Need for Speed é uma franquia mundialmente famosa por seus jogos sensacionais de corrida, e dentre eles, os fãs da franquia sempre exaltam títulos como Need for Speed Carbon, Most Wanted e outros.
Dito isso, neste ano a franquia resolveu inovar e lançar o seu mais novo game, Need for Speed Unbound, game que saiu apenas para a nova geração de consoles (PS5 e Xbox Séries X e S) e PC’s, e esta análise foi feita por intermédio do PlayStation 5, no qual rodou o game de forma tranquila, tendo em vista os altíssimos gráficos e muitas informações no game para o console processar, mas, isso já era esperado do poderoso console da nova geração.
Nesse sentido, sem mais delongas, vamos a análise. O game se passa na cidade de Leakshore, e num primeiro contato com o game, pode ser notado que os gráficos e toda a física do game está de fato incrível, mostrando que realmente o game foi feito para nova geração.
Premissa de Need for Speed Unbound
A narrativa da campanha é um pouco decepcionante, tendo em vista que o objetivo do jogador é simplesmente juntar dinheiro suficiente durante as semanas de qualificatória para pagar a inscrição da corrida final.
Falando em campanha, ela divide-se em quatro semanas, isso mesmo, os seis dias de cada semana obviamente têm um dia e uma noite em que o jogador sai pela cidade buscando corridas para ganhar dinheiro. Quanto ao sétimo dia, digamos que seria a fase final de cada semana (capítulo), no qual fica disponível um evento de qualificatória para na trama.
Outro ponto que é importante em Need for Speed Unbound, é que o jogador deverá economizar uma certa quantia e ter um carro específico da categoria para poder concluir a semana, e com isso tudo, ao longo das corridas é perceptível que juntar dinheiro, tunar os carros, trocar, vender e comprar são coisas totalmente necessárias para superar os adversários e ganhar as corridas, até chegar no The Grand (corrida final) e ganhar $1.000.000 de dólares e também o carro que foi apostado.
Contudo, correr e vencer as corridas não é algo simples, pois, quanto mais você corre, mais riscos o jogador estará correndo, e quando digo riscos é a respeito do “Heat”, mais conhecido como nível de procurado. Quanto maior o seu nível de procurado, mais apelona será a polícia e maior a sua recompensa e caso o jogador seja preso ou tenha seu carro totalmente destruído, todo o dinheiro que ganhou nas corridas antes de entrar na garagem, será perdido.
Corridas e Perseguição Policial
Seguindo essa linha a respeito do nível de procurado, ele acontece de duas formas, durante o dia, quanto mais dinheiro o evento pagar, maior será seu nível de procurado e isso permanecerá na parte da noite também e apenas irá zerar quando você correr pelo menos um evento na parte da noite (que por sinal, as corridas noturnas são as que mais dão dinheiro) e voltar para garagem, que então irá virar o dia e zerará esse Heat. E aqui vai uma dica, no inicio do game, você tem duas opções se arriscar ao máximo para obter dinheiro, correndo em todos os eventos possíveis (desde que você consiga pagar as inscrições e aguentar as perseguições da polícia ou voltar para a garagem e jogar de forma mais cautelosa).
Outro ponto que deve ser esclarecido, é que os níveis de procurado (Heat), eles vão do 0 ao 5 e presumidamente acontece do não procurado até o mais procurado e conforme você vai aumentando o nível de procurado, mais polícia aparece no mapa e com carros melhores. Chegando ao nível máximo, o jogador terá que ficar esperto, pois, aparecerá carros da polícia disfarçados de carros comuns (fiquem de olho nos Camaros Pretos, eles são a polícia), Camionetes da SWAT e também terá Helicópteros te procurando e isso faz o nível 5 ser totalmente frenético, mas, como disse, conforme você vai tunando e conseguindo carros melhores, fugir do nível máximo não será tão complicado assim.
Corridas e Esconderijos de Need for Speed Unbound
Quanto as corridas, Need for Speed Unbound possuem 5 categorias: Corrida tradicional (de voltas em um circuito), Sprint (correr de um ponto ao outro), competição de pontos em drift, realizar entregas de carros que o dono da oficina Rydell nos indica e fazer corridas de resgate (literalmente você será um uber fora da lei que ajudará outros corredores (NPC’s) a chegarem em um determinado esconderijo.
Os esconderijos são de suma importância para que você consiga fugir da policia e guardar seu dinheiro adquirido ao longo das corridas, e dentro do game temos 7 esconderijos que são descobertos com essas missões de resgate que vão aparecendo conforme você progride nas semanas de qualificatórias.
Carros
A variedade de carros para ser adquirido e tunado, de fato é surpreendente. O game conta com 143 carros e vai desde Fusca até Aston Martin Vulcan, e o que mais chama atenção são os carros clássicos e o Golf GTI que pode ser customizado, que inclusive você ganha esse Golf quando entra no modo online.
Quanto a tunagem, o game conta com 5 categorias de tunagem: Modificar a carroceria do veículo, tunar as peças do motor e outros para melhorar a categoria do carro, efeitos de dirigibilidade (efeitos animados que falarei mais a frente), melhorar a garagem do Rydell para ter acesso a melhores peças, melhoria de cambage (aqui você modifica a altura do veículo, pressão aerodinâmica). Essas 5 categorias são bastante interessantes e certamente faz com o que o jogador perca um tempo de sua gameplay tunando o carro e deixando-o com sua cara.
Personagens, Desempenho, Trilha Sonora e Modo Cartunesco
O modo cartunesco e os novos efeitos de dirigibilidade em Need for Speed Unbound são de fato uma inovação para franquia e a primeiro contato, isso faz com o que o jogador torça o nariz e queira desativar isso e voltar para o modo raiz do game. Contudo, aconselho aos jogadores que não façam isso, pois, quando você se acostuma, os efeitos acabam que enriquecem o jogo e deixa com um visual de nova geração.
Quanto aos personagens, alguns possuem uma certa profundidade e outros são rasos, mas, o que desabona o jogo, é a narrativa rasa e pouco trabalhada, mas, isso é sob meu ponto de vista, que curto muito uma boa narrativa construída, mas, como se trata de jogo de corrida, o que importa é correr, tunar carros, ganhar dinheiro e comprar os melhores carros e sair fazendo o que Need for Speed Unbound oferece aos jogadores, liberdade para correr do melhor jeito que você bem entender.
A trilha sonora é muito bem feita, no melhor estilo musical americano e até tem uma música brasileira no game e elas a cada corrida e momentos importantes vão dando um clima de tensão no game.
O game oferece aos jogadores da nova geração, 60FPS e 4k e com quase nenhuma queda de frame, mesmo estando a 350 km/h, o game não crashou em momento algum e não teve nenhuma redução de qualidade, então, de fato o game está muito bem polido.
Modo Online do Need For Speed Unbound – Problemático ou está cru ainda?
O carro chefe dos jogos da atualidade, quando estes dispõe, é o modo online, tem gente que compra apenas o jogo para jogar o modo online e nem joga a campanha, mas Need for Speed Unbound é um jogo que faz o inverso, possui um modo história bom (pelos motivos acima ditos) e um modo online com uma série de problemas, quando o jogador entra no mundo aberto com outros pilotos, da aquela sensação do que fazer, acaba que os jogadores ficam perdidos.
Nesse sentido, para competir uma corrida com outras pessoas, você deve dirigir até um encontro e esperar que uma dessas pessoas aceite e isso pode ou não acontecer e isso torna frustrante o modo online, pois, você precisa ter um certo número de pilotos para competir e caso não feche o número mínimo de jogadores, a pessoa deverá cancelar e buscar novamente.
Quanto aos carros, isso é um problema, pois, digo não pela questão de variedade, mas, por aqueles que zeram o game, espera que no mínimo seus carros esteja também no online, mas, o que acontece é que apenas alguns que você ganha ao longo da campanha que transfere para o online.
Vale a pena jogar Need for Speed Unbound?
Need for Speed Unbound tem vários pontos altos que os fãs da franquia vão amar, como customização de carros, corridas a noite e modo online que certamente ganhará melhorias. Um ponto que pode afastar os curiosos é o valor básico da edição comum custando cerca de R$ 350,00. Mas é fato que os fãs de Need for Speed têm agora um excelente game para se divertirem por anos.