Análise | Prince of Persia: The Lost Crown

Prince-Of-Persia-The-Lost-Crown-000010

Prince of Persia The Lost Crown é o primeiro game da Ubisoft em 2024 e, após 14 anos adormecida na areia do tempo, a franquia retorna em uma aventura 2D metroidvania, prometendo trazer uma jornada repleta de mistérios e segredos. Será que fomos agraciados?

Prince Of Persia The Lost Crown 002

7 Guerreiros protegendo a Pérsia

Em Prince of Persia The Lost Crown, controlamos o personagem Sargon, um dos integrantes dos Imortais. Sargon é um guerreiro inteligente e corajoso, e sua capacidade de lutar com duas espadas fez o personagem entrar no grupo mais poderoso da Pérsia, conhecido como Imortais. São sete poderosos guerreiros e guerreiras determinados a proteger o território de qualquer tipo de ameaça.

Os Imortais são capazes de usar uma força poderosa chamada Athra. Essa energia sagrada que queima em todo ser vivo capacita os guerreiros a desempenharem poderes únicos e aprimorados para proteger Pérsia. Após o sequestro do príncipe Ghassan, Sargon e os Imortais partem para o Monte Qaf, um local sobrenatural e amaldiçoado, em que o tempo passa de forma diferente para cada pessoa.

A história de Prince of Persia The Lost Crown é cheia de reviravoltas e vamos descobrir as verdadeiras intenções por trás desse sequestro.

Prince Of Persia The Lost Crown 014

Sargon é um guerreiro forte e habilidoso 

A gameplay do Prince Of Persia The Lost Crown é muito prazerosa e divertida de jogar. Sargon é um personagem rápido, tanto para os combates quanto para solucionar os puzzles espalhados nos mapas.

Durante o combate, Sargon pode usar ataques comuns, dash para desviar dos ataques e até usar parry para repelir golpes, deixando o adversário com a guarda aberta para causar mais danos. É necessário descobrir o melhor momento de atacar, pois alguns inimigos possuem ataques poderosos e ficam com a aura vermelha. Neste momento, não é possível usar o parry, e você pode sofrer bastante dano. A minha dica é treinar bastante as técnicas do Sargon e combos com Artaban. Quando ganhar novos poderes, vá até ele para descobrir formas de usá-los.

Prince Of Persia The Lost Crown 006

Sargon, além das técnicas de combates, pode executar um especial com a força Athra, através de uma barra que fica abaixo do lado direito, que é preenchida à medida que atacamos os inimigos, possibilitando ao personagem desferir um golpe devastador que causa um dano maior ou derruba vários adversários ao mesmo tempo.

Por fim, o nosso personagem possui uma barra de vida que fica no canto superior esquerdo e que pode ser recuperada através de frascos de cura ou cristais que são dropados por inimigos derrotados, o que acontece raramente. Os frascos e a vida recuperam-se quando chegamos a um ponto seguro do mapa com árvores Wak-Wak, que permitem salvar, recuperar os acessórios e equipar amuletos.

Prince Of Persia The Lost Crown 008

Os amuletos fazem total diferença na aventura em Monte Qaf

Os amuletos de Sargon fazem total diferença em nossa jornada. Eles são encontrados e adquiridos de diversas maneiras, sendo possível adquiri-los com um chefe no mapa, cumprindo uma missão especial ou até mesmo comprá-los.

Começamos a jornada com três slots de amuletos que podem ser aumentados. Dependendo do recurso do amuleto, ele exigirá uma quantidade maior de slots. Escolha sabiamente os que mais se adequam à sua jornada. As habilidades adquiridas variam entre aumentar o dano causado por combos, aumentar os ganhos de cristais e emitir sons em locais secretos no mapa. A Ubisoft acertou muito nesse recurso do jogo e nos faz querer ir atrás de novas possibilidades. 

Prince Of Persia The Lost Crown 012

Mapa enorme para ser explorado

Prince of Persia: The Lost Crown possui um mapa enorme para ser explorado. Os mapas variam entre cidade, floresta e esgoto. Cada local contém suas próprias criaturas e seus desafios a serem vencidos. A variedade de inimigos do jogo é impressionante e mostra o carinho e a dedicação que o estúdio teve com o game.

