os dias, ainda mais agora com o início da temporada regular.

Como nos games anteriores, MLB 22 é muito bom de se jogar. A gameplay é extremamente fluída e você consegue sentir cada rebatida, cada swing no vazio, cada home run que você acerta perfeito e cada strikeout que consegue como um pitcher.

As batalhas entre arremessador e rebatedor são muito insanas, interessantes, bem balanceadas e satisfatórias. No momento que você encontra uma dificuldade que você acha desafiadora e use as configurações certas para dar ou arremessar, pode ter certeza que vai ser muito divertido.

O modo que eu mais joguei foi o Road to the Show, um dos melhores modos sem dúvida. Como todo ano, você começa em ligas menores e vai subindo aos poucos. Por ser um veterano no game, mudei as configurações para ser mais difícil para mim. Para minha surpresa foi a gameplay mais divertida que tive em anos jogando.

Como falei antes das batalhas entre arremessador e rebatedor, com as dificuldades mais altas, eu sentia a pressão e a dificuldade de enfrentar um jogador melhor ou um time fazendo o shift de maneira mais efetiva.

Outro modo que aproveitei muito até o momento foi o Franchise. Mesmo sem muitas mudanças do ano passado para agora, eu foquei nele e meus amigos, foi muito divertido. Joguei com o meu time favorito, os Yankees e fiz uma temporada completa, fiz várias trades, contratos com marcas e o draft. Virei o dono do time literalmente e o resultado foi muito satisfatório.

Vale a pena?

Você é fã de baseball? Se sim, esse é o jogo para você. Mas nem tudo é perfeito. O game está longe de ser o melhor já feito e tem seus problemas. O modo Road to The Show e o Franchise infelizmente continuam na mesma do ano passado e os gráficos não tiveram muita melhora, mas o que já tínhamos era de boa qualidade, não se percebe muita coisa.

O game continua com uma qualidade padrão dos outros anos, sendo imersivo, com muito conteúdo para os fãs antigos mas também tem várias opções de acessibilidade que fazem com que os fãs que só querem se divertir um pouco se sintam bem-vindos e joguem com facilidade. Sendo um jogador experiente ou não, você irá aproveitar muito.

Mesmo com esses problemas, MLB The Show 22 é um simulador sólido, de alta qualidade e bem refinado que os fãs de baseball vai aproveitar muito.

Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Sony Playstation Brasil 

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: