Análise | Pokémon Legends: Arceus

Pokémon Legends: Arceus é um Pokémon diferente, mas muito bom

Pokémon Legends: Arceus trouxe uma abordagem totalmente nova para a saga Pokémon, fugindo da fórmula de RPG clássica que estava adotando desde o seu primeiro jogo.

Desta vez o game aposta mais em trazer uma aventura em mundo aberto, onde o jogador pode viajar pelo mapa e encontrar Pokémons selvagens durante o percurso.

A Game Freak realmente quis trazer algo novo de Pokémon, e já posso adiantar aqui que funcionou perfeitamente, e de certa forma renova a franquia Pokémon e mostra um futuro promissor para os games da saga.

IMG 0371
Divulgação/The Pokémon Company

Muito mais que batalhar contra outros treinadores 

Um problema que os jogos anteriores da franquia tinham era que eles tinham quase sempre o mesmo enredo e mecânicas, tornando o game um tanto quanto “parado no tempo”, mesmo que a fórmula fosse muito boa e funcionasse, principalmente por conta dos Pokémons.

E aqui em Pokémon Arceus isso foi consertado com Maestria e nos mínimos detalhes, pois aqui além de termos uma história melhor desenvolvida, temos também um sistema totalmente novo de captura de Pokémons e de jogabilidade como um todo, tornando a experiência de jogar o game inesquecível, assim como foi para qualquer fã jogar seu primeiro jogo de Pokémon nos moldes antigos da série.

Sem contar que agora a imersão neste mundo de monstrinhos de bolso é muito mais profunda, já que sentimos que realmente estamos livres para ir atrás de nossos Pokémons e nos tornamos verdadeiros mestres Pokémon. 

Outro fator que foi melhorado foi a interface que agora é mais intuitiva e fácil de mexer, tanto no menu do game, quanto dentro do jogo, na hora de ver seus Pokémons ou arrumar seus itens.

arceus 1
Divulgação/The Pokémon Company

Um mundo inteiro para capturar Pokémons 

O sistema de mundo aberto que foi introduzido no game funciona magnificamente bem, incentivando ao máximo os jogadores a explorarem o mapa para achar novos Pokémons.

A exploração do mapa funciona da seguinte maneira, temos um vilarejo dentro do game, que funciona como nossa base, e a partir dela conseguimos viajar para as outras cinco grandes áreas abertas do game, sendo que cada uma delas possui um ambiente próprio e tipos de Pokémons específicos, que só aparecem nestas áreas, portanto se o jogador quer ter todos os tipos de Pokémons, terá que explorar todas as áreas atrás desses Pokémons.

Uma nova mecânica que me chamou bastante a atenção foi a possibilidade do jogador se esgueirar no mato alto para se aproximar do Pokémon e tacar a pokebola nele e tentar capturá-lo, me lembrou a primeira tentativa de captura de Ash, onde ele apenas arremessa a pokébola em um Pidgey na esperança de capturá-lo. Mas além desse modo um tanto quanto não convencional, temos a alternativa de enfraquecê-los tornando a captura mais fácil, assim como também atraí-los com comidas ou arremessar bombas de fumaças, que também facilitam a captura.

Mas além disso, essa nova mecânica de exploração faz com que o jogador se sinta parte deste mundo.

Pokemon Legends Arceus Ruins
Divulgação/The Pokémon Company

Uma história longe de PALLET

O jogo é ambientado na cidade de Sinnoh, uma região que mostra traços parecidos com o Japão da época Feudal, com diversas regiões rurais e muitas fazendas, o local ideal para uma aventura Pokémon, eu diria.

Em em relação a história, logo no começo do jogo o protagonista chega de maneira inesperada a Hisui e é encontrado pelo Professor Laventon, esse que nos auxiliará durante o início do game, e um pouco adiante na história nosso protagonista se une a Galaxy Team, uma organização responsável pela paz no vilarejo de Hisui E logo no início é mostrado que o protagonista recebe comida e abrigo e em troca de ter que trabalhar Survey Corps, que estudam e capturam todos os Pokémons.

E só com essa premissa inicial você pode pensar que a história não será muito desenvolvida, e é aí que você se engana, pois em Hisui os Pokémons não são fofos e agradáveis e sim vistos como animais selvagens e agressivos, e cabe ao nosso protagonista coletar todos os dados necessários sobre cada Pokémons para que assim os humanos conheçam todos os tipos de Pokémons que existem na terra.

arceus 2
Divulgação/The Pokémon Company

Não esqueça da Pokédex durante a aventura  

Em Pokémon Legends: Arceus, mais do que nunca a Pokédex é importante, pois como nosso principal objetivo dentro do jogo é coletar informações dos Pokémon, é na Pokédex que todo esse conhecimento fica armazenado.

Isso também incentiva o jogador a sempre buscar completar a Pokédex, e isso não é uma atividade nada fácil, uma vez que para completar você deve capturar o mesmo Pokémon diversas vez, de maneiras diferentes, coletar diferentes informações de uma mesmo Pokémon, e isso pode ser um pouco cansativo, mas se você for do tipo que gosta de ver tudo do game, terá que fazer isso para completá-lo totalmente.

pokemon legends arceus en
Divulgação/The Pokémon Company

Mais tempo observando a paisagem, do que capturando Pokémons

O game traz uma ambientação magnífica, com inúmeras paisagens e locais belíssimos, e isso mesmo com os gráficos do game sendo mais cartunizados conseguem ter um visual lindo onde é bonito de se observar. E tudo isso é intensificado pelo fato de ficarmos horas e horas explorando os mundo aberto, a procura de novos Pokémons.

Mas não é só as paisagens do game que são bonitas, seus gráficos como um todo é muito bonito e agradável.

aeceus 3
Divulgação/The Pokémon Company

 Novos sistemas de batalha

O sistema de batalha do game, mudou muito em relação aos jogos anteriores, agora tudo acontece em tempo real, não entramos em uma tela para batalhar com certos Pokémons, a luta acontece e o jogador só é responsável por dar comandos para seu Pokémon enquanto vê a batalha.

E isso faz com que a batalha transcorra de forma mais natural, passando um olhar de realismo muito maior, porque você realmente está vendo a batalha acontecer na sua frente, e isso é muito legal.

Algumas dinâmicas de combate também foram modificadas, por exemplo, agora o Pokémon adversário ou até mesmo o seu não dormem com ataques que antes causavam esse efeito, agora o Pokémon fica sonolento, adicionando efeitos parecidos com o de dormir nos jogos anteriores.

Mas no geral as mudanças são bem significativas, mas não ao ponto de ser muito difícil de se adaptar a esse novo sistema, na verdade é até fácil se acostumar com os novos controles, sendo possível pegar bem o jeito após algumas lutas. 

Pokemon Legends Arceus item batalhas 1
Divulgação/The Pokémon Company

Um recomeço para a franquia Pokémon (Conclusão)

Pokémon Legends: Arceus traz todos os elementos amados de Pokémon, mas com uma nova abordagem, que funciona muito bem e é prazeroso de jogar. Então esse novo game da franquia traz um refresco para a saga como um todo, renovando todo o molde gessado que anteriormente era usada, o que torna esse jogo ainda mais maravilhoso.

Screenshot 10
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Nintendo Brasil

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: