Desde o lançamento do primeiro jogo da franquia, Saints Row passou por diversos aprimoramentos, correções e inúmeras loucuras que aconteceram no decorrer da história da franquia.
Nessa linha, com o lançamento chegando do novo game da franquia, fica evidente que se trata de um reboot da franquia, pois, nele a desenvolvedora afastou um pouco das loucuras que eram consideradas “exageradas” e trouxe um game um pouco mais realista.

Sendo assim, considerando os games anteriores, posso dizer que o novo título é deveras inovador, divertido e mais polido do que os seus antecessores.
Dessa forma, o game se passa na cidade de Santo Ileso, uma cidade totalmente originária e fictícia no localizada no sudoeste americano. Tendo, nove distritos únicos para explorar e dominar, além de uma grande área desértica ao seu redor para explorar de carro, wingsuit, moto e helicóptero.
Dessa forma, um fato interessante é que Santo Ileso foi descrito pela Volition, desenvolvedora, como o “maior e melhor mapa” já criado na série, então preparem-se para se perderem horas a fio na exploração do mapa total.

A História de Saints Row
Como dito anteriormente, o game se passa na cidade de Santo Ileso onde, está sob o controle de três facções, com as quais nós competimos pelo controle de cada distrito, sendo elas:
- The Idols: Uma gangue de anarquistas que controlam a vida noturna de Santo Ileso e domina o território Monte Vista;
- Los Panteros: Gangue focada em veículos, corridas de rua e outras atividades ilícitas que controla Rancho Provedencia;
- Marshall Defense Industries: Corporação militar privada internacional que usa armas e tecnologia avançada para manter a ordem e controle de Lakeshore;
- E temos também a polícia do game que não é tão atuante, se desconsiderarmos uma missão ou outra que ela participa, a polícia quase não influência no game.
Do mesmo modo, assumimos o papel do Líder dos Saints, intitulado como The Boss, um ex-membro da Marshall que reúne outros para alcançarem o sucesso. E para fazer isso, The Boss conta com o suporte de Neenah, a mecânica e motorista da equipe, Kevin um DJ e cozinheiro que surpreende no decorrer da história e temos o carismático Eli que praticamente é o “cérebro da equipe”, ele que arquiteta tudo.

Dito isso, a história vai se desenrolando de uma forma muito interessante e intrigante, pois, faz com o que o jogador queira descobrir o que acontecerá em seguida, como eles irão construir o império, como as fações serão combatidas e de que forma isso acontecerá.
Pois bem, para não dar muitos spoilers, posso dizer que a medida que você vai progredindo, seja na história principal ou nas missões secundárias, cada missão será amplamente recompensadora, seja com dinheiro e Xp, seja com carros, ou com referências divertidíssimas.
Trilha Sonora e Mapa
Em segundo lugar, devo dizer que dirigir em Santo Ileso é ainda mais agradável graças as estações de rádio.
Dessa forma, considerando o fato do game se passar em uma cidade que há grande variedade de etnias, certamente há uma variedade de músicas para ouvir, tendo um grande foco em artistas e músicas espanholas e mexicanas.
No entanto, não se desesperem, temos também pop clássico, rock, country, clássicas e muitas outras, sem contar com a opção de montar sua própria playlist pelo celular do personagem.
Sendo assim, aqui temos um pouco das estações de rádio Saints Row que estão no jogo:
- Dos Ochos – música clássica espanhola e mexicana
- Rádio Pública Santo – Orquestral clássica
- Rádio Tumbleweed – Country
- A cifra – Rap
- Route Overdrive – Rock Clássico
- El Latido – Pop espanhola
- Nuclear Blast – Rock metal pesado
Não obstante, vamos agora ao mapa do game, Santo Ileso e suas redondezas são consideráveis grandes, pois, podemos transitar tanto no deserto, tanto nos distritos, seja por meio de veículos, motos, hoverboard, helicóptero, motos voadoras, voando, correndo, enfim, são diversas opções de locomoção que tornam o game interessante.

Outro tópico que não posso deixar passar são as referências de outros filmes como por exemplo de volta para o futuro e temos até personagens vestidos no estilo de Mad Max, mas isso, deixarei para vocês descobrirem nas quests.
Saints Row – Customização
A franquia é conhecida por suas customizações, seja do personagem, das armas, dos veículos.
Aliás, nesse novo jogo, temos tudo isso com um pouco mais refinamento e otimização, pois, podemos mexer em tudo dos carros, como por exemplo, colocar um motor pra fora do capô, escapamento nas laterais, colocar habilidades exclusivas de cada veiculo que debloqueamos ao concluir cada desafio.

Por conseguinte, o game se destacou bastante antes de seu lançamento com as infinitas possibilidades de customização do nosso personagem e dentro dele, podemos modificar tudo, seja do cabelo até a estrutura corporal.
Por fim, deixem sua criatividade e imaginação fluírem, e caso de errado, você pode baixar qualquer personagem criado e compartilhado por seus criadores, bastando apenas ter dinheiro que você consegue com missões para comprar a sua escolha.
Vilões
Em terceiro lugar, devo dizer que os vilões desse jogo, de certa forma são peculiares, pois, você terá raiva de alguns e outros te darão muito mais raiva pelo trabalho que será para acabar com eles.

Por fim, cada vilão de cada facção terá sua forma peculiar de ser confrontado, e posso lhes garantir que serão momentos deliciosos, pois, o que esses malfeitores fazem durante a história o que aconteceu com alguns foi pouco.
Saints Row Vale a pena?
O game além de ser viciante, é um grande feito da franquia, que merece também a atenção dos fãs, pois, nesse novo capítulo, temos um jogo mais refinado, fluido, com gráficos e jogabilidade sensacionais e um enredo totalmente intrigante e surpreendente com legendas totalmente em português.
Sendo assim, Saints Row vale a pena sim ser jogado em todas as plataformas disponíveis, sendo elas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One e PC.