Por ser um jogo metroidvania, muitos locais do mapa escondem segredos que só podem ser alcançados com novas habilidades adquiridas no decorrer da aventura. Caso chegue em um local em que não consiga avançar, é possível usar o Memory Shard, um olho azul que “printa” o local e deixa marcado no mapa, para que assim que você ganhar um novo poder, possa verificar se ele é capaz de solucionar. Os Memory Shards podem ser aumentados no decorrer do jogo, ou se preferir, pode removê-los dos locais que já avançou.

Prince Of Persia The Lost Crown 013

Esse recurso é muito bom para quem gosta de fazer 100% no jogo e foi uma ótima adição em games metroidvania. Em outros games, facilmente esqueceríamos os locais e nos forçaria a explorar novamente o mapa para lembrarmos o ponto. Você também pode marcar o mapa de outras formas como tesouros, inimigos, sem o uso do Memory Shard. Ótimo para lembrar das missões secundárias do jogo.

Em Prince of Persia: The Lost Crown, além das missões principais, é possível realizar missões extras que podem render novos amuletos e habilidades. As missões são diversas, desde derrotar um chefe secreto a pegar um objeto em um cenário cheio de obstáculos. O que não faltam no jogo são desafios dignos de um guerreiro imortal.

Prince Of Persia The Lost Crown 009

Gosta de desafios? Prince of Persia: The Lost Crown é cheio de puzzles que vão mexer com a sua cabeça

Prince of Persia é uma franquia que caiu na graça do público pelos puzzles inteligentes e desafiadores. Em The Lost Crown, eles são levados a outro nível.

Os puzzles de The Lost Crown exigem muita concentração e habilidade dos jogadores. Em certos momentos do mapa, eles podem misturar mais de uma habilidade de Sargon para concluir os obstáculos. Exigindo que o jogador conheça as técnicas do personagem profundamente.

Se você se apaixonou por Prince of Persia por causa dos puzzles, The Lost Crown não vai te decepcionar.

Prince Of Persia The Lost Crown 007

Prince of Persia: The Lost Crown é um jogo bonito?

Prince of Persia: The Lost Crown é graficamente bonito por trazer gráficos cel shading e cenários bem coloridos que combinam bem com a proposta do jogo. Os chefes são bem desenhados e enriquecem o jogo com seus ataques e especiais.

As animações de diálogos deixam um pouco a desejar, pois mostram apenas a imagem do personagem que está falando, com os bonecos atrás sem movimentos. Isso tira a imersão do jogo. Apesar disso, Prince of Persia: The Lost Crown é um dos metroidvanias mais bonitos do mercado.

Prince Of Persia The Lost Crown 001

Acessibilidade em Prince of Persia

A Ubisoft vem se mostrando uma empresa acolhedora para todos os jogadores que querem jogar seus games. Em The Lost Crown, vários recursos de acessibilidade foram adicionados ao jogo. Como a possibilidade de escolher até 12 idiomas, inclusive o português do Brasil, o estilo de legenda e tamanho. Felizmente, o jogo não conta com dublagem em português do Brasil, apenas em inglês, espanhol, alemão e farsi (língua original dos persas).

Outras acessibilidades do Prince of Persia permitem mostrar todas as localizações secretas do mapa, como tesouros, missões extras e personagens, liberando a mente do jogador para se concentrar na história. Esse recurso pode ser ativado a qualquer momento.

Prince Of Persia The Lost Crown 015

Há também uma assistente de plataforma, que permite o jogador pular os desafios e obstáculos de plataforma do jogo e ir direto para o final. E, por último, é possível customizar seu jogo, escolhendo entre 4 níveis de dificuldades básicas ou selecionar, de acordo com a sua preferência, o nível de ataque dos inimigos, parry, medidor da Athra e muito mais.

Prince of Persia: The Lost Crown abre o ano de 2024 com tudo!

Prince of Persia: The Lost Crown é um jogo que me conquistou e mostrou que a escolha de fazer um jogo em 2D foi um grande acerto da Ubisoft. A jornada de Sargon em um mapa cheio de mistérios e desafios é viciante e mal vemos as horas passarem. Se você gosta de jogos Metroidvania, The Lost Crown é um prato cheio do gênero.

A Ubisoft iniciou 2024 com um jogo muito poderoso e cheio de recursos, mostrando que o nível da qualidade dos jogos vem subindo, colocando facilmente o estúdio como um dos melhores da atualidade. Prince of Persia: The Lost Crown é um dos melhores jogos da franquia e é tão bom ver ela retornar com um jogo divertido!

Prince of persia nota

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: