Pesquisar

Análise | Pizza Possum é divertido e cativante

Pizza Possum

Pizza Possum saiu do forno e cheira muito bem!

Os gambás são animais reconhecidos por suas habilidades de esquiva, escalada e sua destreza ao escapar de situações de perigo. No entanto, apesar de ambos serem apontados como pragas por alguns, eles são muito menos lembrados do que os ratos na cultura pop. Isso se deve, em grande parte, à sua aparência menos convidativa e à infame reputação de mau odor que possuem.

No entanto, Pizza Possum utiliza muito bem desses estereótipos sobre o marsupial e o coloca como o protagonista ladrão de pizza, que deve superar os cães – figura amada por todos – para alcançar seu objetivo.

Desenvolvido pela Cosy Computer e publicado pela Raw Fury, o game foi lançado esta semana para PlayStation 5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.

História simples, objetivos divertidos

Situado em uma encantadora cidade costeira, que facilmente nos remete à Itália – principalmente pela abundância de pratos de massa e outras iguarias espalhadas pelo mapa – Pizza Possum não nos introduz completamente em seu universo desde o início.

Somos colocados na pele de um gambá sem nome, cujo objetivo principal é se alimentar ao máximo em um local repleto de outros animais, incluindo cães que atuam como guardiões dos alimentos da cidade. No topo do mapa, uma enorme pizza está sendo preparada para a rainha Bella, o que atrai irresistivelmente nosso protagonista devido ao delicioso aroma.

d904bff5 e814 4fa6 9034 74c92428e944
Captura de tela: Mateus Pereira

Aproveitando da velocidade do marsupial, devemos ingerir o máximo de comida possível, conquistando assim chaves – sim, não há muita lógica – para desbloquear novas áreas do mapa até chegar ao trono real. Ao ser pego pelos guardas, voltamos ao último checkpoint, mas recomeçamos sem qualquer alimento coletado.

4349b448 83ca 4759 9888 f15152d259fe
Captura de tela: Mateus Pereira

Ao chegar ao topo do mapa e saborear a pizza, também roubamos a coroa da rainha antes de retornar ao esconderijo e uma nova pizza é preparada na parte alta da cidade. Inicialmente, o objetivo é coletar três coroas sem ser capturado, com a promessa, conforme o próprio jogo sugere, de “descobrir o que acontece.”

06ba3d77 02f1 42f0 8ce2 dc6e30ef5656
Captura de tela: Mateus Pereira

Gameplay pra lá de viciante


Pizza Possum é um jogo que não segura a mão do jogador desde o início. Após alguns breves diálogos introdutórios, o jogo nos lança diretamente em seu mapa, sem tutoriais ou orientações claras.

Eu pessoalmente levei algum tempo para perceber que a estratégia mais eficaz era correr e desviar desesperadamente em busca de grandes quantidades de comida em vez de tentar bancar o “Solid Snake” e agir furtivamente.

No entanto, agir de forma estratégica ainda é algo bem-vindo, principalmente se tratando da administração de itens que o jogo oferece à medida que coletamos quantidades específicas de alimentos durante as runs.

b73635a6 f79c 4617 b480 ae5eb4b2692b
Captura de tela: Mateus Pereira

Após devorar a primeira pizza e conquistar a primeira coroa, o jogo pode se tornar repetitivo e esse é um dos principais problemas aqui.

Os itens desbloqueáveis ajudam o gambá em sua tarefa e trazem mais diversão à jogatina, mas após adquirir a primeira coroa a dificuldade adaptativa do jogo é ativada, tornando as coisas um pouco mais complicadas.

Pizza Possum
Captura de tela: Mateus Pereira

Coop traz um tempero a mais ao jogo

O game apresenta um modo cooperativo extremamente interessante e bem concebido, que modifica significativamente a gameplay, introduzindo novas mecânicas.

Embora o jogo não se torne necessariamente mais fácil no modo cooperativo, os personagens podem colaborar durante a partida, atraindo a atenção dos inimigos e até mesmo aumentando os pontos ganhos, ampliando o alcance no mapa.

pizza possum cooperativo
Captura de tela: Mateus Pereira

No entanto, essa experiência cooperativa está restrita ao jogo local, sem disponibilidade online. Isso significa que você precisa de um parceiro disposto a jogar com você presencialmente, além, claro, de dois controles. Embora essa abordagem nos faça lembrar dos jogos clássicos e preserve um aspecto valioso que muitas vezes é negligenciado nos jogos modernos, a adição de um modo cooperativo online seria interessante e prolongaria a experiência de jogo.

Veredito

Pizza Possum é um jogo recheado de alma e conceitos bem executados. Embora peque em repetição e falta de profundidade, suas mecânicas bem polidas e seu envolvente modo cooperativo cativam facilmente, tornando fácil passar várias horas imerso na diversão sem perceber o tempo passar.

22
Esta Análise foi feita com uma cópia de Pizza Possum cedida gentilmente pela Raw Fury.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: