Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão faz videogame parecer magia!
Demorou, mas Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão finalmente chegou aos computadores. O título seguiu o mesmo caminho que outros títulos de sucesso da Sony e agora pode ser aproveitado por fãs de outra plataforma, inclusive aqueles que possuem um Steam Deck, o console portátil da Valve.
Nesta análise, vamos relembrar um pouco da mágica aventura de Ratchet e seus amigos que agora podem viajar por dimensões. Além disso, abordaremos também um pouco da parte técnica e desempenho do jogo no PC.
Antes de mais nada, minha máquina é equipada com uma GTX 3060 e o jogo foi executado no SSD, o que é uma das recomendações da empresa japonesa.
Parem o Dr. Nefarious!
O que era para ser um presente de Clank para Ratchet acaba caindo nas mãos ardilosas do Dr. Nefarious. O tal presente? Uma ferramenta capaz de criar fendas temporais, onde é possível viajar por diversas dimensões.
Com toda essa bagunça no tempo, a dupla acaba virando um trio. Rivet é também uma lombax que luta contra as forças do império e acaba unindo forças com Ratchet e Clank para acabarem com os planos maléficos do Dr. Nefarious – sua maldade ultrapassa dimensões!
Jogabilidade dinâmica e prazerosa
As mudanças dimensionais são uma das características mais marcantes de Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão. Elas são usadas para transporte, combate e exploração.
Para se locomover pelos cenários, os jogadores podem usar as fendas para viajar instantaneamente de um lugar para outro. Essas fendas misteriosas também escondem colecionáveis, como sucatas, a moeda do jogo, além de raritánio, usado para aprimorar suas armas.
Dentro do jogo encontramos nove planetas diferentes, cada um com características únicas, mas todos lindos e cheios de contraste. Além das missões principais e secundárias, os cenários também abrigam itens que podem ser usados para criar armas. E por falar nelas, há uma variedade bem interessante, da tradicional pistola de Ratchet à uma arma capaz de transformar os inimigos em pixel. É possível adquirir novas armas com a charmosa Sra. Zurkon, usando como moeda a sucata obtida pelo mapa e também derrotando inimigos.
O arsenal de Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão está repleto de armas criativas e poderosas. Cada arma pode ser atualizada até o Nível 5, e, ao atingir o nível máximo, os disparos são alterados, se tornando ainda mais poderosos. Cada arma também tem uma árvore de habilidades, onde é possível upar aspectos como a velocidade de disparo, por exemplo. Para os fãs de longa data, as armas Ômega também estão de volta, e podem ser obtidas no New Game +.
Já os trajes dos personagens são 100% estéticos, não existem armaduras que trazem benefícios. Explorar o mapa pode render além de mais XP e recursos, novos visuais para Ratchet e Rivet.
Vale mencionar que armas e equipamentos em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão são compartilhados entre os dois personagens.
Um dos jogos mais lindos de todos os tempos
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão tem uma beleza incomparável. Os nove mundos do jogo têm características únicas e certamente você se pegará dando uma pausa na jogatina para admirar o mapa.
Além disso, é preciso mencionar que o seu Modo Foto que vai agradar até os mais exigentes fotógrafos gamers. São diversas opções de filtros, ângulos e muito mais.
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão de fato nos faz viajar por dimensões sem sair da cadeira. Seu gameplay é gostoso e a beleza dos cenários traz uma dose de imersão generosa. A Insomniac Games conseguiu criar uma obra-prima dos jogos eletrônicos.
O que vem depois do fim?
Inegavelmente, o fator replay é algo cada vez mais importante nos jogos, que estão cada vez mais caros e oferecendo DLCs e conteúdo adicional pago. A boa notícia é que existe uma boa motivação para jogar Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão uma segunda vez. Isso porque o jogo possui um modo NG+, com armas inéditas e as variações Ômega.
Além disso, o rerun é necessário para os jogadores que desejam coletar todas as conquistas do jogo na Steam.
Desempenho e Gráficos
Segundo os requisitos oficiais para rodar o jogo, é preciso no mínimo uma configuração com: Intel Core i3-8100 ou AMD Ryzen 3 3100, GeForce GTX 960 ou Radeon RX 470, 8 GB de Ram. Além disso, é recomendado que o game seja executado em um SSD (78 GB).
Por outro, a configuração recomendada requer um processador Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 5 3600, GPU GeForce RTX 2060 ou Radeon RX 5700, RAM: 16 GB e Armazenamento: 78 GB (SSD!).
Mesmo com uma máquina que atende os requisitos recomendados, tive leves problemas com sua performance. Travamentos, sobretudo nas cutscenes, deram o ar da ‘desgraça’, mas, no geral, consegui rodar o jogo numa boa com predefinição alta e Ray Tracing ativo. Ao tentar a predefinição “Muito Alta”, os travamentos se tornaram mais frequentes.
Por fim, vale ressaltar a quantidade incrível de configurações para que o jogador extraia o máximo de performance possível, levando em conta a configuração de sua máquina.
Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão vale a pena?
Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão é uma experiência mágica. É o tipo de jogo que nos tira sorrisos e nos faz perguntar “uau, isso é um jogo de videogame?”. Ratchet e sua turma são carismáticos e o gameplay renderá horas de diversão. O New Game + trará uma dose extra de desafios e armas inéditas.
Quanto ao port para PC, é preciso mencionar que é preciso alguns ajustes. Durante minha jornada tive que lidar com alguns travamentos, principalmente durante as cutscenes. Porém, não foi nada que comprometesse minha experiência de maneira geral com o game.