Pesquisar

Análise | RIDE 5

RIDE 5

RIDE 5 – Sinta a emoção de competir em alta velocidade sobre Duas Rodas

Lançada em março de 2015 e desenvolvido pela Milestone S.r.l., a franquia RIDE chegou ao mundo dos games com a promessa de ser um simulador de games que proporcionaria aos jogadores o máximo de experiência e emoção que um jogo de corrida pode oferecer.

Com o passar dos anos e com a evolução dos consoles e dos games, os simuladores de corrida foram se tornando cada mais realista e dificultando ainda mais a jogabilidade do game, seja para os novatos ou veteranos desse genero de jogo.

O elemento X de RIDE 5 – Porquê ele é atrativo?

O grande atrativo da franquia “RIDE” é a sua habilidade em oferecer uma simulação realista de pilotagem de motos, combinada com uma ampla variedade de modelos de motocicletas das mais prestigiadas marcas do mercado. Com gráficos impressionantes e uma física de condução extremamente precisa, os jogadores são transportados para uma jornada onde podem experimentar a adrenalina das pistas de corrida tudo isso a partir da perspectiva de uma mega moto de corrida.

Dito isso, para os que desconhecem a franquia RIDE, Gran Turismo e Fórmula 1 está para simulação de corrida de carros, bem como RIDE está para simulação de corrida de motos. A mecânica desse novo título da franquia é tão surreal que os gráficos e recursos tornam o game tão realista que o jogador consegue sentir quase a verdadeira sensação de pilotar uma moto de alta cilindrada.

RIDE 5
Captura – Leonardo Cardoso.

Cada moto possui um comportamento diferente, seja com seu design ou características específicas, proporcionando uma experiência de pilotagem autêntica. O peso, a aerodinâmica e a suspensão são levados em consideração, fazendo com que os jogadores sintam cada curva, aceleração e frenagem como se estivessem realmente no comando, e isso eu posso lhes dizer com veracidade, pois, nunca havia jogado RIDE e quando fui jogar, o que mais senti foi o peso da moto, seja no momento de frenagem e tentar fazer a curva ou tentar fazer uma curva em alta velocidade, o peso da moto torna o game tão difícil que acaba sendo um grande atrativo dele.

A jogabilidade de RIDE 5, mesmo no Easy é difícil.

RIDE 5
Análise | RIDE 5 7

Por se tratar de um simulador de corrida de moto, o game apresenta um desafio único, em grande parte devido à complexidade inerente das motocicletas em comparação com os carros, pois, como venho dizendo, as sensações de jogabilidade e o felling em si dos jogadores são extremamente diferentes quando jogamos RIDE e Fórmula 1. Com a necessidade de gerenciar freios dianteiros e traseiros, juntamente com o deslocamento do peso do piloto durante as curvas, esses jogos requerem uma consideração muito mais profunda do que aqueles centrados em veículos com quatro rodas.

Com controles deslizantes para frenagem, aceleração e curvas, o jogo oferece a capacidade de ajustar o nível de assistência, concedendo aos jogadores maior ou menor controle sobre suas motos. Acredite, como piloto iniciante, essa ajuda é fundamental, existem uma variedade de assistências que facilita a entrada dos novatos, mas, ainda si, não se enganem achando que por estar no Easy, o game estará fácil, pois, os NPCS se você bobear, eles vão te passar o rodo e você cairá na pista e ficará em último lugar facilmente, mas, isso pode não ser um problema para um jogador experiente.

RIDE 5 0001
Análise | RIDE 5 8

O processo de seleção das configurações de assistência no RIDE 5 merece atenção. Embora você possa escolher suas configurações antes mesmo de acessar o menu principal, esteja ciente de que uma vez iniciada a corrida, as opções definidas não podem ser alteradas durante o evento. A única maneira de ajustá-las é recomeçar do zero.

Gráficos e Trilha Sonora

RIDE 5
Análise | RIDE 5 9

A série RIDE no passado foi bastante elogiada por sua apresentação mega realista, e esse novo título da franquia não é diferente. Construído especificamente apenas para consoles de nova geração, é claro que a potência desses novos consoles está sendo usada e muito bem usada por sinal.

Já na primeira corrida, os jogadores já podem ter um vislumbre dos visuais impressionantes que são realçados com detalhes impressionantes nas motos e nos ambientes. Cada centímetro dos circuitos fora recriado com precisão. Os reflexos do sol nas poças de água, ou até mesmo os raios solares pegando na viseira do capacete, até as texturas detalhadas do asfalto ou as mudanças climáticas dinâmicas adicionam um nível extra de imersão, fazendo com que cada corrida seja uma experiência única.

Os gráficos de RIDE 5 fazem jus à frase de que os jogos são considerados como a 10ª forma de arte do mundo. Seus gráficos tornam o jogo tão realista, que falta apenas um macacão com sensores para que os jogadores sintam por completo a experiência da simulação. Não há palavras para descrever quão bem desenvolvido é esse jogo.

Aliado aos gráficos realista, ss efeitos sonoros de Ride 5 se destacam e se harmonizam perfeitamente com todos os outros elementos do game, pois, criam a sensação de realismo e imersão sem comparação em um jogo de simulação de moto.

Em meio à algumas pesquisas, descobri que o som das motos foram retirados de gravações reais, onde cada moto possui seu som característico, e isso é extremamente surreal, pois, demonstra o nível de zelo que os desenvolvedores tiveram para entregar um game tão bem feito como esse.

Modo Carreira e Online

RIDE 5 0002
Análise | RIDE 5 10

O modo carreira de RIDE 5 representa um avanço significativo em relação ao seu predecessor, sendo dividido em quatro capítulos, onde fora introduzido um novo modo chamado Tour, proporcionando aos jogadores uma experiência diversificada com várias classes de motos e tipos de corridas, incluindo campeonatos, corridas contra-relógio, corridas individuais e desafiadoras corridas de resistência.

O início das corridas é possível ver os pilotos correndo em direção às suas máquinas, e a gestão do nível de combustível e do desgaste dos pneus desempenha um papel crucial na estratégia de pit stop durante as corridas de resistência. Além disso, a conclusão de cada ato desbloqueia um nível adicional de eventos conhecido como “Desafios Ilimitados”. Esses eventos opcionais oferecem desafios mais intensos, mas também recompensam os jogadores com prêmios mais substanciais.

Por fim, com mais de 200 eventos disponíveis, a carreira de RIDE 5 é notavelmente abrangente e proporciona horas de entretenimento. Além disso, o toque de luxo à medida que você progride na carreira, incluindo melhorias na garagem e sua moto, é um detalhe que enriquece a sensação de progressão no jogo.

Além do modo carreira, RIDE 5 não se limita apenas à experiência solo. O modo multijogador online oferece competições emocionantes contra outros pilotos em todo o mundo. A competição é feroz, e a habilidade em pilotagem é recompensada, tornando cada corrida uma batalha épica pela supremacia nas duas rodas, mas, não vá achando que as corridas serão fáceis, pois, como você estará competindo com outros jogadores do mundo, você corre o risco de competir contra um veterano que certamente competirá sorrindo.

Vale a pena jogar RIDE 5?

RIDE 5 certamente é uma obra de arte do gênero de simulação de motos. Com sua impressionante atenção aos detalhes, física de condução realista e uma variedade de modos de jogo, o game oferece uma experiência completa para todos os entusiastas de motos e fãs de corridas.

Prepare-se para sentir a adrenalina e viver a emoção das corridas de moto em RIDE 5. Portanto, se pergunta, ainda surgir depois de tudo isso dito acima, se o game vale a pena ser jogado, a resposta é que sim, RIDE 5 é um baita jogo e garantirá diversas horas de gameplay.

PHOTO 2023 09 02 15 15 34
Análise | RIDE 5 11

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: