Pesquisar

Análise | One Piece Odyssey

One Piece Odyssey

Uma aventura para os fãs!

One Piece Odyssey 1 1
Fonte: Bandai Namco

One Piece Odyssey traz um título cheio de lembranças e recordações aos fãs, pelo longo caminho que a franquia percorreu nesses 25 anos, é indiscutível que é uma das maiores franquias de sucesso no mundo todo, contagiando onde passa.

O universo criado pelo Eiichiro Oda começou em algumas páginas de mangás, não demorou muito para ser serializado e então adentrar no mundo dos jogos, como é o caso de One Piece Odyssey, o novo RPG, desenvolvido pela ILCA.

O título aposta em uma trajetória nostálgica aos fãs dos Chapéus de Palha, no entanto, entrega uma experiência simples, trazendo ainda consigo um combate repetitivo.

A jornada cheia de recordações

Ao começar a jornada, a gangue do Chapéu de Palha cai e naufraga em uma ilha misteriosa, chamada de Waford. Então, o objetivo da equipe será conseguir materiais para consertar o Thousand Sunny e procurar os amigos que estão perdidos na região, além do chapéu do Luffy, que acabou “sumindo”, para quem é fã, sabe o quanto esse chapéu significa para o Luffy.

Na exploração, acabamos descobrindo que uma misteriosa jovem, chamada de Lim está com o chapéu do Luffy e a estranha personagem acaba tocando em cada membro da equipe e tirando assim, as suas memórias, os personagens esquecem seus movimentos de ataque e algumas coisas.

A estranha ilha, traz momentos aos nossos personagens, de arcos conhecidos aos fãs, como os arcos de AlabastaWater 7Marineford e Dressrosa. É por esta emocionante jornada, carregada de muitas recordações que a gangue do Chapéu de Palha explora e se aventura, com aquele humor irreverente da franquia.

Jogabilidade é boa no One Piece Odyssey?

Bem, como todo o básico de RPG de turno, o One Piece Odyssey consegue fazer bem isso, ao menos o dever de casa. Obedecendo esse rito, o RPG consegue trazer o que todo RPG de Turno tem, a sincronia da equipe, que conta muito em momentos de estratégia. O jogo possui pontos de salvamento manual e possui legendas em PT-BR.

Se tratando de estratégia, o game consegue distribuir bem isso ao enfrentar os inimigos, cada personagem tem uma pontuação de habilidades especiais para usar, algumas dessas habilidades são adquiridas ao longo dos personagens recuperarem as suas memórias, repassando por arcos conhecidos – como já foi apontado.

O jogo ainda consegue deixar os jogadores a resolverem puzzles, enquanto exploram o cenário, além de ter missões secundárias disponíveis. Os acontecimentos dos arcos refletem ao ambiente que os Chapéus de Palha se encontram, algumas áreas inclusive podem ser apenas exploradas após um determinado evento.

O jogador tem a possibilidade de escolher o personagem que pode atacar, usar um item ou atordoar o inimigo. Além disso, existem golpes de longo alcance e golpes que podem ser usados estrategicamente em inimigos a sua escolha.

Na exploração, pode ser usado certas habilidades de “borracha” do Luffy, isto facilita muito em cenários que o jogador não possa ir. Ou seja, isto traz uma novidade a gameplay, assim se tornando menos repetitiva e deixando características do anime/mangá.

Inimigos em One Piece Odyssey

Os inimigos de One Piece Odyssey mudam a cada cenário, um ponto positivo e em arcos específicos de um personagem é possível jogar com o mesmo, isto traz uma fidelidade aos materiais originais, algo que os fãs apreciam.

Em cada arco e ambiente explorado, podemos ver inimigos icônicos da franquia, cada luta possui algum boss chave do RPG de Turno. O personagem pode cair sozinho com diversos inimigos, então o jogador tem que montar uma estratégia o mais rápido para salvar o companheiro em apuros. No entanto, isto se torna um tanto repetitivo, pois em cada área, tirando os inimigos, acaba-se repetindo a jogabilidade – isto pode frustrar o jogador.

Sistema de itens, habilidades, XP e o poder da amizade

One Piece Odyssey ainda traz as batalhas de turno, itens para usar no menu, mudar as táticas, que seriam os personagens. O jogo possui desafios aleatórios para os jogadores completarem, que ganham mais XP, inclusive a distribuição do XP é bem democrática.

Além disso, os personagens podem utilizar itens de cura e ataque, que ajudam muito durante as batalhas, dependendo do personagem, pode possuir até seu próprio item e acabar com todos os inimigos em uma única habilidade.

As habilidades são o ponto principal da narrativa, pois já que os personagens vão recuperar seus golpes, alguns são bastante úteis, alguns dependendo da tática pode fazer o inimigo sempre errar no golpe, ainda mais em batalhas difíceis, é bem agregador as batalhas de turno.

O tático seria outro ponto importante, dependendo da formação, pode ajudar muito nas batalhas, algumas vezes encarava inimigos que não pareciam acabar e montando um bom time, a batalha pode ser rápida ou de fato demorar.

One Piece Odyssey – Vale a pena?

One Piece Odyssey 8 1
Análise | One Piece Odyssey 19

One Piece Odyssey é uma boa pedida aos fãs do anime, não é um RPG ruim, cumpre o seu papel, mas tem horas que fica um tanto repetitivo. Faz o básico de todo RPG de turno, acessórios, táticas, missões secundárias, culinária, artesanato e muito mais.

É divertido e nostálgico jogar com os personagens e adentrar na narrativa, cada um com sua habilidade marcante no jogo, é algo marcante. Além da amizade dos personagens e sobre a jornada que seguimos com os amigos.

Talvez One Piece Odyssey seja sobre isso, amizades, companheirismo e liberdade, nisso o game cumpre bem o seu papel. No entanto, o título teve um potencial bem grande a ser desperdiçado, infelizmente, isto é algo que todos os jogos da franquia carregam.

One Piece Odyssey nota final
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Bandai Namco

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: