Pesquisar

Análise | Star Wars Jedi: Survivor

Star-Wars-Jedi-Survivor-capa-noticia

O universo Star Wars vivo nos games

Star Wars Jedi Survivor foi facilmente um dos jogos mais esperados para o primeiro semestre de 2023, principalmente por se tratar de um jogo imerso no universo de Star Wars e também por ser a continuação direta de Star Wars Jedi Fallen Order, que foi um enorme sucesso.

E agora, o game chega às lojas com a esperança de ser mais um grandioso capítulo na história de Star Wars.

Star-Wars-Jedi-Survivor-ganha-nova-gameplay-espetacular
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 11

História e Cânone da franquia

Bom, Jedi Survivor se passa 10 anos após a execução da Ordem 66, dada pelo Império Galáctico, na qual os Jedi seriam caçados e exterminados, sob a ordem dos Sith, tendo como mandantes principais o grande Darth Vader e o impiedoso Imperador Palpatine. Esses eventos são mostrados no episódio 3 dos filmes de Star Wars (Star Wars: A Vingança dos Sith), no qual acompanhamos a conversão de Anakin Skywalker de um Jedi para um Sith e a revelação de que Palpatine sempre esteve à espreita no Senado. Esse filme também dá início ao império, como vimos nos episódios 4, 5 e 6.

Com isso, indo agora para os jogos, em Fallen Order vemos Cal Kestis, um Padawan sobrevivente da Ordem 66 que, há 5 anos, vive normalmente escondendo sua origem Jedi, porém é forçado a se mostrar após ser atacado pelo Império. A partir de então, Cal passa a se aventurar para encontrar outros sobreviventes, na esperança de combater o Império e reerguer a ordem Jedi.

Star Wars Jedi Survivor 003
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 12

E em Jedi Survivor, a história avança 5 anos, agora tendo passado 10 anos desde o início do Império, que é totalmente dominante na galáxia. Cal agora age como um Jedi, ajudando os rebeldes a lutar contra o Império, ao mesmo tempo que continua sua jornada por outros Jedi na galáxia.

Porém, a essa altura, tendo se passado 10 anos, Cal começa a perder as esperanças em conseguir combater o Império, algo similar ao visto na série Obi-Wan do Disney Plus, pois ele se vê fazendo o melhor de si para derrotar o mal, mas cada vez vê ele mais forte do que antes. Mas isso começa a mudar quando Cal descobre a localização de um Mestre Jedi ancestral que pode virar o jogo para o lado dos Jedi.

Star-Wars-Jedi-Survivor-001
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 13

Jogabilidade e Uso da Força em Star Wars

Na parte da jogabilidade, o jogo é impecável, assim como em Fallen Order, com o uso do Sabre de Luz bem aproveitado, sendo possível rebater disparos, aparar golpes inimigos, golpear e até arremessar o sabre. Em Jedi Survivor foram acrescentadas mecânicas no combate chamadas de posturas, que trazem outras 2 variações de sabres novas, trazendo novos golpes e novas funcionalidades, sendo elas o sabre em duas mãos, que permite que o jogador seja muito mais ágil no combate e com uma amplitude grande para acertar os inimigos, e o sabre simples com blaster, que possibilita que o jogador, ao mesmo tempo que golpeia com o sabre, atire com o blaster, criando assim combos poderosos.

Star Wars Jedi Survivor 002
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 14

As habilidades especiais relacionadas ao uso da força também são muito bem utilizadas, como o puxão que traz o inimigo para perto e golpeia-o com um golpe fatal, e o empurrão que joga os inimigos para longe, fazendo com que ele fique atordoado por alguns segundos. Mas o destaque vai para a manipulação com a força, uma mecânica introduzida nesse jogo, que traz o clássico uso da força para controlar inimigos fracos. Essa habilidade é vista desde a trilogia clássica e geralmente funciona melhor com stormtroopers.

No geral, os movimentos se ligam entre si, criando uma base de golpes e combos única para cada jogador, sendo que cada um pode jogar do modo que mais lhe agrada.

Star Wars Jedi Survivor 004
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 15

Personagens em Star Wars Jedi: Survivor

Star Wars sempre foi popular por ter personagens memoráveis, cada um com sua personalidade única e seus pensamentos divergentes entre si. Por exemplo, Luke, Han Solo e Leia tinham cada um suas características únicas. Luke lutava pelo bem e para derrotar o império como um Jedi. Han tinha seu lado de caçador de recompensas, mas logo deixou parte dessa personalidade para se tornar um dos heróis da resistência. Leia sempre tinha aflorado seu espírito de liderança e lutava contra o império. E isso se refletiu nas demais obras de Star Wars, como na Sequência Prequel com Anakin, Obi Wan e Padmé, e na trilogia sequel com Rey, Finn, Poe e Kylo. Enfim, Star Wars sempre foi conhecido por ter excelentes personagens.

E agora, partindo para o Star Wars Survivor, essa parte é levada com maestria dentro do jogo, pois em Fallen Order somos apresentados aos personagens, sendo eles Cal Kestis, BD-1, Cere e Greez, todos partindo em uma missão a bordo da Mantis. Durante o jogo, vemos que cada um tem uma personalidade própria e um modo de agir único. Por exemplo, Cere age como líder da nave ao lado de Greez, mas podemos ver que ela esconde um passado sombrio em suas falas e ações. Já Greez é piadista, mas, ao mesmo tempo, sentimos que ele já sofreu muito.

Star Wars Jedi Survivor 005
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 16

E em Jedi Survivor, esses personagens são ainda mais desenvolvidos, com mais camadas no enredo, como por exemplo Cal, que agora está mais maduro e amargurado de todos os seus anos de luta contra o império, o que faz com que ele seja mais amargo e sério, mas sem perder seu senso de justiça e de querer fazer o bem. Greez, após sua aventura com a Mantis, resolve descansar e abrir um bar na orla exterior, para tentar fugir da vida que um dia levou de luta contra o império, mas nunca perdendo seu amor pelos seus amigos e companheiros, algo que fica claro logo no começo do jogo quando ele reencontra Cal. Cere deixa para trás seus traumas do passado e se assume como Jedi e, assim como Cal, vai em busca de uma nova esperança para acabar com o império, mantendo seu senso de liderança e de justiça, como um Jedi deve ser.

Essas nuances em torno dos personagens tornam a narrativa muito mais profunda e interessante, pois o jogador acaba se conectando com os personagens e criando um certo afeto por eles dentro da narrativa do jogo. Isso faz com que os personagens tenham mais peso e suas ações sejam mais significativas também.

Star Wars Jedi Survivor 006
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 17

Gráficos e fluidez

Na parte gráfica, o jogo é magistral, com planetas realmente únicos, cada um com sua singularidade, biomas e fauna, criando assim uma sensação de que o universo é vasto de fato. Isso é auxiliado pelos gráficos magníficos, não à toa que o jogo só foi lançado para a nova geração de consoles, visto que o PS4 e Xbox One teriam dificuldade em rodar o game, tendo em vista a sua imensidão.

Dito isso, um ponto deve ser ressaltado: o jogo, em seu lançamento, estava com grandes problemas em termos de desempenho, principalmente no PC, onde o jogo chegou a ser injogável até mesmo para jogadores que tinham uma máquina que comportava os jogos de nova geração. Na minha jogatina de mais de 25h, tive poucos problemas com relação ao desempenho no PS5, apenas em certos momentos via que o cenário estava mal renderizado, algumas quedas de frame, travamentos ocasionais, mas nada que tornasse o jogo injogável. Com certeza, isso pode afetar a experiência dos jogadores.

Star Wars Jedi Survivor 007
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 18

Além de Jedi Survivor

Pelo Cânone de Star Wars, sabemos que os próximos nove anos são de total domínio do Império, visto que a história de “Uma Nova Esperança” começa com Luke Skywalker aos 19 anos. Portanto, temos um hiato que pode ser explorado pela franquia de jogos, já que Cal, após Survivor, continua na ativa e em sua missão contra o Império.

Assim, não seria surpresa alguma se um terceiro jogo da franquia fosse anunciado, já que nos últimos anos a saga Star Wars voltou com tudo para os holofotes com as séries do Disney Plus. Com Jedi Survivor, a franquia deve permanecer em alta por um tempo ainda, e isso pode ser uma fórmula para o sucesso.

Star Wars Jedi Survivor 008
Análise | Star Wars Jedi: Survivor 19

Em termos narrativos, podemos esperar que Cal encontre, quem sabe, mais Jedis sobreviventes da Ordem 66 e, juntos, tentem reerguer a Ordem Jedi ou, quem sabe, uma célula dela para servir como refúgio para os Jedis. Vale lembrar que a Ordem 66, mesmo tendo acabado com boa parte dos Jedis, não os exterminou completamente. Existem relatos em livros de que há diversos sensitivos à Força vivos pela galáxia, e isso pode ser melhor explorado em uma possível continuação.

Vale a pena Jogar?

Star Wars Jedi Survivor é um título obrigatório para todos os fãs de Star Wars, principalmente para aqueles que sempre querem estar por dentro do Cânon da franquia. O jogo também possui ótimos personagens, uma narrativa empolgante que deixa o jogador curioso para saber o final. Tudo isso em uma galáxia de tirar o fôlego e, claro, com muito combate com sabre de luz. Pena que isso pode ser prejudicado pelo mau desempenho que o jogo está tendo no PC e ocasionalmente nos consoles, mas que deve ser resolvido em patchs futuros.

star wars notas finais
Esta Análise foi feita com uma cópia de Star Wars Jedi: Survivor cedida gentilmente pela EA

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: