Raji: An Ancient Epic é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Nodding Head Games, um pequeno estúdio indiano. Surpreendentemente, o primeiro projeto da equipe traz consigo o misticismo da Índia, sendo um dos poucos jogos que exploram esta temática no mercado. Esta análise foi feita graças a um código de PS4 enviado da assessoria que cobre o estúdio.
A História de Raji
Raji conta a história de dois irmãos que trabalham em um circo. Raji é uma acrobata e seu irmão Golu conta histórias através de fantoches. De repente, em uma história sobre demônios antigos, Golu acaba sendo sequestrado pelos seres malignos, dando início a épica jornada de Raji.
Apesar de ser um clichê, a narrativa funciona bem. A garota acrobata recebe poderes especiais dos Deuses com a finalidade de por um fim na ameaça dos demônios. Seus feitos são narrados por dois Deuses e os acontecimentos são apresentados em forma de fantoche, concedendo um ar artístico interessantíssimo para a obra.
Inegavelmente, o projeto foi feito com muita paixão, apresentando diversos elementos de uma das culturas mais ricas do mundo, mas que segue sendo pouco explorada nos principais meios de entretenimento.
A Jogabilidade de Raji
Pense em um Prince of Persia meio cartoonesco e em 2D. Isso define bem como Raji funciona. A estruturação do mundo se assemelha a fases. O jogo flui bem e o nível de dificuldade é bem tranquilo. Até os puzzles não demandam muito raciocínio por parte de quem joga.
Certamente alguns elementos de RPG não poderiam faltar. A sensação de progressão é obtida através de uma árvore de habilidades. Como o escopo do jogo é pequeno, estas opções são um tanto limitadas. Não espere por muita customização no que diz respeito ao combate.
A variedade de golpes também não é a das maiores, no entanto, o jogo oferece opções o suficiente pra que não se torne repetitivo. Dá pra lançar golpes fracos, fortes, jogar lanças e por aí vai.
A Ambientação
Como mencionei mais acima, a ambientação reflete a cultura e o misticismo da Índia. Os cenários são deslumbrantes e apresentam palácios, estátuas, cidades e por aí vai. Andar no mundo de Raji realmente passa a sensação de que estamos caminhando numa versão antiga do país.
A imersão é aprimorada graças a uma trilha sonora e efeitos de sons extremamente competentes que transportam o jogador para este mundo incrível criado pela Nodding Head Games.
Vale a Pena?
Raji: An Ancient Epic é um jogo indie muito competente que cumpre bem seu propósito. Apesar de não reinventar a roda em seus sistemas, o projeto coloca em evidência uma cultura rica que merece ser apresentada e divulgada ainda mais no entretendo. Embora o jogo seja curto e tenha suas limitações, os fãs do gênero de ação e aventura certamente vão se deliciar neste mundo singular.