Análises Games

Análise Preview | Per Aspera

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Per Aspera

Per Aspera é um simulador muito interessante sobre terraformar Marte e preparar o planeta para a colonização humana. O jogador é AMI, a Inteligência Artificial que está encarregada desta missão tão importante. Pois é ela vai ditar a construção e a administração de recursos e fábricas de tudo que é necessário para preparar o Planeta Vermelho.

Ainda que possa parecer um tema batido, Per Aspera trás seu diferencial em dois pontos:

  • Toda a superfície do planeta no jogo é baseado em informações reais da NASA;
  • A narrativa do relacionamento de AMI consigo mesma, com Huston e com a raça humana em geral tem um grande foco;

Desenvolvido pela TIön Industries (Argentina) e publicado pela Raw Fury (Suécia), Per Aspera faz parte do Festival de Outono da Steam com uma demo gratuita com o modo de sandbox. Mas a previsão de lançamento do jogo é para 2021.

Enredo

Os humanos vêm tentando colonizar Marte há algum tempo. Após algumas falhas tentativas, AMI, uma Inteligência Artificial, faz parte da nova missão. Primeiramente, ela é enviada para o Planeta Vermelho para terraformar-lo e prepará-lo para a colonização humana. Daqui pra frente, AMI tem contato direto com Huston, que lhe dá instruções, avisos sobre tempestades e revisa sua história.

Surpreendentemente, durante o gameplay, é possível vivenciar a evolução de AMI. Como ela “racionaliza sentimentos”, refletindo sobre sua relação com os robôs das instalações, com os pesquisadores e com a humanidade como um todo.

PerAspera Gameplay

Gameplay

Como um bom jogo de simulador, ainda mais sobre um assunto como colonizar Marte, o jogador tem que prestar bastante atenção na alocação de recursos, energia e integridade de suas instalações. O processo em si é bem simples: ir criando as minas, que vão ser usadas para criar fábricas, que vão permitir instalações mais complexas e assim por diante.

O cenário do jogo como um todo, com uma simulação bem próxima da realidade de Marte é bem interessante: as irregularidades no terreno, tempestades de areia e explosões, tudo influencia na integridade de suas instalações e drones.

Para quem é fã de jogos de simulação, Per Aspera trás um bom desafio de estratégia: onde posicionar suas instalações, as ligações entre elas, a distribuição de energia, etc. E, de bônus, é bem divertido ficar assistindo os robozinhos andando de um lado para o outro carregando recursos, construindo instalações e vendo-as funcionar.

PerAspera Detalhes

Conclusão

Até mesmo para aqueles que estão meio céticos com o gênero “simulador”, Per Aspera traz novos ares para a área: seu foco na narrativa proporciona uma dinâmica muito boa para o gameplay metódico de simuladores e jogos de estratégia.

Ainda sem uma data oficial de lançamento, pela demo pública e o preview disponibilizado para a Manual dos Games, Per Aspera tem um futuro promissor em proporcionar aos jogadores uma experiência de um dos maiores sonhos da humanidade única.

Per Aspera Nota


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 16:14h.
2020-10-27 16:14:33