Análises Destaque Games

Análise | Star Wars – Jedi Fallen Order

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Star Wars Jedi Fallen Order

Como todo gamer, trabalhando em regime de home office, disponho de algumas horinhas extra por dia, resolvi mergulhar de cabeça nos lançamentos que estavam acumulando poeira na estante para aliviar as tensões desses dias atípicos, vocês haverão de convir, que nada melhor que um bom RPG para te transportar por dezenas de horas à um mundo sem a sombra do COVID-19.

Então é isso meus amigos, por que não começar com um dos mundos mais icônicos de todos? Vamos analisar Star Wars Jedi The Fallen Order! Lançado em meados de novembro de 2019 para Playstation 4, Xbox One e PC, trata-se de um RPG de ação e aventura que mescla elementos de Dark Souls e jogos como Uncharted e Tomb Raider.

O RETORNO DE JEDI

O enredo está ambientado 5 anos após O Ataque dos Clones, onde após a execução da Ordem 66 o Império busca erradicar todos os Jedi. Você vai acompanhar a jornada de Cal Kestis um padawan fugitivo que precisa lutar diariamente pela sua sobrevivência em uma jornada que poderá mudar os rumos da sua vida, e de todas as crianças sensitivas à Força na galáxia.

Acompanhado por complexos a cativantes companheiros de viagem, você precisará seguir os passos de um antigo Mestre Jedi em busca do artefato que armazena a localização das crianças sensitivas à força. Essa jornada te levará a explorar os mistérios de civilizações a muito extintas, na esperança de reerguer a Ordem Jedi.

Star Wars Jedi Fallen Order

Star Wars Jedi Fallen Order entrega uma história excelente, com desenvolvimento de personagem exemplar, além recheada de ação e aventura fazendo justiça aos filmes e livros que marcaram a franquia, e se você pensa que essa jornada do herói vai ser fácil, se engana, cada um dos seus passos vai ser acompanhado de perto pelos famigerados inquisidores, usuários da força que foram corrompidos pelo império através de torturas inomináveis, além dos icônicos storm troopers.

 

Aqui é o Mestre Obi-Wan Kenobi. Sinto informar que tanto a Ordem Jedi quanto a República sucumbiram, e que as forças sombrias do Império tomaram o seu lugar. Esta mensagem é um aviso e uma lembrança a qualquer Jedi sobrevivente: Confie na Força.

 

Star Wars – Jedi Fallen Order

O IMPÉRIO CONTRA ATACA

E como o jogo funciona? Pois bem, como dito anteriormente trata-se de um RPG de ação com foco na exploração e combate. Você vai gradualmente ser apresentado a diversos movimentos que aumentaram em complexidade conforme avança no jogo. Mas vamos por partes.

Cal é um padawan exilado, com um controle limitado da força. Você poderá andar, correr, saltar obstáculos, atacar e defender com um sabre de luz, além de utilizar a força nos momentos de exploração e combate, interagindo com inimigos e alguns elementos do cenário. Com a ajuda do simpático androide BD-1, hackear portas, baús, outros androides além de usar itens de cura.

Star Wars Jedi Fallen Order

Como todo bom RPG de ação, os momentos de combate são ponto alto do gameplay, e meus amigos, que incrível eles são! Conforme avança no jogo eliminando inimigos e descobrindo segredos e mistérios de uma civilização extinta, você ganhará pontos de experiência que te darão acesso a uma árvore de habilidades imensa.

Essa árvore de habilidades pode ser subdivida em três ramos principais, o uso da força, uso do sabre de luz e melhorias nos atributos físicos de Cal. Com as habilidades relacionadas ao uso direto da força você poderá reduzir a velocidade de inimigos e/ou elementos do cenário, arremessar ou desequilibrar inimigos e elementos do cenário, além de puxá-los para o raio de alcance do seu sabre de luz. As habilidades relacionadas ao uso do sabre de luz adicionaram sequências de combos e/ou ataques pesados ao seu arsenal, e as relacionadas a atributos básicos melhorarão sua barra de vida.

Star Wars Jedi Fallen Order

Por falar no sabre de luz, você vai poder personalizá-lo de diversas maneiras, conforme explora novas áreas, em baús e oficinas abandonadas encontrará diversas partes que poderão ser substituídas, sendo possível até mesmo modificar a cor do seu feixe de luz, além disso diversas personalizações para a pintura da nave, vestimentas de cal e do seu companheiro de jornada, BD-1 serão descobertas.

Os momentos de combate são excelentes, e sempre vão manter seu nível de empolgação elevadíssimo. Em 4 diferentes níveis de dificuldade, você vai enfrentar além dos storm troopers que te atacarão com armas de longo alcance e bastões energizados, soldados inquisidores especiais e animais selvagens dos mundos que explorar ao longo da jornada de Cal e é claro, chefões que vão te remeter aos encontrados em Dark Souls.

Star Wars Jedi Fallen Order

Mas nem tudo são flores, apesar de apresentar esquemas de exploração cujo avanço envolvem a resolução de puzzles similares aos observados em Uncharted e Rise of Tomb Raider, e um sistema de combate muito bem polido, no melhor estilo Souls Like, você vai se deparar com alguns bugs e pequenos travamentos ao longo da jogatina.

Caso jogo não esteja jogando no Playstation 4, delays de renderização e algumas quedas de frame rate vão ser comuns, sem falar em um tempo de loading excessivamente longo. Quando encurralado por inimigos em cantos do cenário, a câmera apresenta um comportamento errático, que te faz momentaneamente perder o controle das ações.

Star Wars Jedi Fallen Order

UMA NOVA ESPERANÇA

Com gráficos incríveis, uma trilha sonora que é uma verdadeira obra de arte, além de um level design engenhoso e um roteiro ímpar, Star Wars Jedi Fallen Order estabelece um novo marco nos jogos da saga mais amada da cultura pop.

Definitivamente é um jogo obrigatórios para os aficionados pela franquia, além de altamente recomendado para a comunidade dos viciados em Souls Like Games e jogos de ação e aventura como Uncharted e Tomb Raider.

Star Wars Jedi Fallen Order


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 28 de abril de 2020 às 15:01h.
2020-04-28 15:01:50